Pensões terão novo aumento extraordinário até 10 euros em 2019

André Kosters / Lusa

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, acompanhado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno

Em 2019, também deverá haver um aumento extraordinário das pensões, embora essa atualização só chegue em agosto, como tem acontecido nos últimos dois anos.

Segundo o Observador, as pensões vão ter um aumento extraordinário em 2019, depois de dois anos consecutivos com aumentos semelhantes, embora a atualização só deva chegar aos contribuintes em agosto, e não em janeiro como pedem Bloco e PCP.

A medida deverá custar cerca de 100 milhões de euros ao Estado, menos que o aumento deste ano porque há menos pensionistas a não conseguirem um aumento de dez euros apenas por via da atualização automática das pensões, apurou o jornal.

De acordo com o jornal online, os partidos de esquerda têm vindo a exigir que este aumento se verifique logo a partir do início do ano, algo que o Governo não aceita devido ao impacto que teria nas contas do Orçamento do próximo ano.

No entanto, o Executivo já deu indicação de que o aumento extraordinário pode vir mesmo a acontecer, nos moldes complementares que o Bloco de Esquerda propõe, ou seja, as pensões subiriam até aos dez euros, já incluindo o valor da atualização anual.

Nas contas do Governo, a atualização extraordinária das pensões custará cerca de 145,5 milhões de euros ao Orçamento de Estado para 2018, uma conta inclui o custo do aumento extraordinário de agosto e o custo extra do aumento de 2017.

A questão ainda não está completamente fechada, havendo mais reuniões previstas entre os partidos à esquerda e o Governo para finalizar a modalidade do aumento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.