Pénis de pedra medieval encontrado na Galiza tinha violentas intenções

3

Árbore Arqueoloxía S.Coop.Galega

Com 15,24 centímetros, pedra fálica tinha propósitos sangrentos

Com 15,24 centímetros, o objeto encontrado entre outros artefactos de olaria levantou a curiosidade dos arqueólogos por uma singularidade especial — a sua forma é, claramente, fálica.

Um instrumento medieval fálico, construído em pedra, foi encontrado nas ruínas medievais espanholas da Torre de Meira, localizada em Moanha, município em Pontevedra, Galiza.

A descoberta é especialmente interessante, uma vez que o simbolismo fálico, apesar de ser constante entre os artefactos pré-históricos, é muito menos frequente na época medieval.

Depois de repararem num padrão distinto de desgaste num dos lados da pedra fálica, os arqueólogos perceberam que a mesma seria usada durante as Guerras Irmandinhas para… afiar as armas.

As escavações, lideradas pelo grupo Árbore Arqueoloxía e Restauración S. Coop. Galega, começaram há três anos e já restauraram a Torre de Meira — uma entre 130 fortalezas medievais destruídas durante as Guerras Irmandinhas, que viram os camponeses revoltarem-se contra a nobreza galega.

A Torre de Meira, destruída em 1476

Apesar de suporem o propósito do pénis de pedra, os investigadores não percebem ainda o seu significado simbólico, mas dizem que pode ter uma relação com a guerra, dada a sua proximidade da Torre de Meira.

“Materializa a associação simbólica entre a violência, as armas e a masculinidade. Uma associação que sabemos que existia na Idade Média e que está atualmente presente na nossa cultura”, afima o arqueólogo da Árbore Arqueoloxía, Darío Peña, à Hyperallergic.

Tomás Guimarães, ZAP //

3 Comments

  1. É bom quando se escreve saber um pouco da coisa.
    Os Irmandinhos não se revoltaram contra a nobreza espanhola pelo simples facto de que naquela altura a Galiza ainda era Galiza e tinha a sua própria nobreza contra a qual se levantaram os Irmandinhos. Além disso seria impossível revoltarem-se contra a nobreza espanhola pela singela razão de que ainda não existia tal. Poderia ser como muito castelhana.
    Só um apontamento mais. Espanha/Hespanha como se quiser, foi toda a península e até Portugal protestou pela sua utilização pola coroa de Castela nas mãos dos Bourbons

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.