A Península Ibérica já foi uma savana quase deserta

Marco Ansón

Ilustração da savana árida que existia há 14 milhões de anos. na zona onde, actualmente, fica Madrid.

Há 14 milhões de anos, o centro da Península Ibérica era uma savana árida e quase deserta, com períodos de seca de mais de 20 meses. Um dado avançado por um estudo da Universidade Complutense de Madrid (UCM).

Investigadores da UCM compararam os restos de mamíferos encontrados no sítio paleontológico de Somosaguas, em Madrid, com os que existem actualmente em África e na Ásia. Concluíram, assim, que na zona onde se situa actualmente Madrid havia um quase deserto, há 14 milhões de anos, durante o chamado período do Mioceno Médio.

Estas conclusões foram publicadas no jornal científico PLOS ONE, após mais de 15 anos de trabalho de campo e estudos paleontológicos dos restos de vertebrados fósseis.

A área agora ocupada por Madrid estava “nos limites entre a savana e o deserto”, explica a investigadora Iris Menéndez, do Departamento de Paleontologia da UCM, em declarações divulgadas pela entidade de ensino, em comunicado.

O centro da Península Ibérica tinha um clima tropical e muito árido, com uma estação seca que podia durar até 10 meses, esclarecem os investigadores.

Esta certeza foi obtida após a compilação de dados de parâmetros climáticos e do tamanho corporal das espécies de mamíferos de mais de 60 localidades de África e Ásia, com os vestígios fósseis encontrados em Somosaguas.

“A distribuição de tamanhos dentro de uma comunidade de mamíferos pode oferecer-nos informação sobre o clima sob o qual se desenvolve”, explica Iris Menéndez. Assim, “elefantes que habitam em lugares húmidos (como os das selvas asiáticas) têm um tamanho menor do que os elefantes que habitam em lugares secos (como os das savanas africanas)”, realça a UCM.

“Sobre a base destes dados, desenvolvemos modelos estatísticos adequados para a inferência de diferentes parâmetros climáticos no passado”, aponta ainda Iris Menéndez.

Assim, foi possível concluir que o ambiente, na zona da actual Madrid, era, há 14 milhões de anos, “semelhante ao ambiente actual da região do Sahel do Norte de África, do Corno de África, da área de fronteira entre Kalahari e a Namíbia, na África Austral, do centro-sul da Arábia, ou do leste do Paquistão e do noroeste da Índia”, concluem os investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maria de Belém, Paulo Macedo, Adalberto Campos Fernandes. Marcelo chama seis ex-ministros a Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai chamar a Belém seis ex-ministros do setor para falar sobre a resposta da Saúde durante a pandemia. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousavai …

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …