A Península Ibérica já foi uma savana quase deserta

Marco Ansón

Ilustração da savana árida que existia há 14 milhões de anos. na zona onde, actualmente, fica Madrid.

Há 14 milhões de anos, o centro da Península Ibérica era uma savana árida e quase deserta, com períodos de seca de mais de 20 meses. Um dado avançado por um estudo da Universidade Complutense de Madrid (UCM).

Investigadores da UCM compararam os restos de mamíferos encontrados no sítio paleontológico de Somosaguas, em Madrid, com os que existem actualmente em África e na Ásia. Concluíram, assim, que na zona onde se situa actualmente Madrid havia um quase deserto, há 14 milhões de anos, durante o chamado período do Mioceno Médio.

Estas conclusões foram publicadas no jornal científico PLOS ONE, após mais de 15 anos de trabalho de campo e estudos paleontológicos dos restos de vertebrados fósseis.

A área agora ocupada por Madrid estava “nos limites entre a savana e o deserto”, explica a investigadora Iris Menéndez, do Departamento de Paleontologia da UCM, em declarações divulgadas pela entidade de ensino, em comunicado.

O centro da Península Ibérica tinha um clima tropical e muito árido, com uma estação seca que podia durar até 10 meses, esclarecem os investigadores.

Esta certeza foi obtida após a compilação de dados de parâmetros climáticos e do tamanho corporal das espécies de mamíferos de mais de 60 localidades de África e Ásia, com os vestígios fósseis encontrados em Somosaguas.

“A distribuição de tamanhos dentro de uma comunidade de mamíferos pode oferecer-nos informação sobre o clima sob o qual se desenvolve”, explica Iris Menéndez. Assim, “elefantes que habitam em lugares húmidos (como os das selvas asiáticas) têm um tamanho menor do que os elefantes que habitam em lugares secos (como os das savanas africanas)”, realça a UCM.

“Sobre a base destes dados, desenvolvemos modelos estatísticos adequados para a inferência de diferentes parâmetros climáticos no passado”, aponta ainda Iris Menéndez.

Assim, foi possível concluir que o ambiente, na zona da actual Madrid, era, há 14 milhões de anos, “semelhante ao ambiente actual da região do Sahel do Norte de África, do Corno de África, da área de fronteira entre Kalahari e a Namíbia, na África Austral, do centro-sul da Arábia, ou do leste do Paquistão e do noroeste da Índia”, concluem os investigadores.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …