A Península Ibérica já foi uma savana quase deserta

Marco Ansón

Ilustração da savana árida que existia há 14 milhões de anos. na zona onde, actualmente, fica Madrid.

Há 14 milhões de anos, o centro da Península Ibérica era uma savana árida e quase deserta, com períodos de seca de mais de 20 meses. Um dado avançado por um estudo da Universidade Complutense de Madrid (UCM).

Investigadores da UCM compararam os restos de mamíferos encontrados no sítio paleontológico de Somosaguas, em Madrid, com os que existem actualmente em África e na Ásia. Concluíram, assim, que na zona onde se situa actualmente Madrid havia um quase deserto, há 14 milhões de anos, durante o chamado período do Mioceno Médio.

Estas conclusões foram publicadas no jornal científico PLOS ONE, após mais de 15 anos de trabalho de campo e estudos paleontológicos dos restos de vertebrados fósseis.

A área agora ocupada por Madrid estava “nos limites entre a savana e o deserto”, explica a investigadora Iris Menéndez, do Departamento de Paleontologia da UCM, em declarações divulgadas pela entidade de ensino, em comunicado.

O centro da Península Ibérica tinha um clima tropical e muito árido, com uma estação seca que podia durar até 10 meses, esclarecem os investigadores.

Esta certeza foi obtida após a compilação de dados de parâmetros climáticos e do tamanho corporal das espécies de mamíferos de mais de 60 localidades de África e Ásia, com os vestígios fósseis encontrados em Somosaguas.

“A distribuição de tamanhos dentro de uma comunidade de mamíferos pode oferecer-nos informação sobre o clima sob o qual se desenvolve”, explica Iris Menéndez. Assim, “elefantes que habitam em lugares húmidos (como os das selvas asiáticas) têm um tamanho menor do que os elefantes que habitam em lugares secos (como os das savanas africanas)”, realça a UCM.

“Sobre a base destes dados, desenvolvemos modelos estatísticos adequados para a inferência de diferentes parâmetros climáticos no passado”, aponta ainda Iris Menéndez.

Assim, foi possível concluir que o ambiente, na zona da actual Madrid, era, há 14 milhões de anos, “semelhante ao ambiente actual da região do Sahel do Norte de África, do Corno de África, da área de fronteira entre Kalahari e a Namíbia, na África Austral, do centro-sul da Arábia, ou do leste do Paquistão e do noroeste da Índia”, concluem os investigadores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …

Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos. Um antigo túmulo …