//

A Península Ibérica já foi uma savana quase deserta

Marco Ansón

Ilustração da savana árida que existia há 14 milhões de anos. na zona onde, actualmente, fica Madrid.

Há 14 milhões de anos, o centro da Península Ibérica era uma savana árida e quase deserta, com períodos de seca de mais de 20 meses. Um dado avançado por um estudo da Universidade Complutense de Madrid (UCM).

Investigadores da UCM compararam os restos de mamíferos encontrados no sítio paleontológico de Somosaguas, em Madrid, com os que existem actualmente em África e na Ásia. Concluíram, assim, que na zona onde se situa actualmente Madrid havia um quase deserto, há 14 milhões de anos, durante o chamado período do Mioceno Médio.

Estas conclusões foram publicadas no jornal científico PLOS ONE, após mais de 15 anos de trabalho de campo e estudos paleontológicos dos restos de vertebrados fósseis.

A área agora ocupada por Madrid estava “nos limites entre a savana e o deserto”, explica a investigadora Iris Menéndez, do Departamento de Paleontologia da UCM, em declarações divulgadas pela entidade de ensino, em comunicado.

O centro da Península Ibérica tinha um clima tropical e muito árido, com uma estação seca que podia durar até 10 meses, esclarecem os investigadores.

Esta certeza foi obtida após a compilação de dados de parâmetros climáticos e do tamanho corporal das espécies de mamíferos de mais de 60 localidades de África e Ásia, com os vestígios fósseis encontrados em Somosaguas.

“A distribuição de tamanhos dentro de uma comunidade de mamíferos pode oferecer-nos informação sobre o clima sob o qual se desenvolve”, explica Iris Menéndez. Assim, “elefantes que habitam em lugares húmidos (como os das selvas asiáticas) têm um tamanho menor do que os elefantes que habitam em lugares secos (como os das savanas africanas)”, realça a UCM.

“Sobre a base destes dados, desenvolvemos modelos estatísticos adequados para a inferência de diferentes parâmetros climáticos no passado”, aponta ainda Iris Menéndez.

Assim, foi possível concluir que o ambiente, na zona da actual Madrid, era, há 14 milhões de anos, “semelhante ao ambiente actual da região do Sahel do Norte de África, do Corno de África, da área de fronteira entre Kalahari e a Namíbia, na África Austral, do centro-sul da Arábia, ou do leste do Paquistão e do noroeste da Índia”, concluem os investigadores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.