“Penálti fantasma” sobre Paulinho vale críticas à arbitragem

1

Miguel A. Lopes / Lusa

A decisão de Vítor Ferreira de assinalar grande penalidade sobre Paulinho gerou uma reação adversa do Paços de Ferreira e do SL Benfica.

O Sporting teve de lutar para levar de vencida o Paços de Ferreira em Alvalade por 2-0, aumentar para nove os pontos de vantagem para o Benfica e, pelo menos, manter a desvantagem em seis pontos em relação ao líder Porto.

Os ‘leões’ inauguraram o marcador na conversão de uma grande penalidade controversa. Inicialmente, o árbitro da partida admoestou Paulinho com um cartão amarelo, por simulação. Mas, depois de analisar o lance no videoárbitro, Vítor Ferreira reverteu a decisão e assinalou penálti.

Ora, a decisão do árbitro gerou polémica. O Paços de Ferreira foi o principal queixoso depois do encontro. A crónica do jogo, publicada no seu site, foi intitulada “Paços controlou o jogo até sofrer penálti fantasma”.

“A equipa sportinguista acabou por se adiantar no marcador através de um penálti surreal que o VAR sinalizou ao árbitro Vítor Ferreira, quando este tinha acertado na amostragem de cartão amarelo a Paulinho, do Sporting, por tentar enganá-lo atirando-se para o chão dois passos após ter passado pelo guarda-redes André Ferreira. O certo é que foi o lance oportuno para desbloquear as grandes dificuldades que o Sporting estava a sentir para entrar na área pacense, pois Pablo Sarabia transformou a grande penalidade em golo, que ditou o 1-0 registado ao intervalo”, lê-se no texto.

O SL Benfica também foi um dos mais críticos à decisão de Vítor Ferreira, falando em “mais um momento grave nesta Liga”.

“O sistema VAR que sonegou ao Benfica pelo menos nove pontos esta época continua a beneficiar os rivais, jornada após jornada. Em Alvalade, assistimos a mais um momento grave nesta Liga, desta vez em modo criativo. O VAR está a servir para desvirtuar a verdade desportiva deste campeonato, quando a sua missão é precisamente a contrária”, considera o emblema da Luz.

Nas redes sociais, o defesa-central benfiquista Jan Vertonghen não passou ao lado incidente. “Essa liga me surpreende toda semana”, escreveu o belga.

Na conferência de imprensa após o jogo, o treinador dos ‘leões’, Rúben Amorim, falou sobre a reação do Benfica à arbitragem.

“Não quero comentar, para isso é que servem os analistas mas esse é o maior elogio que nos podem dar. Esta equipa técnica conseguiu que o Sporting fosse beneficiado pelas arbitragens, é um milagre que conseguimos, não tenho mais nada a dizer. Da mesma forma que já houve muitos lances duvidosos ao contrário e eu nunca comentei”, atirou.

Os especialistas em arbitragem do jornal Record, Jorge Faustino e Marco Ferreira, consideram que a decisão do árbitro no lance do penálti foi a correta.

“Paulinho, que saiu de posição regular (104cm), foi tocado no pé direito pelo pé de André Ferreira. A queda exagerada induziu o árbitro em erro num primeiro momento. VAR ajudou a decidir bem. Penálti”, entende Jorge Faustino.

“Paulinho aparece isolado, partindo de posição correta, e após entrar na área acaba por cair depois de ser rasteirado pelo guarda-redes. Árbitro assinala simulação mas o VAR intervém e reverte a decisão. Penálti bem assinalado”, concorda o ex-árbitro Marco Ferreira.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Protesto do Paços até entendo, agora os lampiões a protestarem na casa dos outros é que é estranho.
    Joguem aselhas e protestem menos. Só os árbitros vermelhos é que acharam que não era penálti…tristes

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.