Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015.

Segundo um artigo da Time, divulgado nesta quarta-feira, esta tendência ficou evidenciada com a decisão do Chade e dos estados norte-americanos do Colorado e da Virgínia em revogar a pena de morte.

Na Arábia Saudita, as execuções passaram de 184 em 2019 para 27 em 2020 e no Iraque de 100 para 45. Estes dois países, junto com a China, o Irão e o Egito, representaram 88% das execuções conhecidas. Este último, triplicou a sua taxa anual – 23 dos executados foram condenados após julgamentos marcados por “confissões” forçadas. Não são conhecidos os dados relativos à Coreia do Norte, ao Vietaname e à Síria.

Os Estados Unidos (EUA), por sua vez, retomaram esta medida após um hiato de 17 anos, executando dez pessoas em apenas seis meses. O mesmo aconteceu na Índia (após um hiato de cinco anos), em Omã, no Qatar e em Taiwan.

Em vários países, as restrições impostas pela covid-19 impediram o acesso dos reclusos a aconselhamento jurídico e a um julgamento justo. Nos EUA, advogados de defesa relataram que não conseguiram realizar investigações ou encontrar-se pessoalmente com os clientes. Em Singapura, duas sentenças de morte foram proferidas através de videoconferência. Algo semelhante ocorreu um preso na Nigéria.

Nos EUA, as autoridades executaram reclusos cujos casos ainda tinham recursos pendentes nos tribunais, violando o direito internacional que exige que os Estados não procedam à execução enquanto essa situação se mantiver.

Defender-se de sentença de morte tornou-se ainda mais difícil durante a pandemia. Para diminuir os riscos de infeção, houve redução nos recursos e nos apoios, referiu o artigo da Time, sublinhando, contudo, que o panorama geral aponta para a sua abolição.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …