Quarta-feira, Abril 21, 2021
Pelo menos três mortos em descarrilamento de comboio sobre autoestrada nos EUA

Pelo menos três mortos em descarrilamento de comboio sobre autoestrada nos EUA

Pierce County Sheriff / EPA

comboio descarrila sobre auto-estrada nos EUA

Um comboio que circulava durante a “hora de ponta”, descarrilou a cerca de 64 quilómetros de Seattle, leste dos Estados Unidos, caindo sobre carros que circulavam numa via adjacente à linha férrea. Pelo menos três pessoas morreram.

O comboio descarrilou pelas 08:00 locais (cerca das 16:00 de Lisboa), a sul da localidade de Tacoma, Estado de Washington. Os meios de comunicação locais referem que esta era a viagem inaugural na linha de alta velocidade.

Pelo menos três pessoas morreram e 100 ficaram feridas na sequência do descarrilamento perto da cidade norte-americana de Seattle, no estado de Washington, referiu o porta-voz do xerife do condado de Pierce, Ed Troyer, em declarações à imprensa.

Um responsável norte-americano que falou sob anonimato admitiu, no entanto, que o número de vítimas mortais pode vir a aumentar. Esse mesmo responsável, que foi informado sobre a investigação do acidente em curso, adiantou ainda que informações preliminares indicam que o descarrilamento poderá ter sido provocado por algo que atingiu o comboio da operadora de transportes ferroviários Amtrak, apesar de ainda não haver conclusões concretas.

O comboio de passageiros descarrilou em plena hora de ponta num viaduto a 64 quilómetros a sul da cidade de Seattle, no Estado norte-americano de Washington, tendo caído sobre a autoestrada I-5, uma das artérias mais utilizadas da região.

O comboio, que fazia a ligação entre as cidades norte-americanas Seattle e Portland, atingiu vários carros que passavam na autoestrada.

Segundo o xerife do condado vizinho de Thurston, “o comboio bloqueou a autoestrada I-5”, pelo que aconselhou os automobilistas a evitarem aquela via rodoviária para facilitar o acesso dos veículos das equipas de emergência.

A BBC avança que antes de descarrilar o comboio circulava a cerca de 130 quilómetros hora, com pelo menos 78 passageiros a bordo, mais cinco membros da tripulação. Em conclusões preliminares, as autoridades foram capazes de adiantar que a velocidade a que o comboio circulava naquele local era muito superior à permitida, sendo que a recomendada para o local era de 50 km/h.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido …

Fernando Santos abre a porta da seleção a Otávio

O selecionador nacional admitiu a possibilidade de vir a convocar o médio do FC Porto ainda antes do Europeu, que acontece em junho deste ano. Em entrevista à "Bola Branca", da rádio Renascença, Fernando Santos não …