Um responsável norte-americano que falou sob anonimato admitiu, no entanto, que o número de vítimas mortais pode vir a aumentar. Esse mesmo responsável, que foi informado sobre a investigação do acidente em curso, adiantou ainda que informações preliminares indicam que o descarrilamento poderá ter sido provocado por algo que atingiu o comboio da operadora de transportes ferroviários Amtrak, apesar de ainda não haver conclusões concretas.

O comboio de passageiros descarrilou em plena hora de ponta num viaduto a 64 quilómetros a sul da cidade de Seattle, no Estado norte-americano de Washington, tendo caído sobre a autoestrada I-5, uma das artérias mais utilizadas da região.

O comboio, que fazia a ligação entre as cidades norte-americanas Seattle e Portland, atingiu vários carros que passavam na autoestrada.

Segundo o xerife do condado vizinho de Thurston, “o comboio bloqueou a autoestrada I-5”, pelo que aconselhou os automobilistas a evitarem aquela via rodoviária para facilitar o acesso dos veículos das equipas de emergência.

A BBC avança que antes de descarrilar o comboio circulava a cerca de 130 quilómetros hora, com pelo menos 78 passageiros a bordo, mais cinco membros da tripulação. Em conclusões preliminares, as autoridades foram capazes de adiantar que a velocidade a que o comboio circulava naquele local era muito superior à permitida, sendo que a recomendada para o local era de 50 km/h.

// Lusa