Pelo menos 10 mortos e cerca de 100 desaparecidos em incêndios na Califórnia

Mais de 100 pessoas foram reportadas como desaparecidas na sequência dos incêndios no estado norte-americano da Califórnia, informou esta terça-feira um condado do norte daquele estado.

Scott Alonso, diretor de comunicações do condado de Sonoma, afirmou que os casos de pessoas desaparecidas foram reportados via telefone para uma ‘hotline’ criada pelo condado para o efeito.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou na segunda-feira o estado de emergência em pelo menos oito condados, devido aos incêndios que provocaram pelo menos dez mortos, sete dos quais em Sonoma, e pelo menos cem feridos, segundo o mais recente balanço.

Os incêndios também obrigaram à retirada de 20 mil pessoas e destruíram 1.500 habitações e estabelecimentos comerciais, estando a ser considerados pelas autoridades como uma das piores situações de emergência naquele estado norte-americano.

Segundo dados oficiais, as chamas consumiram já quase 30 mil hectares no norte da Califórnia, sobretudo nos condados de Napa e Sonoma, abarcando uma região da Califórnia conhecida pela sua produção de vinhos de grande qualidade.

Os fogos deflagraram, por causas que ainda se desconhecem, na noite de domingo, pelas 22h00 (07h00 de segunda-feira em Lisboa), e expandiram-se rapidamente desde o condado de Napa a outras zonas devido aos fortes ventos, de 80 quilómetros por hora, de acordo com as autoridades.

Um dos incêndios mais graves lavra em Santa Rosa, a cidade mais povoada do condado de Sonoma, onde foram lançados apelos para que os moradores dos bairros do norte abandonem imediatamente as suas casas dada a facilidade com que as chamas se têm propagado.

Nessa localidade, o fogo provocou a evacuação de estabelecimentos comerciais, escolas e hospitais.

Mais de cem mil pessoas encontram-se sem eletricidade e sem gás, sobretudo nos condados de Napa e Sonoma.

Os incêndios obrigaram também ao encerramento da principal autoestrada que une a cidade de São Francisco aos condados do norte da Califórnia dado que as chamas chegaram a aproximar-se dos limites da via e a espessa nuvem de fumo que formou impedia a visibilidade, segundo imagens transmitidas pelas televisões locais.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …