Pele derivada de cogumelos pode ser a solução sustentável que a indústria da moda procura

Bolt Threads Inc. (Emeryville, United States) (b,d)

Já conta com sete milénios de existência, mas a pele continua a ser um dos materiais naturais mais duráveis ​​e versáteis para produzir artigos de moda. No entanto, alguns consumidores questionam a sua utilização devido aos problemas que traz a nível a ambiental e por ser proveniente de animais. Mas uma solução mais sustentável pode estar a chegar.

industr

  • 10 Setembro, 2020 Pele derivada de cogumelos pode ser a solução sustentável que a indústria da moda procura

As alternativas à pele verdadeira, proveniente de animais, são produzidas a partir de polímeros sintéticos e têm um impacto menor em termos de sustentabilidade ambiental, por isso têm feito bastante sucesso no mercado – avança o The Conversation.

Contudo, esses materiais também enfrentam alguns problemas que podem trazer consequências ambientais. Por isso, o mercado de produção de bens de moda começou a procurar outras soluções. Pode parecer estranho mas umas das ideias é utilizar fungos para substituir a pele.

Uma pesquisa feita por uma equipa de investigadores –  publicada na segunda feira – na Nature Sustainability, investigou esta ideia, tendo em conta os processos de fabricação, os custos associados, a sustentabilidade, e as propriedades dos materiais substitutos da pele.

 

MycoTech (Bandung, Indonesia) (a,c) and Bolt Threads Inc. (Emeryville, United States) (b,d).

E se a solução passar por um cogumelo?

Os produtos de pele derivados de fungos foram patenteados pela primeira vez, pelas empresas americanas MycoWorks e Ecovative Design, há cerca de cinco anos. Esses produtos aproveitam a estrutura semelhante a uma raiz de cogumelo, chamada micélio, que contém o mesmo polímero encontrado nas cascas de caranguejos.

Quando as raízes dos cogumelos são cultivadas podem formar um tapete espesso que pode ser tratado e ficar muito parecido com a pele animal. Como são as raízes, e não os cogumelos que são usados, este processo biológico pode ser realizado em qualquer lugar. Não requer luz, converte os resíduos em materiais úteis e armazena carbono ao acumulá-lo no fungo em crescimento – explicam os investigadores.

Passar de uma raiz de cogumelo para um produto transformado em “pele de fungo” pode demorar algumas semanas, mas ainda assim é muito menos tempo do que os anos que são necessários para criar uma vaca. Ácidos leves, álcool, e corantes são normalmente usados para modificar o material fúngico, que é então comprimido, seco e gofrado.

O estudo explica que o processo é simples e pode ser feito por artesãos. Também pode ser desenvolvido industrialmente para uma produção em massa. O produto final é idêntico à pele animal e tem uma durabilidade semelhante.

Apesar desta tecnologia já estar a ser desenvolvida há alguns de anos, ainda há pouca informação sobre como tudo funciona. Mesmo sendo um material biodegradável e de fabricação de baixo consumo de energia, de acordo com os cientistas, este produto não será suficiente para resolver a crise de sustentabilidade que a Terra enfrenta.

Espera-se que produtos comerciais feitos em pele derivada de fungos estejam à venda em breve. O ano passado nos EUA, já foram lançados protótipos de produtos como relógios, malas e sapatos.

Embora esses produtos fossem um pouco caros – uma mala de marca estava a ser avaliada em 500 dólares (cerca de 422 euros) – as estimativas de custos de fabricação indicam que o material poderia tornar-se economicamente competitivo com a pele tradicional, caso fosse produzido em grande escala.

Portanto, da próxima vez que passar pelos cogumelos no supermercado, lembre-se que em breve pode passar a vê-los no seu guarda-roupa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …