Pele derivada de cogumelos pode ser a solução sustentável que a indústria da moda procura

Bolt Threads Inc. (Emeryville, United States) (b,d)

Já conta com sete milénios de existência, mas a pele continua a ser um dos materiais naturais mais duráveis ​​e versáteis para produzir artigos de moda. No entanto, alguns consumidores questionam a sua utilização devido aos problemas que traz a nível a ambiental e por ser proveniente de animais. Mas uma solução mais sustentável pode estar a chegar.

industr

  • 10 Setembro, 2020 Pele derivada de cogumelos pode ser a solução sustentável que a indústria da moda procura

As alternativas à pele verdadeira, proveniente de animais, são produzidas a partir de polímeros sintéticos e têm um impacto menor em termos de sustentabilidade ambiental, por isso têm feito bastante sucesso no mercado – avança o The Conversation.

Contudo, esses materiais também enfrentam alguns problemas que podem trazer consequências ambientais. Por isso, o mercado de produção de bens de moda começou a procurar outras soluções. Pode parecer estranho mas umas das ideias é utilizar fungos para substituir a pele.

Uma pesquisa feita por uma equipa de investigadores –  publicada na segunda feira – na Nature Sustainability, investigou esta ideia, tendo em conta os processos de fabricação, os custos associados, a sustentabilidade, e as propriedades dos materiais substitutos da pele.

 

MycoTech (Bandung, Indonesia) (a,c) and Bolt Threads Inc. (Emeryville, United States) (b,d).

E se a solução passar por um cogumelo?

Os produtos de pele derivados de fungos foram patenteados pela primeira vez, pelas empresas americanas MycoWorks e Ecovative Design, há cerca de cinco anos. Esses produtos aproveitam a estrutura semelhante a uma raiz de cogumelo, chamada micélio, que contém o mesmo polímero encontrado nas cascas de caranguejos.

Quando as raízes dos cogumelos são cultivadas podem formar um tapete espesso que pode ser tratado e ficar muito parecido com a pele animal. Como são as raízes, e não os cogumelos que são usados, este processo biológico pode ser realizado em qualquer lugar. Não requer luz, converte os resíduos em materiais úteis e armazena carbono ao acumulá-lo no fungo em crescimento – explicam os investigadores.

Passar de uma raiz de cogumelo para um produto transformado em “pele de fungo” pode demorar algumas semanas, mas ainda assim é muito menos tempo do que os anos que são necessários para criar uma vaca. Ácidos leves, álcool, e corantes são normalmente usados para modificar o material fúngico, que é então comprimido, seco e gofrado.

O estudo explica que o processo é simples e pode ser feito por artesãos. Também pode ser desenvolvido industrialmente para uma produção em massa. O produto final é idêntico à pele animal e tem uma durabilidade semelhante.

Apesar desta tecnologia já estar a ser desenvolvida há alguns de anos, ainda há pouca informação sobre como tudo funciona. Mesmo sendo um material biodegradável e de fabricação de baixo consumo de energia, de acordo com os cientistas, este produto não será suficiente para resolver a crise de sustentabilidade que a Terra enfrenta.

Espera-se que produtos comerciais feitos em pele derivada de fungos estejam à venda em breve. O ano passado nos EUA, já foram lançados protótipos de produtos como relógios, malas e sapatos.

Embora esses produtos fossem um pouco caros – uma mala de marca estava a ser avaliada em 500 dólares (cerca de 422 euros) – as estimativas de custos de fabricação indicam que o material poderia tornar-se economicamente competitivo com a pele tradicional, caso fosse produzido em grande escala.

Portanto, da próxima vez que passar pelos cogumelos no supermercado, lembre-se que em breve pode passar a vê-los no seu guarda-roupa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …