Pela primeira vez, os cientistas atribuíram nome a uma vaga de calor. Será a primeira de muitas

Daniel Dal Zennaro / EPA

Última semana de julho foi marcada pelas altas temperaturas em toda a Europa, o que motivou cientistas espanhóis a atribuir o nome de Zoe ao fenómeno climático. 

Depois das tempestades, os cientistas estão empenhados em imortalizar as ondas de calor, atribuindo-lhes um nome. Este passo, dado pela primeira vez na história por uma equipa espanhola, dizem, é um esforço para alertar o público para as temperaturas extremas e os perigos que lhe estão associados. Em causa estão as temperaturas que se fizeram sentir em Sevilha entre 24 e 27 de julho (máximo de 44,4º C) , com a onda de calor a receber o nome de Zoe.

Há muito que as tempestades e os furacões recebem nomes humanos, sendo que a prática não oficial de batizar estes fenómenos surgiu em 2012 nos Estados Unidos. O nome é um esforço do proMETEO Sevilla Project, uma iniciativa do Centro de Resiliência da Fundação Adrienne Arsht-Rockefeller do Atlantic Council, um centro de investigação com sede em Washington e uma organização sem fins lucrativos.

Em Espanha, Sevilha foi a cidade escolhida como local piloto do projeto, que visa sensibilizar o público para o calor extremo e defender os esforços para reduzir os perigos das ondas de calor.

Estas ondas de calor são definidas pela Agência Estatal de Meteorologia Espanhola (AEMET) como episódios de pelo menos três dias consecutivos, durante os quais um mínimo de 10% das estações meteorológicas registam temperaturas máximas acima do percentil 95 entre Julho e Agosto entre 1971 e 2000.

As ondas de calor podem ser perigosas, especialmente para populações vulneráveis, como é o caso dos indivíduos mais velhos e pessoas que trabalham ao ar livre. A Organização Mundial de Saúde (OMS) calculou em 2018 que, entre 2000 e 2016, o número de pessoas expostas ao calor extremo anualmente aumentou em 125 milhões.

Em julho, as temperaturas em Inglaterra excederam 40º C — um recorde histórico. Este nível de calor pode ser mortal, particularmente em regiões que carecem de ar condicionado ou edifícios construídos para fazer face a temperaturas elevadas.

Os Estados Unidos da América estão também a viver períodos de calor extremo à medida que o clima muda. A 15 de Agosto, a fundação sem fins lucrativos First Street Foundation divulgou um relatório destacando onde o calor extremo é suscetível de se tornar mais comum em décadas futuras, aponta o Science Alert.

Enquanto 8 milhões de pessoas nos Estados Unidos este ano estarão sujeitas a um índice de calor acima dos 51,6º C, espera-se que 107 milhões experienciam essas temperaturas até 2053.

A Zoe pode ser a primeira chamada onda de calor, mas não será a última. As autoridades em Espanha planeiam alternar os nomes feminino e masculino em ordem alfabética inversa para futuros eventos de calor.

Ao nomear as ondas de calor, proMETEO Sevilla espera informar o público de que precisará de ter cuidado extra, informou o USA Today. Numa onda de calor, a OMS aconselha a manter o frio abrindo janelas à noite para deixar entrar ar mais fresco e manter a luz fora durante o dia. Devem ser tomados cuidados especiais — para assegurar que os bebés, as pessoas com mais de 60 anos de idade, ou aqueles com condições de saúde crónicas sejam mantidos frios.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.