Pela primeira vez na história a OMC vai ser liderada por uma mulher. Liam Fox diz-se “desapontado”

Liam Fox revelou que está “desapontado”, depois de não conseguir o lugar de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Pela primeira-vez na história, a organização será governada por uma mulher.

O conservador não conseguiu chegar à última ronda de decisões, que será agora disputada entre duas mulheres: Yoo Myung-hee (Coreia do Sul) e Ngozi Okonjo-Iweala (Nigéria). A decisão de colocar as duas candidatas na final significa que a OMC será dirigida por uma mulher pela primeira vez nos seus 25 anos de história.

Liam Fox estava confiante que seria o próximo a ocupar o cargo, uma vez que foi indicado por Boris Johnson para desempenhar o papel. Ainda assim, e apesar do primeiro-ministro sugerir um nome interno para o lugar, o Reino Unido nunca ocupou a presidência da OMC.

Contudo, manter o papel de prestígio teria sido uma mais valia para Boris Johnson e para os seus aliados, que colocaram o comércio internacional no centro de suas propostas para tentar convencer os britânicos sobre o Brexit, diz o The Independent.

Num comunicado divulgado na quinta-feira, o ex-secretário da Defesa, Liam Fox, revelou que “voltaria a Westminster” para representar os seus eleitores, acrescentando que ficou “orgulhoso de ter sido sugerido pelo primeiro-ministro”. Porém, Fox não esconde o peso da derrota: “Claro que estou naturalmente desapontado por estar na final”.

No entanto, o britânico garante que “foi uma honra participar no processo dos últimos meses, e apresentar argumentos que têm sido fundamentais para o futuro do sistema comercial global”. Agora, só lhe resta “desejar às duas candidatas boa sorte nas suas campanhas”.

Depois da derrota, o porta-voz oficial do primeiro-ministro Boris Johnson garantiu que “o Reino Unido não vai mudar a sua opinião inicial e não vai apoiar nenhuma das candidatas que ainda estão em competição“. A fonte do Governo diz ainda que “Liam Fox fez uma excelente campanha, e é um defensor apaixonado do livre comércio”.

A decisão final sobre quem vai liderar a OMC, e irá substituir o brasileiro Roberto Azevedo, será tomada no próximo mês.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …