Pela primeira vez na história da indústria automóvel, uma mulher presidente

Mary Barra, CEO da General Motors (foto: YT/Fortune)

Mary Barra, CEO da General Motors (foto: YT/Fortune)

A General Motors nomeou Mary Barra para suceder a Dan Akerson na presidência, tornando-a na primeira mulher presidente executiva na indústria automóvel mundial, noticiou hoje a agência financeira Bloomberg.

Dan Akerson, presidente executivo desde 2010, atingiu os 65 anos em Outubro e a sua mulher foi diagnosticada com um estado avançado de cancro, razão pela qual o executivo abandona as suas funções a 15 de Janeiro do próximo ano, refere a GM num comunicado.

O grupo automóvel nomeou ainda Tim Solso para presidente do Conselho de Administração.

Mary Barra, 51 anos, que iniciou a sua carreira há mais de 30 anos no chão de fábrica como estagiária, foi responsável pela qualidade e desenvolvimento de produtos de todos os automóveis e camiões da GM durante 22 meses, promovendo a colaboração e diminuindo os custos da cadeia de fornecedores

Barra assume as rédeas da GM depois de o Governo norte-americano ter vendido a sua participação na empresa, dando-lhe liberdade para concorrer com os fabricantes domésticos e japoneses, onde o preço competitivo ameaça os lucros.

Enquanto presidente executiva de um fabricante global de automóveis, Mary Barra junta-se a Ginni Rometty na IBM, Indra Nooyi na PepsiCo, Marissa Mayer na Yahoo!, Meg Whitman na HP e Ursula Burns na Xerox entre as mulheres que alcançaram o topo das maiores empresas norte-americanas.

Barra começou a trabalhar na GM em 1980 enquanto estudante no Instituto General Motors, mais tarde renomeado Universidade Kettering, em Flint, no Michigan.

Conseguiu o seu primeiro emprego como engenheira na divisão Pontiac, na qual o seu pai trabalhou durante 39 anos.

“Era um ambiente duro”, disse Mary Barra numa entrevista em Março, referindo que isso a tornou “mais forte”, segundo a Bloomberg.

A sua janela de oportunidades surgiu quando a GM a colocou num programa para trabalhadores com elevado potencial e lhe concedeu uma bolsa para obter um MBA. Posteriormente tornou-se assistente executiva do presidente executivo na altura, Jack Smith.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …