Os peixes dourados ficam “bêbados” para sobreviver ao inverno

Para a maioria dos animais – inclusivamente os seres humanos – a falta de oxigénio é fatal em questão de minutos. Embora possamos metabolizar hidratos de carbono sem oxigénio, esse processo produz ácido láctico, que se acumula rapidamente no corpo.

Mas o peixinho dourado – um dos peixes de aquário mais comuns – e a carpa são capazes de sobreviver por até cinco meses sem oxigénio nas lagoas e lagos gelados do norte da Europa. E agora, os pesquisadores descobriram como o conseguem fazer.

Na maioria dos animais, há um tipo de proteína que transporta os hidratos de carbono para a mitocôndria, que gera energia para as células. Na ausência de oxigénio, o consumo de hidratos de carbono gera ácido láctico, do qual os peixes não conseguem livrar-se — e que pode matá-los rapidamente.

Mas, segundo os resultados do estudo de uma equipe de cientistas europeus, carpas e peixinhos dourados têm um segundo conjunto de enzimas que, no momento em que os níveis de oxigénio caem, transformam os hidratos de carbono em álcool, que pode ser libertado facilmente por meio das suas brânquias, os órgãos de respiração dos peixes.

“Essa segunda via só é activada na falta de oxigénio”, explica à BBC Michael Berenbrink, cientista da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, e membro da equipa de pesquisa. “A camada de gelo na superfície dos lagos separa-os do ar. Por isso, quando o lago está coberto de gelo, o peixe consome todo o oxigénio, e depois passa a produzir álcool.”

O estudo foi apresentado num artigo publicado no dia 11 na revista Scientific Reports.

‘Bêbados’

Quanto mais tempo estes peixes ficam debaixo do gelo e sem ar, maiores são os níveis de álcool no seu corpo. “Se medirmos os níveis quando eles estão no lago, o álcool no sangue dos peixes supera 50 mg por 100 mililitros, acima do nível permitido para conduzir na maior parte dos países da Europa”, afirma Berenbrink.

“Assim, podemos dizer que eles estão realmente sob efeito de álcool“, diz o cientista.

Mas mesmo que os peixes estejam repletos de álcool, não é isso que provoca a sua morte. Se o inverno for muito prolongado, eles consomem toda a energia que têm acumulada no fígado e morrem.

Segundo os investigadores, é possível tirar algumas lições importantes da adaptação evolutiva que produz este conjunto duplicado de genes, que permitiu a estas duas espécies manter o funcionamento original do organismo, mas também ter um “plano B” para conseguir energia.

“A produção de etanol permite que a carpa, por exemplo, seja a única espécie que sobrevive e explora ambientes hostis. Isso evita também a competição e a ameaça de outras espécies de peixes que normalmente interagem com ela em águas com melhor oxigenação”, diz Cathrine Elisabeth Fagemes, da Universidade de Oslo, na Noruega, autora principal do estudo.

“Por isso, não é estranho que o primo da carpa, o peixinho dourado, seja um dos animais de estimação mais resilientes que os humanos podem ter”, acrescenta Fagemes.

Os cientistas calcularam ainda – embora apenas por diversão – quanto tempo seria necessário para produzir uma bebida alcoólica a partir das secreções de um destes bravos peixinhos.

“Se colocarmos um peixinho num copo de cerveja e o taparmos, ele levaria 200 dias para atingir um nível de álcool de 4%”, diz Berenbrink.

ZAP // BBC / New Scientist

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “quando o lago está coberto de gelo, o peixe consome todo o oxigénio”. Não é o peixe dourado, sobretudo 1 único peixe, que consome todo o oxigénio do lago mas o conjunto de animais existentes no lago, peixes dourados incluídos.

RESPONDER

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …