Católicos venezuelanos dispensados de comer peixe durante a Semana Santa

A Igreja Católica da Venezuela dispensou esta quinta-feira os católicos de comerem apenas peixe durante a Semana Santa, devido aos altos preços e a escassez de alguns produtos no país.

“Se não há que comer, come-se o que se tiver. Abster-se de comer carne é uma manifestação de penitência, mas se não há outra coisa para comer, temos que comer carne”, disse Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas.

Jorge Urosa Savino falava aos jornalistas no final de uma missa na Catedral de Caracas, em que participaram 125 sacerdotes de diferentes paróquias da capital. “Está totalmente dispensada essa norma da Igreja, em caso de necessidade”, frisou.

O arcebispo acrescentou que pediu aos sacerdotes para não politizarem as homílias, não abordando, designadamente, questões partidárias, mas que tal não significa que os problemas do país e os direitos humanos não sejam referidos.

Nós não politizamos os atos religiosos, pedimos que não hajam ataques aos atos religiosos de parte de pessoas afetas ao Governo”, disse.

Vários portugueses explicaram à  Lusa que os preços do peixe subiram excessivamente “pondo em risco a tradição de não comer carne na Semana Santa”. Em alguns mercados locais são necessários mais de dois salários mínimos para comprar um quilo de peixe.

Entretanto, em algumas zonas populares de Caracas, vários camiões venderam atum a preços subsidiados pelo Governo. “Eram 14:00 quando finalmente consegui comprar peixe nos camiões. Às 06:00 já estava a fazer fila, mas apareceu muita gente que passou à frente”, explicou André Moncada à agência Lusa.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta igreja…… Onde está o peixe?!!! e a carne?!!! e os outros bens??!!!!, O “paraíso comunista” tem apenas miséria, miséria e fome…. que maravilha… é tão bom que todos os socialistas e comunistas deviam fazer as malas e irem viver para lá……!!!! A igreja devia era declarar jejum obrigatório, para os governantes durante 3 meses, já que a população estãp a jejuar há muitos mais!!!!

  2. A maioria deles já estão actualmente dispensados de comer seja o que for como é que vão agora dispensá-los de comer peixe? Há é que os dispensar de passar fome!.

  3. Coitados… já não lhes bastavam os loucos do governo, ainda são gozados pelos parasitas da igreja!!
    Realmente a maioria dos venezuelanos está mesmo preocupada se comem peixe ou carne – querem é comer!!

RESPONDER

Matos Fernandes diz que Portugal é um país que lidera no mundo na neutralidade carbónica

O ministro do Ambiente disse que a meta portuguesa está para além do pedido do secretário-geral da ONU para a redução de emissões em 45% até 2030, colocando Portugal numa posição de liderança. O ministro do …

Os ouriços-do-mar têm uma boca cheia de dentes (e são afiados)

https://vimeo.com/361814332 Um novo estudo mostra que os dentes do ouriço-do-mar se afiam através da abrasão, tal como uma lâmina pode ser afiada com um afiador de facas. Desengane-se quem pensa que o tubarão é a criatura com …

Regresso de Manuel Monteiro aceite no CDS por unanimidade

Está confirmado o regresso de Manuel Monteiro ao CDS, partido que chegou a liderar. Em reunião, na noite desta segunda-feira, a concelhia da Póvoa de Varzim aprovou a reinscrição por unanimidade. Monteiro acabou por decidir reinscrever-se …

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …