Católicos venezuelanos dispensados de comer peixe durante a Semana Santa

A Igreja Católica da Venezuela dispensou esta quinta-feira os católicos de comerem apenas peixe durante a Semana Santa, devido aos altos preços e a escassez de alguns produtos no país.

“Se não há que comer, come-se o que se tiver. Abster-se de comer carne é uma manifestação de penitência, mas se não há outra coisa para comer, temos que comer carne”, disse Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas.

Jorge Urosa Savino falava aos jornalistas no final de uma missa na Catedral de Caracas, em que participaram 125 sacerdotes de diferentes paróquias da capital. “Está totalmente dispensada essa norma da Igreja, em caso de necessidade”, frisou.

O arcebispo acrescentou que pediu aos sacerdotes para não politizarem as homílias, não abordando, designadamente, questões partidárias, mas que tal não significa que os problemas do país e os direitos humanos não sejam referidos.

Nós não politizamos os atos religiosos, pedimos que não hajam ataques aos atos religiosos de parte de pessoas afetas ao Governo”, disse.

Vários portugueses explicaram à  Lusa que os preços do peixe subiram excessivamente “pondo em risco a tradição de não comer carne na Semana Santa”. Em alguns mercados locais são necessários mais de dois salários mínimos para comprar um quilo de peixe.

Entretanto, em algumas zonas populares de Caracas, vários camiões venderam atum a preços subsidiados pelo Governo. “Eram 14:00 quando finalmente consegui comprar peixe nos camiões. Às 06:00 já estava a fazer fila, mas apareceu muita gente que passou à frente”, explicou André Moncada à agência Lusa.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta igreja…… Onde está o peixe?!!! e a carne?!!! e os outros bens??!!!!, O “paraíso comunista” tem apenas miséria, miséria e fome…. que maravilha… é tão bom que todos os socialistas e comunistas deviam fazer as malas e irem viver para lá……!!!! A igreja devia era declarar jejum obrigatório, para os governantes durante 3 meses, já que a população estãp a jejuar há muitos mais!!!!

  2. A maioria deles já estão actualmente dispensados de comer seja o que for como é que vão agora dispensá-los de comer peixe? Há é que os dispensar de passar fome!.

  3. Coitados… já não lhes bastavam os loucos do governo, ainda são gozados pelos parasitas da igreja!!
    Realmente a maioria dos venezuelanos está mesmo preocupada se comem peixe ou carne – querem é comer!!

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …