Católicos venezuelanos dispensados de comer peixe durante a Semana Santa

A Igreja Católica da Venezuela dispensou esta quinta-feira os católicos de comerem apenas peixe durante a Semana Santa, devido aos altos preços e a escassez de alguns produtos no país.

“Se não há que comer, come-se o que se tiver. Abster-se de comer carne é uma manifestação de penitência, mas se não há outra coisa para comer, temos que comer carne”, disse Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas.

Jorge Urosa Savino falava aos jornalistas no final de uma missa na Catedral de Caracas, em que participaram 125 sacerdotes de diferentes paróquias da capital. “Está totalmente dispensada essa norma da Igreja, em caso de necessidade”, frisou.

O arcebispo acrescentou que pediu aos sacerdotes para não politizarem as homílias, não abordando, designadamente, questões partidárias, mas que tal não significa que os problemas do país e os direitos humanos não sejam referidos.

Nós não politizamos os atos religiosos, pedimos que não hajam ataques aos atos religiosos de parte de pessoas afetas ao Governo”, disse.

Vários portugueses explicaram à  Lusa que os preços do peixe subiram excessivamente “pondo em risco a tradição de não comer carne na Semana Santa”. Em alguns mercados locais são necessários mais de dois salários mínimos para comprar um quilo de peixe.

Entretanto, em algumas zonas populares de Caracas, vários camiões venderam atum a preços subsidiados pelo Governo. “Eram 14:00 quando finalmente consegui comprar peixe nos camiões. Às 06:00 já estava a fazer fila, mas apareceu muita gente que passou à frente”, explicou André Moncada à agência Lusa.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta igreja…… Onde está o peixe?!!! e a carne?!!! e os outros bens??!!!!, O “paraíso comunista” tem apenas miséria, miséria e fome…. que maravilha… é tão bom que todos os socialistas e comunistas deviam fazer as malas e irem viver para lá……!!!! A igreja devia era declarar jejum obrigatório, para os governantes durante 3 meses, já que a população estãp a jejuar há muitos mais!!!!

  2. A maioria deles já estão actualmente dispensados de comer seja o que for como é que vão agora dispensá-los de comer peixe? Há é que os dispensar de passar fome!.

  3. Coitados… já não lhes bastavam os loucos do governo, ainda são gozados pelos parasitas da igreja!!
    Realmente a maioria dos venezuelanos está mesmo preocupada se comem peixe ou carne – querem é comer!!

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …