Peixe-leão ameaça vida marinha ao longo da costa brasileira

Desde que chegou ao norte do Oceano Atlântico, há menos de 30 anos, o peixe-leão tornou-se rapidamente uma das espécies invasoras mais difundidas e vorazes, impactando negativamente os ecossistemas marinhos – especialmente os recifes de coral -, desde a costa nordeste dos Estados Unidos às Caraíbas.

Uma equipa de cientistas encontrou, recentemente, quatro registos de peixe-leão na costa brasileira, uma descoberta que confirma, pela primeira vez, a invasão deste peixe predador no Atlântico Sul. Estes animais, naturais dos oceanos Índico e Pacífico, invadiram o norte do Atlântico e só tinham sido vistos uma vez no sul.

“Agora que sabemos que estão aqui, é imperativo descobrir como chegaram e trabalhar com as comunidades locais para manter a população sob controlo”, disse o coautor do estudo Luíz Rocha, citado pelo EurekAlert.

“Se não for controlado, o peixe-leão pode ter um grande impacto nas espécies locais, especialmente naquelas que vivem nos recifes que cercam as ilhas oceânicas do Brasil”, acrescentou.

Foram encontrados dois espécimes em recifes profundos, entre a região norte e nordeste, abaixo da pluma de água doce do Rio Amazonas. O terceiro foi descoberto no arquipélago de Fernando de Noronha, a 350 quilómetros da costa, e o quarto numa região mais subtropical.

Para conter a invasão antes que acelere, é fundamental saber como os animais chegaram à região. No estudo, os cientistas explicam que o peixe-leão encontrado nos recifes mesofóticos pode ter chegado à costa brasileira usando recifes mais profundos sob a pluma amazónica.

Já o espécime encontrado em Fernando de Noronha pode ter lá chegado através de meios mais convencionais, viajando ao longo das correntes. Uma vez que o arquipélago está distante do continente, a larva do peixe-leão pode subverter a fronteira oceânica que existe mais perto da costa.

O peixe-leão da costa sul estava muito longe das Caraíbas para ter chegado lá por dispersão ou salto de recife mesofótico, pelo que os cientistas sugerem que pode ter sido retirado das Caraíbas e introduzido nas águas brasileiras através do comércio de aquários.

A equipa pediu ao Governo brasileiro e às comunidades locais para conter a invasão dos peixes-leão. Manter o número da população baixo pode dar tempo às espécies locais para se adaptarem aos peixes vorazes e, assim, evitar a predação.

O artigo científico foi publicado este mês na Biological Invasions.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …

Dadores de sangue querem dispensa do trabalho no dia da dádiva

Os dadores de sangue devem voltar a ter direito à dispensa laboral no dia da dádiva, reivindicou esta segunda-feira a federação portuguesa que os representa, alertando que o país perdeu 40 mil dadores regulares entre …

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …