Pegadas pré-históricas com 13 mil anos descobertas na costa do Canadá

(dr) Grant Callegari / Hakai Institute

Um grupo de cientistas descobriu 29 pegadas humanas pré-históricas com 13 mil anos que apoiam a teoria de que os primeiros americanos terão chegado através da Ásia.

Um grupo de investigadores encontrou 29 pegadas humanas na costa da ilha de Calvert, no Canadá. Estas pegadas pré-históricas terão, pelo menos, 13 mil anos e datam da altura em que a humanidade estava a chegar ao fim da última era glaciar.

Os cientistas não sabem a quantas pessoas pertencem estas pegadas, mas afirmam ter encontrado, pelo menos, três tamanhos diferentes. Aliás, acreditam, inclusivamente, que uma das marcas na camada de sedimentos pertence a uma criança.

Duncan McLaren, da Universidade de Victoria e investigador do Hakai Institute, disse ao The Guardian que “o mais provável é que tenham sido deixadas numa área que estava logo acima da linha do mar”. Há 13 mil anos, o nível do mar era entre dois e três metros mais baixo do que atualmente.

A equipa iniciou as escavações em 2014, altura em que descobriram depósitos de lixo, com mais de seis mil anos, feitos de conchas, e ferramentas feitas em pedra. “Temos procurado locais arqueológicos nesta costa e foi assim que descobrimos as pegadas”, esclareceu McLaren.

Depois de a primeira pegada ter sido descoberta, a equipa regressou em 2015 e 2016 e encontrou mais 28 pegadas humanas, algumas delas ainda bem definidas, permitindo assim concluir a existência de três tamanhos distintos. As descobertas da equipa foram publicadas na Plos One.

Os cientistas consideram que aquele local tem um enorme potencial em termos arqueológicos, já que “o nível da água do mar se manteve estável na região durante os últimos 14 mil anos”, sustenta Duncan McLaren.

A mais recente descoberta permite, assim, entender melhor como terá acontecido a colonização da América do Norte, fortalecendo a teoria de que os seres humanos viajaram ao longo da costa, podendo ter acontecido há mais tempo do que se pensa.

“A revelação agora feita suporta a ideia de que as primeiras pessoas nas Américas chegaram da zona este da Ásia, numa altura em que o mar estava em níveis baixos”, frisa Nick Ashton, curador do British Museum.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A frase “a humanidade estava a chegar ao fim da ultima era glacial” nao faz sentido. Nao era a humanidade que estava a chegar ao fim de qualquer coisa, mas a era glacial que se aproximava do seu final…

RESPONDER

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …