Pegadas pré-históricas com 13 mil anos descobertas na costa do Canadá

(dr) Grant Callegari / Hakai Institute

Um grupo de cientistas descobriu 29 pegadas humanas pré-históricas com 13 mil anos que apoiam a teoria de que os primeiros americanos terão chegado através da Ásia.

Um grupo de investigadores encontrou 29 pegadas humanas na costa da ilha de Calvert, no Canadá. Estas pegadas pré-históricas terão, pelo menos, 13 mil anos e datam da altura em que a humanidade estava a chegar ao fim da última era glaciar.

Os cientistas não sabem a quantas pessoas pertencem estas pegadas, mas afirmam ter encontrado, pelo menos, três tamanhos diferentes. Aliás, acreditam, inclusivamente, que uma das marcas na camada de sedimentos pertence a uma criança.

Duncan McLaren, da Universidade de Victoria e investigador do Hakai Institute, disse ao The Guardian que “o mais provável é que tenham sido deixadas numa área que estava logo acima da linha do mar”. Há 13 mil anos, o nível do mar era entre dois e três metros mais baixo do que atualmente.

A equipa iniciou as escavações em 2014, altura em que descobriram depósitos de lixo, com mais de seis mil anos, feitos de conchas, e ferramentas feitas em pedra. “Temos procurado locais arqueológicos nesta costa e foi assim que descobrimos as pegadas”, esclareceu McLaren.

Depois de a primeira pegada ter sido descoberta, a equipa regressou em 2015 e 2016 e encontrou mais 28 pegadas humanas, algumas delas ainda bem definidas, permitindo assim concluir a existência de três tamanhos distintos. As descobertas da equipa foram publicadas na Plos One.

Os cientistas consideram que aquele local tem um enorme potencial em termos arqueológicos, já que “o nível da água do mar se manteve estável na região durante os últimos 14 mil anos”, sustenta Duncan McLaren.

A mais recente descoberta permite, assim, entender melhor como terá acontecido a colonização da América do Norte, fortalecendo a teoria de que os seres humanos viajaram ao longo da costa, podendo ter acontecido há mais tempo do que se pensa.

“A revelação agora feita suporta a ideia de que as primeiras pessoas nas Américas chegaram da zona este da Ásia, numa altura em que o mar estava em níveis baixos”, frisa Nick Ashton, curador do British Museum.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A frase “a humanidade estava a chegar ao fim da ultima era glacial” nao faz sentido. Nao era a humanidade que estava a chegar ao fim de qualquer coisa, mas a era glacial que se aproximava do seu final…

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …