Pegadas pré-históricas com 13 mil anos descobertas na costa do Canadá

(dr) Grant Callegari / Hakai Institute

Um grupo de cientistas descobriu 29 pegadas humanas pré-históricas com 13 mil anos que apoiam a teoria de que os primeiros americanos terão chegado através da Ásia.

Um grupo de investigadores encontrou 29 pegadas humanas na costa da ilha de Calvert, no Canadá. Estas pegadas pré-históricas terão, pelo menos, 13 mil anos e datam da altura em que a humanidade estava a chegar ao fim da última era glaciar.

Os cientistas não sabem a quantas pessoas pertencem estas pegadas, mas afirmam ter encontrado, pelo menos, três tamanhos diferentes. Aliás, acreditam, inclusivamente, que uma das marcas na camada de sedimentos pertence a uma criança.

Duncan McLaren, da Universidade de Victoria e investigador do Hakai Institute, disse ao The Guardian que “o mais provável é que tenham sido deixadas numa área que estava logo acima da linha do mar”. Há 13 mil anos, o nível do mar era entre dois e três metros mais baixo do que atualmente.

A equipa iniciou as escavações em 2014, altura em que descobriram depósitos de lixo, com mais de seis mil anos, feitos de conchas, e ferramentas feitas em pedra. “Temos procurado locais arqueológicos nesta costa e foi assim que descobrimos as pegadas”, esclareceu McLaren.

Depois de a primeira pegada ter sido descoberta, a equipa regressou em 2015 e 2016 e encontrou mais 28 pegadas humanas, algumas delas ainda bem definidas, permitindo assim concluir a existência de três tamanhos distintos. As descobertas da equipa foram publicadas na Plos One.

Os cientistas consideram que aquele local tem um enorme potencial em termos arqueológicos, já que “o nível da água do mar se manteve estável na região durante os últimos 14 mil anos”, sustenta Duncan McLaren.

A mais recente descoberta permite, assim, entender melhor como terá acontecido a colonização da América do Norte, fortalecendo a teoria de que os seres humanos viajaram ao longo da costa, podendo ter acontecido há mais tempo do que se pensa.

“A revelação agora feita suporta a ideia de que as primeiras pessoas nas Américas chegaram da zona este da Ásia, numa altura em que o mar estava em níveis baixos”, frisa Nick Ashton, curador do British Museum.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A frase “a humanidade estava a chegar ao fim da ultima era glacial” nao faz sentido. Nao era a humanidade que estava a chegar ao fim de qualquer coisa, mas a era glacial que se aproximava do seu final…

RESPONDER

Base militar romana encontrada em campo de milho na Sérvia

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma base militar romana num terreno de milho na Sérvia. Os investigadores fizeram a descoberta a cerca de um metro de profundidade sob o milheiral. Os especialistas estavam a trabalhar na …

Novas tabelas do IRS. Salários e pensões até 686 euros isentos de retenção na fonte

O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020, segundo as novas tabelas de retenção …

Governo não deverá proibir circulação entre concelhos a 24 e 25 de dezembro

O Governo não vai aplicar as restrições à circulação entre concelhos na véspera e dia de Natal. Esta é uma das medidas em cima da mesa que o Conselho de Ministros vai discutir esta sexta-feira. O …

IA prevê a estrutura de uma proteína e supera um dos maiores desafios da biologia

Um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pela DeepMind, empresa britânica detida pela Google, conseguiu superar um dos maiores desafios da biologia ao prever com precisão a estrutura de uma proteína a partir de apenas a …

Novo estado de emergência. Especialistas voltam a reunir no Infarmed, Marcelo recebe partidos

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se esta quinta-feira para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

A tríade Mendes-Fosun-Wolves. O quid pro quo que pode estar perto do fim

A ligação entre Jorge Mendes, a Fosun e o Wolverhampton há muito que é contestada. Agora, pode estar perto do fim graças a novos regulamentos para agentes de jogadores. As participações sociais da Gestifute S.A. e …

Greve de fome. Ljubomir Stanisic assistido no hospital, Governo desmente recusa em receber manifestantes

O chef Ljubomir Stanisic, um dos rostos do movimento "A Pão e Água" e que estava há seis dias a fazer greve de fome em frente ao parlamento, foi na quarta-feira transportado para o Hospital …

"Não tenhamos ilusões". Marcelo alerta que o processo de vacinação vai levar muitos meses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou esta quarta-feira que o processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal vai levar "muitos meses", apelando aos portugueses para não baixarem a guarda. “Não tenhamos ilusões, …

As primeiras vacinas de combate à covid-19 exigem conservação a temperaturas negativas. A ciência explica porquê

O mês de novembro trouxe notícias encorajadoras sobre a produção de vacinas de combate à covid-19. Contudo, tanto a promissora descoberta da Moderna como a da Pfizer /BioNTech, usam uma tecnologia que obriga a que …

Já dois nomes na calha para substituir Zidane no Real Madrid

Já há dois nomes na calha para substituir o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, cuja continuidade no emblema espanhol está em risco depois de alguns desaires no campeonato e na Liga dos Campeões.  A notícia é …