Pegadas pré-históricas com 13 mil anos descobertas na costa do Canadá

(dr) Grant Callegari / Hakai Institute

Um grupo de cientistas descobriu 29 pegadas humanas pré-históricas com 13 mil anos que apoiam a teoria de que os primeiros americanos terão chegado através da Ásia.

Um grupo de investigadores encontrou 29 pegadas humanas na costa da ilha de Calvert, no Canadá. Estas pegadas pré-históricas terão, pelo menos, 13 mil anos e datam da altura em que a humanidade estava a chegar ao fim da última era glaciar.

Os cientistas não sabem a quantas pessoas pertencem estas pegadas, mas afirmam ter encontrado, pelo menos, três tamanhos diferentes. Aliás, acreditam, inclusivamente, que uma das marcas na camada de sedimentos pertence a uma criança.

Duncan McLaren, da Universidade de Victoria e investigador do Hakai Institute, disse ao The Guardian que “o mais provável é que tenham sido deixadas numa área que estava logo acima da linha do mar”. Há 13 mil anos, o nível do mar era entre dois e três metros mais baixo do que atualmente.

A equipa iniciou as escavações em 2014, altura em que descobriram depósitos de lixo, com mais de seis mil anos, feitos de conchas, e ferramentas feitas em pedra. “Temos procurado locais arqueológicos nesta costa e foi assim que descobrimos as pegadas”, esclareceu McLaren.

Depois de a primeira pegada ter sido descoberta, a equipa regressou em 2015 e 2016 e encontrou mais 28 pegadas humanas, algumas delas ainda bem definidas, permitindo assim concluir a existência de três tamanhos distintos. As descobertas da equipa foram publicadas na Plos One.

Os cientistas consideram que aquele local tem um enorme potencial em termos arqueológicos, já que “o nível da água do mar se manteve estável na região durante os últimos 14 mil anos”, sustenta Duncan McLaren.

A mais recente descoberta permite, assim, entender melhor como terá acontecido a colonização da América do Norte, fortalecendo a teoria de que os seres humanos viajaram ao longo da costa, podendo ter acontecido há mais tempo do que se pensa.

“A revelação agora feita suporta a ideia de que as primeiras pessoas nas Américas chegaram da zona este da Ásia, numa altura em que o mar estava em níveis baixos”, frisa Nick Ashton, curador do British Museum.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A frase “a humanidade estava a chegar ao fim da ultima era glacial” nao faz sentido. Nao era a humanidade que estava a chegar ao fim de qualquer coisa, mas a era glacial que se aproximava do seu final…

RESPONDER

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …