/

Pegadas inéditas de dinossauro em Alcobaça valem prémio europeu a adolescentes portugueses

MUHNAC / Lusa

Os jovens portugueses João Grenho e João Diogo, de 14 anos, venceram a medalha de prata num dos mais importantes concursos de ciência da Europa para os mais novos. Foi graças à descoberta de pegadas inéditas de um dinossauro Stegopodus, em Alcobaça.

Os dois alunos do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, em Oeiras, conquistaram o segundo lugar no ​​​​​​Italian Contest for Young Scientists que é um dos mais importantes concursos de ciência da Europa para jovens.

Um prémio “inesquecível”, como confessa João Grenho ao Diário de Notícias (DN).

Foi o projecto “Pegadas de stegossáurios – o enigma!” que também venceu o Concurso Nacional de Jovens Cientistas, em 2022, que lhes deu a medalha de prata no concurso que decorreu em Milão (Itália), e onde participaram 33 candidaturas da Europa, Ásia e América.

“Em 2020, numa saída de campo, descobrimos a primeira pegada de estegossauro e a segunda foi em 2021”, explica João Diogo ao DN.

A descoberta dos dois adolescentes surgiu no âmbito do grupo de Paleontologia da escola, sob a coordenação do professor Celestino Coutinho.

João Diogo e João Grenho que estão, actualmente, no nono ano, desenvolveram uma escala de classificação que lhes permitiu identificarem a única pegada de Stegopodus em Portugal, localizada na zona de Alcobaça.

“Nós nunca fomos àquela zona por causa das pegadas de Stegosaurus, mas sim por uma pista que íamos estudar. Só que, nos dois anos em que fomos lá, encontrámos as duas pegadas e decidimos fazer o trabalho sobre elas”, aponta ainda João Diogo ao DN.

Os dois jovens enaltecem o trabalho de campo como “uma experiência muito diferente” que ajuda a aprender. “Somos nós que temos que procurar, investigar, descrever, fazemos saídas de campo e lemos muitos trabalhos científicos já publicados”, nota João Diogo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.