Pedro Soares não acredita em nova geringonça. “Não há condições”

De acordo com Pedro Soares, “não há condições para uma nova geringonça.” O deputado não se recandidatará e acredita que o BE deve voltar a aproximar-se dos valores da sua génese.

Apesar de ressalvar que esta legislatura foi fundamental para a democracia, Pedro Soares frisa que deveria ter havido um segundo acordo escrito com o Partido Socialista. Em entrevista ao jornal Público, o deputado acrescenta que o Bloco teve um papel central nestes quatro anos no que toca ao equilíbrio da balança orçamental e em termos ambientais.

Defensor dos valores originais do BE, Pedro Soares adverte que há riscos no crescimento do partido. “É fundamental que o BE tenha um grande resultado nas legislativas. O reforço da esquerda é muito importante”, salienta.

Segundo o professor a solução governativa desta legislatura “foi em condições históricas particulares”, por isso, o Bloco “não deve vincar alianças” com o PS. Sobre a cooperação com o Partido Socialista, Pedro Soares diz ainda: “A meio desta legislatura devíamos ter confrontado o Governo e o PS com um novo caderno de encargos.”

“Acho que não há condições para que haja uma nova geringonça”, vincou o deputado. “Julgo que essas condições não se vão repetir agora, depois das eleições legislativas.”

“É preciso que o BE se afirme como um partido emancipatório, capaz de afirmar essa alternativa. É decisivo para que possa ter a ambição de mudar o país efetivamente“, remata o deputado que vê claras diferenças entre o Bloco e o partido de António Costa e Carlos César no que diz respeito ao modelo social e económico.

Questionado sobre um balanço do seu mandato, Pedro Soares disse que as principais áreas de intervenção foram o ambiente e habitação. “A possibilidade de aprovação da Lei de Bases da Habitação é um marco histórico fundamental. Em termos ambientais, ganhou o topo da agenda política e do debate social a questão das alterações climáticas e a preservação do nosso ambiente. Foi feito muito trabalho, avançou-se muito”.

Nas eleições legislativas que se avizinham, o deputado Pedro Soares, defensor da renovação e limitação de mandatos, não se recandidata. Admite voltar à Universidade de Lisboa, para dar aulas no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …