Pedro Proença eleito presidente da Liga de Clubes

Hugo Delgado / Lusa

O ex-árbitro Pedro Proença é o novo presidente da Liga de Clubes

O ex-árbitro Pedro Proença foi eleito esta terça-feira presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), batendo o antigo líder do organismo Luís Duque por nove votos.

Pedro Proença recebeu 32 votos, contra 23 de Luís Duque, recebendo o apoio de 12 dos 18 clubes da I Liga, que tinham direito a dois votos, e oito dos emblemas da II Liga.

Em Luís Duque, que tinha sido eleito a 27 de outubro de 2014, votaram seis clubes do primeiro escalão e 11 do segundo.

A informação tinha sido avançada pelos presidentes do Gil Vicente, António Fiúsa, e do Sporting de Braga, António Salvador, à saída da sede da Liga de clubes, no Porto.

Luís Duque, da lista A, tinha-se apresentado com candidatos a todos os órgãos, com José Mendes a manter-se como candidato à presidência da Mesa da Assembleia-Geral, sendo Carlos Pinto de Carvalho a encabeçar o Conselho Fiscal e Ricardo Guedes Costa o Conselho Jurisdicional.

Por seu turno, Pedro Proença, da lista B, apenas apresentarou lista ao Conselho Jurisdicional, liderado por Américo Pires Esteves.

Sérgio Azenha / Lusa

O ex-árbitro Pedro Proença na apresentação da sua candidatura à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Pedro Proença na apresentação da sua candidatura à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Eleito a 27 de novembro de 2014, para suceder a Mário Figueiredo, Luís Duque ocupava o cargo de presidente há menos de oito meses, mas a alteração de estatutos aprovada a 7 de julho imprimiu mudanças na estrutura da direção do organismo e motivou a realização de eleições.

A nova direção passa incluir um presidente da Liga, cinco vogais em representação dos clubes da I Liga, três vogais em representação dos clubes da II Liga e um membro da direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

A Assembleia-Geral ordinária da LPFP, que é composta pelos 37 clubes que disputam a I e II Liga, estava agendada para as 14h30.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ex-árbitro a gerir a liga de clubes? Sem conflito de interesses? Com a perseguição que alguns iniciaram contra a forma de escolha e a própria direcção dos árbitros?
    “Diz-me com quem estás dir-te-ei quem promoverei”!

  2. O tal ex árbitro há poucos dias só aceitava candidatar-se se o Luís Duque não se recandidatasse. Parece que foi o que lhe prometeram. Mas os bastidores moveram-se ele recandidata-se e eis que outros “nortes” se levantam… Será que Joaquim Oliveira levantou alguns dedos da marionete?
    “diz-me com quem estás dir-te-ei por quem intercederei…”

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …