/

Pedro Abrunhosa recebeu apoio “pessoal e institucional” de António Costa (e quer adido russo expulso)

30

O primeiro-ministro António Costa manifestou apoio “pessoal e institucional” a Pedro Abrunhosa após as críticas da Embaixada da Rússia em Lisboa por ter entoado “Putin, go fuck yourself” durante um concerto. É o próprio artista quem o revela, apelando à expulsão do adido russo que emitiu o comunicado.

“Isto não é um assunto pessoal, é um assunto nacional” e “uma questão que toca a todos”. É desta forma que Pedro Abrunhosa se refere à posição da Embaixada da Rússia que vê como uma ameaça.

Após ter dito “Vladimir Putin, go fuck yourself”, durante um concerto em Águeda, distrito de Aveiro, Abrunhosa foi alvo da Embaixada russa que, em comunicado, avisou que a voz do músico “se ouviu nos corredores do poder russo” e que as autoridades daquele país ficarão “atentas às actividades” do artista.

Este tom “é um claro exagero” e “um delírio de quem vive numa bolha ditatorial e está habituado a dizer o que quer sem ter consequências”, considera Abrunhosa em entrevista à CNN Portugal.

Para o músico “é muito grave” quando uma Embaixada “ousa emitir um comunicado neste tom, a fazer ameaças a um cidadão do país onde está“. Assim, Abrunhosa lamenta que não tenha sido tomada uma posição oficial “mais dura”.

“O Embaixador da Rússia deveria ter sido chamado para dar explicações – ao ministro dos Negócios Estrangeiros ou ao primeiro-ministro” e o Governo devia também optar pela “expulsão do adido que teve a ousadia de emitir o comunicado naquele tom”, constata Abrunhosa.

Apesar disso, o artista diz que não está “descontente” depois da “tomada de posição muito clara por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros”.

Além disso, refere que recebeu “o apoio pessoal e institucional do primeiro-ministro e de outros membros do Governo”.

Abrunhosa critica “silêncio” dos partidos

Está em causa “um atentado inaceitável à liberdade de expressão”, entende ainda o músico que espera, agora, que o Parlamento tome uma posição clara, aprovando o “protesto veemente” contra o comunicado da Embaixada russa que foi proposto pela Iniciativa Liberal (IL).

Neste sentido, Abrunhosa deixa um recado a outros partidos depois de apenas IL e PAN terem emitido posições públicas sobre o assunto.

Era importante saber o que pensam os outros partidos, nomeadamente o partido que está no poder e o principal partido da oposição”, vinca o músico.

“Isto não é um assunto pessoal, é um assunto nacional“, reforça Abrunhosa, salientando que não é preciso “gostar da [sua] música”, nem “simpatizar com a [sua] figura” para entender o que está em causa.

“Eu sou um artista que estou em palco, a trabalhar, sou um autor a manifestar as minhas ideias e sou ameaçado – há uma Embaixada que diz que me vai vigiar e que vou ter represálias. Isto é demasiado grave para que os partidos não saiam da sua caixa, do seu conforto, e não venham para a Assembleia da República e para a praça pública manifestar-se”, considera.

“No momento em que a Rússia consegue que os partidos portugueses e os artistas portugueses se calem, então já não precisam de invadir o país porque o país já foi invadido. O silêncio sempre foi cúmplice dos tiranos“, aponta ainda.

ZAP //

30 Comments

  1. Parabéns ao Pedro Abrunhosa e ao giverno pelo seu apoio ao artista e, como tal, à democracia e condenação à invasão da Ucrânia pela Rússia!

  2. Não entendo porque e que, por uma observação de um cantor, se faz um problema quase de lesa Pátria…e porque temos o Costa a meter-se num assunto destes que, quando muito, seria para ser tratado pelos negócios estrangeiros. O Costa nãobdevevter mais nada para fazer… por onde vai este Portugal….

    • Precisamente, o governo tem muito com que se ocupar se quiser. Só protagonismo mas se ainda fosse para deixar o país numa situação louvável; mas não foi o caso. A artista S. José é que fez um comentário 5 estrelas ” A minha voz não é a tua voz”.

    • Quem lesa as pátrias todas são os russos. Já estão a lesar a Alemanha. Se a economia alemã para, estamos todos fdds a nível económico europeu. Quem anda a lesar a Ucrânia, a matar criancinhas e a destruir tudo são os russos. Todos os cantores do mundo deviam dizer a mesma coisa nos seus concertos a ver se eles, russos, tem alguma vergonha em sequer existirem.

  3. Parabéns Porquê ? Tire os óculos para lhe vermos a cara
    Porque será que não quer mostrar os olhos. Sabe que dizem muito……………………

  4. Se o Pedro Abrunhosa queria ser tratado com respeito NUNCA deveria ter sido insultuoso e desrespeitador para com o chefe de estado de um outro país soberano!

    A liberdade de expressão tem limites e foram ultrapassados.

    Talvez tenha sorte por os Russos andarem ocupados com outros assuntos, mas poderia em abstracto configurar um ilícito criminal, sendo que a Embaixada tem todo o direito de reprovar a incorrecta atitude do P. Abrunhosa que, quiçá, quis publicidade grátis …

    Os artistas devem dar o exemplo, por possuírem especial visibilidade… Que aprenda a respeitar!

  5. Se o Sr. Pedro Abrunhosa pode chamar o que chamou a um chefe de Estado com quem Portugal mantém relações diplomáticas e é apoiado pessoa e institucionalmente pelo primeiro ministro, então estamos muito mail no que toca a respeito, descrição, diplomacia e educação

    • Um chefe de estado auto imposto que elimina os seus opositores e vai permanecer no comando até ao fim dos seus dias. E que já afirmou que Portugal é um país hostil.

  6. O Costa até é um grande fã da Ucrânia! E do Zelensky?… É um entusiasmo para o Costa, pois no Parlamento quando o Zelensky falou aos Srs. Deputados o Sr. Primeiro Ministro Costa e os membros do Governo tiveram que cumprir o protocolo e não puderam bater palmas…

  7. Penso que neste caso Abrunhosa excedeu se na linguagem. Entende se perfeitamente a animosidade e repúdio pelo estado russo e o seu líder mas a atitude de tomada de posição em termos de linguagem não é necessária, tornando se assim insultuosa. Vulgarizar e ofender verbalmente põe descrédito na ideia inicial.

  8. Para os que ainda defendem o estado russo. Um chefe de estado auto imposto responsável por milhares de mortes e destruição de um país que não quis obedecer ao seu comando. Putin e os seus lacaios tem razão num aspeto o ocidente democrático é fácil de derrotar porque o povo é sereno demais.
    Atualmente vivemos de escolhas e como diz o soberano da Rússia, quem não está a favor da Rússia é contra a Rússia.

  9. Que diriam as pessoas se Abrunhosa ou outro cantador qualquer tivesse usado a mesma expressão relativamente a Marcelo Rebelo de Sousa? Teria também sido visto como uma legítima forma de liberdade de expressão? Já era tempo de parar com este ódio acéfalo a tudo o que é russo.

  10. O que este Artista por o qual não tenho um gosto particular em termos Musicais , disse em relação a Putin o que poderia ser alargado a muitos outros Ditadores ! … Qualquer voz que se manifeste contra belicismos injustificados é de tomar em consideração !

  11. Não se sabendo que a expressão usada pelo Abrunhosa é uma adaptação da resposta dos guardas ucranianos da Ilha das Serpentes ao navio de guerra russo, todas as interpretações ficam comprometidas. Essa resposta tornou-se um grito da resistência ucraniana à invasão russa, levando até à impressão de uma coleção de selos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.