Pedófilos vão ter ajuda para evitar cometer crimes

No próximo ano, vai avançar em Portugal um programa destinado a ajudar quem sente atração por crianças a controlar os seus ímpetos.

A informação foi adiantada ao Público esta terça-feira por Ricardo Barroso, professor auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro do Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana da Universidade do Porto, que deu conta de que o programa avança já no próximo ano.

O programa, criado pela equipa de Klaus M. Beier, diretor do Instituto de Sexologia da Charité, da Universidade de Medicina de Berlim, existe em mais de uma dezena de cidades da Alemanha.

Segundo o jornal, não se destina a condenados por crimes sexuais, mas sim a pessoas que sofrem de pedofilia (atração por crianças pré-púberes) ou hebefilia (atração por púberes ou recém-púberes) e que desejam ajuda para controlar os seus impulsos.

Para Ricardo Barroso, o combate a este tipo de crimes não se pode cingir à condenação de quem os pratica. Para o especialista, a prevenção é igualmente importante. “O manual de intervenção técnica já foi traduzido para português. Todo o processo de intervenção está a ser planeado.”

A equipa alemã tem acompanhado e comparticipado este processo, adianta Ricardo Barroso. “Vai haver uma candidatura conjunta a fundos comunitários” e haverá também uma linha telefónica e uma pequena equipa, com um psiquiatra e um psicólogo no Porto e um psiquiatra e dois psicólogos em Lisboa.

De acordo com o jornal, a equipa alemã criou uma ferramenta de auto-ajuda para quem sente atração por menores de idade e não tem acesso a terapia presencial. A vantagem desta ferramenta é que pode ser acedida através da Internet. Atualmente, a ferramenta está em alemão e inglês, mas Ricardo Barroso garante que a tradução para português já está feita e que em breve ficará disponível.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …