Pedófilos vão ter ajuda para evitar cometer crimes

No próximo ano, vai avançar em Portugal um programa destinado a ajudar quem sente atração por crianças a controlar os seus ímpetos.

A informação foi adiantada ao Público esta terça-feira por Ricardo Barroso, professor auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro do Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana da Universidade do Porto, que deu conta de que o programa avança já no próximo ano.

O programa, criado pela equipa de Klaus M. Beier, diretor do Instituto de Sexologia da Charité, da Universidade de Medicina de Berlim, existe em mais de uma dezena de cidades da Alemanha.

Segundo o jornal, não se destina a condenados por crimes sexuais, mas sim a pessoas que sofrem de pedofilia (atração por crianças pré-púberes) ou hebefilia (atração por púberes ou recém-púberes) e que desejam ajuda para controlar os seus impulsos.

Para Ricardo Barroso, o combate a este tipo de crimes não se pode cingir à condenação de quem os pratica. Para o especialista, a prevenção é igualmente importante. “O manual de intervenção técnica já foi traduzido para português. Todo o processo de intervenção está a ser planeado.”

A equipa alemã tem acompanhado e comparticipado este processo, adianta Ricardo Barroso. “Vai haver uma candidatura conjunta a fundos comunitários” e haverá também uma linha telefónica e uma pequena equipa, com um psiquiatra e um psicólogo no Porto e um psiquiatra e dois psicólogos em Lisboa.

De acordo com o jornal, a equipa alemã criou uma ferramenta de auto-ajuda para quem sente atração por menores de idade e não tem acesso a terapia presencial. A vantagem desta ferramenta é que pode ser acedida através da Internet. Atualmente, a ferramenta está em alemão e inglês, mas Ricardo Barroso garante que a tradução para português já está feita e que em breve ficará disponível.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Número de Câmaras que devolvem parte do IRS duplicou numa década

O número de Câmaras Municipais que dão desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. O número de Câmaras Municipais a efetuar descontos no IRS a favor …

"Melhor treinador de todos os tempos". Mourinho vai receber prémio na Web Summit

A Web Summit anunciou, esta terça-feira, que o treinador de futebol português vai ser premiado com o "Web Summit Innovation in Sport", durante o evento que decorre online entre 2 e 4 de dezembro. Em comunicado …

Afinal, novo apoio social vai chegar a 250 mil trabalhadores e custar 633 milhões de euros

As negociações do Governo com a esquerda levaram a alterações no novo apoio social, que deverá abranger mais 80 mil pessoas do que inicialmente estava previsto.  O novo apoio social previsto na proposta de Orçamento do …

Geringonça açoriana. PSD pondera ligação com CDS, PPM e Chega (e o PAN é o centro da disputa)

PSD leva em conta "casamento" político com CDS e PPM e estes podem ser opção para o executivo regional. Os sociais-democratas e os socialistas disputam o PAN. Após as eleições nos Açores, que se realizaram no …

"Dei-te quase tudo." PS dedica música ao Bloco, mas não vai em cantigas

"Dei-te quase tudo e quase tudo foi demais." A dedicatória do deputado socialista João Paulo Pedrosa resume a relação tensa do Governo com o Bloco de Esquerda. Sem acordo, parte das propostas no Código de …

Cristiano Ronaldo está a ser investigado em Itália por causa da covid-19

O ministro do Desporto de Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou que está em curso uma investigação para "provar" que Cristiano Ronaldo quebrou o protocolo sanitário no âmbito da pandemia de covid-19. Em causa está o facto …

PEV vai abster-se na votação do Orçamento do Estado na generalidade

O Partido Ecologista "Os Verdes" junta-se ao PCP e ao PAN na abstenção da votação da proposta de Orçamento do Estado para 2021, cuja aprovação já está garantida. De acordo com o deputado José Luís Ferreira, …

Ovar volta a ativar Plano de Emergência Municipal

A Câmara Municipal de Ovar reativou o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil face ao aumento do número de casos de covid-19. Salvador Malheiro, decidiu ativar o Plano Municipal de Emergência, a partir das 00:00 …

Crocodilos africanos viveram em Espanha há seis milhões de anos

Há milhões de anos, várias espécies de crocodilos habitaram a Europa. Contudo, era improvável que crocodilos do género Crocodylus - de origem africana - tivessem vivido na bacia do Mediterrâneo. Os vestígios encontrados nas regiões …

Bernardo Silva arrasa Vieira (e Jesus e Rui Costa atiram-se ao jogador)

Na antecâmara das eleições para a presidência do Benfica, Bernardo Silva, ex-futebolista encarnado, apela a uma "mudança" e deixa duras críticas à presidência de Luís Filipe Vieira. Por outro lado, Rui Costa, que integra a …