/

Pedófilos vão ter ajuda para evitar cometer crimes

No próximo ano, vai avançar em Portugal um programa destinado a ajudar quem sente atração por crianças a controlar os seus ímpetos.

A informação foi adiantada ao Público esta terça-feira por Ricardo Barroso, professor auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e membro do Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana da Universidade do Porto, que deu conta de que o programa avança já no próximo ano.

O programa, criado pela equipa de Klaus M. Beier, diretor do Instituto de Sexologia da Charité, da Universidade de Medicina de Berlim, existe em mais de uma dezena de cidades da Alemanha.

Segundo o jornal, não se destina a condenados por crimes sexuais, mas sim a pessoas que sofrem de pedofilia (atração por crianças pré-púberes) ou hebefilia (atração por púberes ou recém-púberes) e que desejam ajuda para controlar os seus impulsos.

Para Ricardo Barroso, o combate a este tipo de crimes não se pode cingir à condenação de quem os pratica. Para o especialista, a prevenção é igualmente importante. “O manual de intervenção técnica já foi traduzido para português. Todo o processo de intervenção está a ser planeado.”

A equipa alemã tem acompanhado e comparticipado este processo, adianta Ricardo Barroso. “Vai haver uma candidatura conjunta a fundos comunitários” e haverá também uma linha telefónica e uma pequena equipa, com um psiquiatra e um psicólogo no Porto e um psiquiatra e dois psicólogos em Lisboa.

De acordo com o jornal, a equipa alemã criou uma ferramenta de auto-ajuda para quem sente atração por menores de idade e não tem acesso a terapia presencial. A vantagem desta ferramenta é que pode ser acedida através da Internet. Atualmente, a ferramenta está em alemão e inglês, mas Ricardo Barroso garante que a tradução para português já está feita e que em breve ficará disponível.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.