Pedir recibo de salário a trabalhador-estudante atenta contra vida privada

foto: Photoxpress

foto: Photoxpress

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) considerou hoje desproporcionada e atentatória ao direito à vida privada a exigência aos trabalhadores-estudantes da apresentação do recibo de vencimento e de uma declaração de inexistência de dívidas à Segurança Social.

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa exige aos alunos que queiram beneficiar do estatuto de trabalhador-estudante o recibo do último vencimento e a declaração de inexistência de dívidas à Segurança Social.

Em declarações escritas à agência Lusa, no início do mês, o director do ISCSP, Manuel Meirinho, justificou o procedimento com situações de fraude, ou possíveis situações, detectadas no passado, sem mencionar que fraudes foram encontradas.

Confrontada pela Lusa com o caso, a CNPD sustentou hoje que a “imposição de apresentação de recibos de vencimento, ou recibos verdes, sem mais, constitui uma exigência desproporcionada, por implicar uma compressão desnecessária do direito à vida privada do estudante”.

Ainda segundo a CNPD, “as normas dos regulamentos das instituições de ensino superior que exijam a apresentação de declaração de inexistência de dívidas violam o principio da proporcionalidade, por tal declaração nem sequer se mostrar adequada à finalidade pretendida”.

A Comissão Nacional de Protecção de Dados adianta, numa resposta escrita, que não lhe foi pedido qualquer parecer, como manda a lei, lembrando que o tratamento de dados pessoais não regulados em diploma legislativo, como o associado à concessão do estatuto de trabalhador-estudante, carece da sua autorização.

A CNPD recorda que o tratamento de dados da vida privada só pode ser consentido se, por “motivos de interesse público importante”, for “indispensável ao exercício das atribuições legais ou estatutárias do seu responsável”, ou quando o titular dos dados tiver dado autorização para tal.

Questionada sobre as diligências que irá tomar face às irregularidades que visam o ISCSP, a Comissão Nacional de Protecção de Dados respondeu apenas que irá “apurar exactamente que documentos estão a ser pedidos”, acrescentado que não recebeu qualquer queixa.

A Lusa procurou confrontar hoje, sem sucesso, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas com as considerações da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …