A -273°C, peças Lego podem ajudar a desenvolver computadores quânticos

Uma equipa de físicos da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, publicou um estudo que indica que as peças Lego se comportam como um excelente isolante térmico a temperaturas criogénicas.

Pela primeira vez, cientistas arrefeceram peças Lego à temperatura mais baixa possível, numa experiência que revela um novo uso para este popular brinquedo. As suas propriedades indicam que pode ser muito útil no desenvolvimento de computação quântica.

Uma equipa de físicos da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, colocou uma figura e várias peças de Lego dentro do frigorífico mais eficaz do mundo. De acordo com o Europa Press, esta máquina, especialmente fabricada na universidade, atinge menos 273,15 graus Celsius, aproximadamente 200.000 vezes mais frio do que a temperatura ambiente e 2.000 vezes mais frio do que o Espaço profundo.

Dmitry Zmeev, líder da equipa, adiantou em comunicado que estes resultados são muito “significativos”, uma vez que “descobrimos que o arranjo de fixação entre os blocos de Lego faz com que as estruturas de Lego se comportem como um excelente isolante térmico a temperaturas criogénicas”.

Esta característica é ideal “para os materiais de construção usados para o design de futuros equipamentos científicos, como refrigeradores por diluição“, explicou o físico. Inventado há 50 anos, o refrigerador de diluição está no centro de uma indústria global multibilionária e é crucial para o trabalho da física e da engenharia experimental moderna, incluindo o desenvolvimento de computadores quânticos.

O uso de estruturas plásticas ABS (acrilonitrila butadieno estireno), como as peças Lego, em vez dos materiais sólidos que se utilizam atualmente, significa que qualquer isolamento térmico futuro poderá ser produzido a um custo significativamente reduzido. Os resultados foram recentemente publicados na Scientific Reports.

O próximo passo é projetar e imprimir em 3D um novo isolador térmico para a próxima geração de refrigeradores de diluição, adiantam os cientistas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …

A Moog celebra os 100 anos do Theremin com um novo instrumento: o Claravox Centennial

Este ano marca o 100º aniversário do Theremin - um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrónicos, controlado sem qualquer contacto físico pelo músico. Para celebrar vai ser lançado o Claravox Centennial. Foi em 1920 que Leon Theremin, …

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …