Uma peça simples aumenta a autonomia dos carros elétricos até 10% no inverno

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Uma nova pesquisa revela que os carros elétricos que têm bombas de calor têm uma autonomia até 10% superior aos veículos sem estes aparelhos.

Com as temperaturas mais baixas no inverno, os condutores de veículos elétricos (VE) podem preocupar-se com a redução da autonomia das baterias. Embora seja verdade que o clima de inverno tem impacto no desempenho da bateria, a ideia de que os VE não aguentam o frio está ultrapassada, graças aos avanços tecnológicos.

Um estudo efetuado pelo grupo de dados de veículos elétricos Recurrent analisou dados de 18 000 veículos de 20 modelos e concluiu que a autonomia média dos veículos eléctricos em tempo frio é de cerca de 80% da sua capacidade normal.

Este valor varia consoante o veículo esteja ou não equipado com uma bomba de calor, que melhora significativamente o desempenho no inverno. Os veículos elétricos com bomba de calor mantêm uma autonomia em média 10% mais alta do que os veículos sem bomba de calor.

Os veículos com bomba de calor, como o Tesla Model X (89%), o Tesla Model S com bomba de calor (88%) e o Audi e-tron (87%), tiveram o melhor desempenho em condições de frio. O Tesla Model X, por exemplo, mantém 470 quilómetros de autonomia dos seus 529 quilómetros normais. Outros veículos com bom desempenho incluem o Hyundai Ioniq 5 (85%) e o Hyundai Kona (84%).

Alguns modelos debatem-se mais com a perda de autonomia no inverno, especialmente os que não possuem bombas de calor. O Volkswagen ID.4 (63%) tem a classificação mais baixa, com a sua autonomia a cair de 468 quilómetros na versão Pro S para apenas 294 quilómetros.

Outros modelos com fraco desempenho incluem o Chevrolet Bolt EV (69%) e o Ford Mustang Mach-E (66%). Dois modelos da General Motors – o Chevrolet Equinox EV (74%) e o Cadillac Lyriq (72%) – são exceções, com um desempenho inferior apesar de terem bombas de calor. A Recurrent está a investigar a razão pela qual estes modelos têm um desempenho pior do que o esperado.

Andrew Garberson, da Recurrent, salientou que, embora os condutores de veículos eléctricos possam notar uma redução da autonomia durante as temperaturas negativas, o condutor médio dos EUA percorre apenas cerca de 50 quilómetros por dia. Para a maioria, isto significa um carregamento ligeiramente mais frequente em vez de grandes interrupções.

Os veículos elétricos modernos dispõem de sistemas como o pré-condicionamento, que aquece a bateria antes do carregamento, otimizando a eficiência. Garberson aconselha a definição de estações de carregamento como destinos no sistema de navegação de um veículo para ativar esta funcionalidade.

ZAP //

1 Comment

  1. Julgava que essa diminuição era apenas uma impressão minha, mas afinal é verdade. Pena não listarem a percentagem de perda da totalidade dos veículos Elétricos.

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