/

Ordem da Liberdade? Zelenskyy é sustentado por fascismo e nazismo (PCP)

35

Oleg Petrasyuk / EPA

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.

Partido Comunista Português contra a entrega da Ordem da Liberdade ao presidente da Ucrânia.

O PCP considerou hoje que a decisão do Presidente português de condecorar o homólogo ucraniano com a Ordem da Liberdade é uma “afronta aos democratas” porque Volodymyr Zelensky “personifica um poder xenófobo, belicista e antidemocrático”.

Numa nota enviada às redações, o PCP considerou que a decisão do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, de condecorar o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade, “constitui uma afronta aos democratas e uma decisão contrária à construção de um caminho de paz”.

Os comunistas criticam esta condecoração “em vésperas das comemorações dos 50 anos da Revolução libertadora de Abril”, acusando o Presidente ucraniano de personificar “um poder xenófobo, belicista e antidemocrático, rodeado e sustentado por forças de cariz fascista e nazi”.

A condecoração, para o PCP, “só pode ser recebida com indignação por todos quantos conhecem o valor da luta pela liberdade que o povo português travou ao longo de décadas contra o regime fascista”.

Na quarta-feira, numa nota colocada no portal da Presidência na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a condecoração do Presidente da Ucrânia, admitindo que antecipou o anúncio na sequência de uma “iniciativa parlamentar sobre esta matéria”.

“O Presidente da República tencionava anunciar no dia 24 deste mês, data em que se completa um ano sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia, a condecoração do Presidente Zelensky. Tendo em conta a iniciativa parlamentar sobre esta matéria, anuncia desde já que decidiu atribuir ao Presidente da Ucrânia o Grande-Colar da Ordem da Liberdade”, podia ler-se na nota.

De acordo com a edição do Público daquele dia, o PAN pretendia assinalar o primeiro ano da guerra com uma proposta de condecoração de Zelensky, o que levou o chefe de Estado português a antecipar o anúncio.

// Lusa

35 Comments

  1. Tanto quanto se consegue perceber Volodymyr Zelensky foi eleito democraticamente e luta pela liberdade do seu povo. É, portanto, merecedor da distinção que o Presidente da República lhe pretende atribuir num dia simbólico para o povo português. Nesta matéria, o PCP não acompanha aquele que parece ser o sentimento da maioria da população portuguesa, mas tal não o deve privar do direito de expressar a sua opinião, como, aliás, acabou de fazer, de forma clara e não dissimulada, e que é útil em termos de juízo político para futuras eleições.

  2. Parece-me bem porque o poder na Ucrânia neste momento vem da extrema direita. Isso não quer dizer que o poder na Rússia seja democrático e muito menos de esquerda.
    No fundo o que se confronta é a direita mais reaccionária em ambos lados com a diferença de uma ser imperialista e a outra defender o seu estado mesmo por cima das particularidades culturais dos territórios diferenciados. Se tivessem feito as coisas no seu devido tempo tal vez se tivesse poupado esta destruição e sofrimento de vidas.

    • Existe também outra diferença de fundo: uns são um bando de criminosos e os outros nunca fizeram mal a ninguém. E para além disso, uns são uns impostores, ditadores e outros foram eleitos democraticamente.

  3. Certamente que, na opinião do PCP, esta condecoração seria bem entregue ao líder da Coreia do Norte, ou da China, ou de Cuba ou de uma democracia onde os direitos das populações e dos trabalhadores está consideravelmente mais em conta que nos países ditatoriais do ocidente que apenas fazem eleições para disfarçar as coisas! SÓ QUE NÃO!

    Ah pois, já me esqueci, sou manipulado pela imprensa! A informação fidedigna e à “prova de bala” vem no jornal do avante! LOL

  4. A hipocrisia dos comunistas é irônica e patética se não fosse trágica. mataram mais que os fascistas e nazistas juntos, por mais terríveis que são essas 3 doutrinas a comunista é a que causa mais dano por mais tempo. eles e seus discursos mentirosos deveriam ser alijados democraticamente da vida política pela vontade da maioria não comunista.

    • Quase por toda a Europa os partidos comunistas desapareceram. O comunismo até no próprio país onde nasceu, já há muito desapareceu. O PCP defende o quê? Que triste cambada de idiotas!

  5. Que mais se pode esperar de um partido anti democrático que pretendeu criar em Portugal uma nova ditadura ?

    Partido político vendido a um regime que promove o assassinato de cidadãos inocentes, e ditadura que matam e exploram o povo , como Cuba, Venezuela , Correia do Norte , etc .

    Valha-nos a sua insignificância!!

  6. Que mais se pode esperar de um partido anti democrático que Partido político que pretendeu criar em Portugal uma nova ditadura ?

    Partido político vendido a um regime que promove o assassinato de cidadãos inocentes, e ditadura que matam e exploram o povo , como Cuba, Venezuela , Correia do Norte , etc .

    Valha-nos a sua insignificância!!

  7. Porque é que o PCP, não propõe condecorar o “grande democrata e libertado do povo russo” Vladimir Putin, com a Ordem da Liberdade?
    Pois o Vladimir Putin não exerce ““um poder xenófobo, belicista e antidemocrático,” e não está ” rodeado e sustentado por forças de cariz fascista e nazi”.
    Tiveram 3 ou 4 %, vamos ver nas próximas eleições.

    Proponho que num futuro próximo haja avenidas ou ruas com o nome de Volodimir Zelensky.

  8. Boa tarde,

    Concordo inteiramente com o Fernando Xavier. E atenção que sou apartidário!
    O Zelensky não é melhor do que o Putin! Ambos defendem estratégias bélicas. Ambos não querem ceder, nem negociar. Ambos estão a contribuir para a matança dos seus conterrâneos. Tudo o que o Zelensky tem feito é pedir mais armas e a ajuda para continuar a guerra. (aliás por ele e pelos seus seguidores o mundo estaria agora a enfrentar uma terceira guerra mundial!) Mesmo os comentadores que defendem que é necessário que a Ucrânia ceda em algumas coisas usam falinhas mansas para o dizer. As pessoas têm medo de serem intituladas de comunistas por não gostarem do Zelensky., é politicamente incorreto. Isto nada tem a ver com comunismo. Tem tudo a ver com imperialismo e nacionalismo. Mas neste caso o nacionalismo domina nos dois lados da fronteira. A guerra devia e podia ter sido evitada.
    ZELENSKY = PUTIN

    • Contra o Direito Internacional, a Ucrânia, um país soberano foi invadido pela Russia, a Russia é o agressor e a Ucrânia o agredido, a vítima, não há aqui nenhuma possibilidade de equivalência. A Ucrânia não invadiu a Russia nem declarou Guerra a este país. Não há nenhum exército Ucraniano na Russia, mas há uma exército agressor enorme russo na Ucrânia. A Ucrânia tem toda a legitimidade em se defender da agressão. Putin tem aspirações Imperiais e quer transformar a Ucrânia numa Colónia. A guerra podia acabar hoje, basta a Russia retirar o seu exército da Ucrânia e dos territórios ocupados como a Crimeia e o Donbass. Também não há nenhuma equivalência entre Putin e Zelensky, Putin é um Ditador, os opositores estão todos presos ou no estrangeiro e o Oligarca-mor do Regime, um sujeito com uma ideologia Nazi. Zelensky pelo contrário é um líder judeu e russófono que defende a Democracia na Ucrânia com unhas e dentes.

    • Deviam entrar-te pela casa dentro para ver se pensavas o mesmo. É cada anormal que para aí anda. A Ucrânia tem todo o direito a defender-se.

  9. O governo português devia ter aprendido com o “Botas” e ter-se mantido afastado desta contenda. O Costa anda sempre a pôr-se em bicos de pés, para quê? Sempre que Portugal se meteu nas guerras alheias sobrou para nós. O caso mais recente foi a nossa triste participação na 1ª Guerra Mundial. Neste caso actual com a agravante de podermos ser destruídos enquanto o diabo esfrega um olho…

    • A Guerra Colonial foi uma iniciativa de Salazar e durou 13 anos. No fim Portugal teve que se vergar aos ventos da História e aceitar a autodeterminação dos países africanos. Se tivesse descolonizado 13 anos antes não tinha sacrificado 2 gerações de jovens mancebos numa guerra inglória.

  10. Quanto às declarações do Partido Comunista Português fiquei muito espantado porque pensei que as acusações de Nazi e fascista por parte de Putin em relação a Zelensky eram para consumo interno e nunca pensei que o PC subscrevesse uma narrativa falaciosa como esta que tem a intencionalidade de criar uma narrativa falsa para justificar a invasão e a guerra.

  11. Este PCP está em completa agonia. Por isso é que meteram o padeiro a comandá-lo. Deve ser para fechar as portas. O ilusionismo do comunismo já não existe.

  12. Putin ao invadir um país soberano ele é que é o verdadeiro nazi. Foi assim que Hitler atuou. Esta sua tática discursiva (aliás percetível e ingénua) está de acordo com o dito popular: “chama-lhe antes que te chamem”.

  13. Sobre a cassete do pcp Trata-se de uma submissão às origens, da qual não se conseguem desligar.
    Acusam os democratas de nazis e tantas outras insinuações da sua falhado propaganda.
    É vergonhoso o que se está a verificar com esta mortandade de civis indefesos e destruição das suas casas.
    É por isto que ultimamente os partidos comunistas estão em acentuada extinsão por toda a europa.

  14. O FM argumenta bem, mas rege-se pela cartilha. E, muitas vezes, temos de fugir da cartilha e olhar a realidade do caso concreto, da exceção. Nem tudo é tão simples como se quer fazer parecer. Estas problemáticas são complexas. Não há guerras de santos contra demónios. Isso só na ficção! Sim, eu sei que foi a Rússia que invadiu a Ucrânia soberana, toda a gente sabe disso! Mas o problema é que esta problemática não pode ser reduzida a essa questão. Não conheço a história em detalhe, mas não é preciso conhecer a história em detalhe para perceber que nem a cultura e a realidade Russas, nem a cultura nem a realidade Ucranianas nada têm a ver com a nossa cultura ou realidade ocidentais. Nada mesmo. São mundos diferentes. O problema (e não digo que seja mau) é que neste momento países que nada têm a ver connosco fazem parte da União Europeia. Mas temos de olhar a realidade – Rússia e Ucrânia são nações irmãs, que sempre tiveram conflitos entre si. As mesmas crueldades e crimes cometidos pelos russos, acontecem também às mãos dos ucranianos. Não vale a pena sermos ingénuos. A Ucrânia é uma nação nova, que fez parte da União Soviética e só há poucos anos soube o que é democracia. Mas acham que a Ucrânia é um país democrático? Claro que não! A democracia é algo que não se aprende assim de um dia para o outro. A cultura Ucraniana é igual à Russa~. A única diferença é que a Rússia é uma nação enorme poderosa e a a Ucrânia é bem mais pequena. Não fora a ajuda dos EUA (e da Europa tb, em certa medida) e a guerra teria acabado ao fim de uma semana, com a rendição da Ucrânia. O que eu quero dizer com isto é que a Ucrânia tem os mesmos defeitos (e as mesmas qualidades) da Rússia. São países irmãos. Putin foi muito claro antes de iniciar esta guerra. O seu problema era ver a Ucrânia na NATO e o que isso traria de ameaça para a soberania da Rússia. Daí a Rússia justificar esta guerra como uma forma de defesa da sua nação. De forma a não ficar sujeita à ameaça da NATO. E se houvesse mais empatia na generalidade das pessoas, pensaríamos que, se estivéssemos no lugar de Putin, também não nos restaríamos muitas outras opções. Como mero observador, acho que Putin foi bastante mais humano do que outros líderes mundiais. Ele avisou o início da guerra muito antes de dar luz verde à mesma. Ele aguardou um largo período de tempo para que a Ucrânia tomasse uma posição e evitasse a guerra. Podemos dizer que a Ucrânia teve muito tempo e possibilidade de evitar a guerra. Esta guerra só não foi evitada porque a Ucrânia quis ser mais teimosa. E o pior – quis fazer braço de ferro com a Rússia. Isso seria como se os EUA nos ameaçassem de alguma coisa e Portugal recusasse, sabendo que se o fizesse, os EUA iriam invadir. Isto seria sensato??? Uma guerra de Portugal com os EUA? Pois, dirão, nós nada temos a ver com os EUA. Mas a Ucrânia tudo tem a ver com a Rússia e por mais ocidental que se queira tornar, não pode/deve desejar conflitos com a Rússia, nação irmã, melhor, eu diria, nação mãe! Ou seja, dizer que a Rússia é culpada porque invadiu uma nação soberana é uma forma muito básica e simplista de ver uma questão tão complexa e é isso que está a ofuscar a perceção da maioria das pessoas.
    Quanto ao cometário do Sr. de nome muito criativo “Ah, pois é!”, vou apenas perguntar-lhe – se aparecessem uns gatunos na sua casa com metralhadoras e lhe pedissem para lhe dar todo o seu dinheiro em troca da vida dos seus filhos (ou outros familiares) , o que o Sr. Ah, pois é” faria? Dar-lhe todo o dinheiro para que os gatunos fossem embora e salvasse a sua família ou recusar-lhes-ia o dinheiro e deixaria que lhe matassem os filhos e a família? Nesta resposta está também a resposta para o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Claro que a Ucrânia tem todo o direito a defender-se, como o “Ah, pois é!” também teria se lhe ameaçassem os filhos e a família como um par de metralhadoras na sua casa! Haja bom senso e um pouco de inteligência antes de se mandarem bocas para o ar! Uma coisa é o direito de uma nação se defender, a outra é querer teimar com uma guerra com consequências devastadoras para uma nação e para populações. Como na nossa casa, a prioridade seria salvar a nossa família, numa guerra, a prioridade deverá ser negociar para salvar o povo inocente! Insistir numa guerra que não parece ter fim é suicídio! Suicídio não, dirão, pois não é Zelensky que morre na frente de guerra, são muitos pobres desgraçados, inocentes, proibidos de sair da Ucrânia e obrigados a combater! E não adianta que não concordem a com a política dos seus governantes! Todos têm de pagar pelos devaneios dos seus dirigentes!

    • Tens de procurar beber menos. Tem juízo. Só disparates a querer justificar o injustificável. Putin é um criminoso e jamais poderá ganhar esta guerra. Nunca na vida a Ucrânia ou o ocidente irão ceder. Antes disso tens uma terceira guerra mundial.
      Quanto ao teu texto apenas retive uma frase: “Não conheço a história em detalhe,..”
      Nota-se perfeitamente. Mas antes de escreveres podias perder um pouco de tempo a estudar essa mesma história. Falar do que se desconhece, dá nisto. Uma palermice total vinda de quem, calado, será certamente um poeta.

      • Então és a favor da guerra? Deves estar a ganhar algum .
        Nós é que estamos a pagar a teimosia do Sr. Ucraniano não se querer sentar à mesa para negociar. Ele pensa que está a fazer um filme , mas não é. Está a deixar morrer inocentes, e dar milhões a ganhar aos americanos.
        O Sr. Presidente Marcelo via condecorá-lo com a Ordem da Liberdade. Mas que liberdade?
        De certeza não é para os milhares que estão a morrer.
        Ah mas o Presidente gosta de condecorar toda a gente . Também condecorou o Sr. Adriano Correia Cardoso que deve 2 milhões ao Fisco, por isso a todos os Portugueses.
        Será que vai vender a condecoração para pagar o que deve?

  15. phoda-se o p c pêzinho. Vocês estão completamente phodidos e sem apoios e com esta merdice que estão a dizer a respeito da UCRANIA, vão ficar malna fotografia e vai vos acontecer o que aconteceu ao cds… RUA. A russia é governada como era governado o 3reich, ou seja,a russia é governada por uma bando de gangsters.

  16. Zelensky foi eleito pelo seu povo e está a liderar a sua defesa contra agressores que invadiram e estão a destruir um país vizinho sem qualquer legitimidade. Putin é responsável pelas mortes de milhares de civis ucranianos. Zelensky representa o direito de qualquer povo decidir quem o governa e de não ser aniquilado por outros países. Não tenho qualquer dúvida sobre quem apoiar. Qualquer partido que apoie princípios democráticos também não deveria ter qualquer problema em defender a posição de Zelensky. O PCP segue o seu caminho de apoio ou pelo menos de não crítica a regimes como a Rússia, a China ou a Coreia do Norte logo não é de estranhar que esteja ao lado dos atacantes do povo ucraniano.

  17. Tudo o que o Putin quer, é construir um novo império soviético, e, como os comunistas portugueses ainda têm muitas
    saudades desse regime, apoiam-no sem hesitações..

  18. Tudo o que o Putin quer, é construir um novo império soviético, e, como os comunistas portugueses ainda têm muitas
    saudades desse regime autocrata, apoiam-no incondicionalmente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.