/

Presidente da República atribui Ordem da Liberdade a Zelenskyy

Presidência da Ucrânia / Wikimedia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade, como forma de assinalar um ano da invasão da Ucrânia pela Rússia, anunciou esta quarta-feira o Palácio de Belém.

Numa nota colocada no portal da Presidência na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a condecoração do Presidente da Ucrânia, admitindo que antecipou o anúncio na sequência de uma “iniciativa parlamentar sobre esta matéria”.

“O Presidente da República tencionava anunciar no dia 24 deste mês, data em que se completa um ano sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia, a condecoração do Presidente” Zelensky, lê-se na nota.

“Tendo em conta a iniciativa parlamentar sobre esta matéria, anuncia desde já que decidiu atribuir ao Presidente da Ucrânia o Grande-Colar da Ordem da Liberdade”, acrescenta o comunicado.

De acordo com a edição do Público desta quarta-feira, o PAN pretendia assinalar o primeiro ano da guerra com uma proposta de condecoração de Zelenskyy, o que levou o chefe de Estado português a antecipar o anúncio.

O Grande-Colar da Ordem da Liberdade é o mais alto grau da Ordem e é concedido pelo Presidente da República a chefes de Estado estrangeiros. Segundo a informação disponível no site da Presidência, já foram agraciados o então Presidente francês François Miterrand (1987), o Rei Juan Carlos I de Espanha (1988), o Presidente Lech Walesa da Polónia (1993), os Presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003) e o secretário-geral da ONU Kofi Annan (2005).

Em 1996, o Presidente Jorge Sampaio agraciou o seu antecessor, Mário Soares, e o Presidente Cavaco Silva repetiu o gesto para com Jorge Sampaio.

O Parlamento irá assinalar a data de 24 de Fevereiro com um debate sobre a situação na Ucrânia proposto pelo presidente da Assembleia da República.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.