PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver “mãos livres”, há risco de retrocesso

Miguel A. Lopes/ Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre prioridades.

“Se o PS tiver as mãos completamente livres, o que foi alcançado corre o sério risco de andar para trás, da mesma forma que andaria se o CDS e o PSD reunissem condições para tal”, afirmou Jerónimo de Sousa, no Funchal, na Madeira, discursando numa iniciativa pública centrada na ideia de “dar mais força à CDU” nas próximas eleições regionais da Madeira (22 de setembro) e legislativas (6 de outubro).

O dirigente argumentou que “a operação de chantagem, com a ameaça de demissão do Governo do PS neste final de legislatura, confirma que o PS, tal PSD e CDS, não hesitará, criadas as condições, em retomar a sua política de sempre de transferência para as costas do povo de toda e qualquer dificuldade ou crise que surja”.

Segundo Jerónimo de Sousa, “o PS não hesitará em colocar as ordens de Bruxelas à frente dos interesses do povo” e “não será pelas mãos do PS” que prosseguirá a reposição de direitos em Portugal. O secretário-geral considerou que “o PS não mudou a sua natureza e opções de fundo” – o que mudou, referiu, “foram as circunstâncias”, das quais o partido pretende livrar-se “para poder passar a fazer a política de direita de mãos livres que sempre antes fizera e ambiciona retomar”.

Por isso, defendeu ser “uma questão decisiva reforçar a CDU, aumentar a votação e o seu número de deputados, e assim fazer avançar a região e o país”. Nas próximas eleições, insistiu, está em causa dar mais força à CDU ou “andar para trás pela mão do PS, PSD e CDS, perdendo muito do alcançado”.

Jerónimo de Sousa recordou o que se passou na Madeira há quatro anos, nas anteriores legislativas regionais: “Por meia dúzia de votos a CDU não elegeu o terceiro deputado, que teria feito o PSD perder maioria absoluta. Teria derrotado o PSD”.

Entre “mentiras” do PS, do PSD e do CDS-PP que apontou na sua intervenção, o comunista disse que os socialistas da Madeira se apresentam como alternativa ao PSD, mas que, quando se compara Paulo Cafôfo (candidato do PS) e Miguel Albuquerque (atual presidente e recandidato, pelo PSD), “bem se pode dizer que os riscos que se correm é que o PS venha a fazer o mesmo, senão pior”.

Existe, no seu entender, o “mesmo comprometimento com os grandes senhores e capitalistas da região, o mesmo compadrio com a especulação urbanística, os mesmo compromissos com os grupos privados da saúde, a mesma desatenção e abandono para com as populações mais desfavorecidas das zonas altas ou bairros municipais”.

“Muito do que foi alcançado foi conquistado a contragosto e com a resistência do PS”, sublinhou, acrescentando que em 2015 se derrotou “a versão mais retrógrada da política de direita”, mas esta não foi definitivamente vencida “porque os seus aspetos mais estruturantes estão presentes na governação do país”.

Nesta iniciativa, o cabeça de lista da CDU nas regionais madeirenses, Edgar Silva, sustentou que “os resultados desastrosos da direita precisam ser travados” e “para que se concretize um novo rumo na região não basta que mudem as moscas”.

Por seu turno, a cabeça de lista pela Madeira à Assembleia da República nas eleições legislativas nacionais, Herlanda Amado, declarou que “o país e a região não estão condenados à regressão” e defendeu a necessidade de “construir um regime autonómico justo e solidário”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …