PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver “mãos livres”, há risco de retrocesso

Miguel A. Lopes/ Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre prioridades.

“Se o PS tiver as mãos completamente livres, o que foi alcançado corre o sério risco de andar para trás, da mesma forma que andaria se o CDS e o PSD reunissem condições para tal”, afirmou Jerónimo de Sousa, no Funchal, na Madeira, discursando numa iniciativa pública centrada na ideia de “dar mais força à CDU” nas próximas eleições regionais da Madeira (22 de setembro) e legislativas (6 de outubro).

O dirigente argumentou que “a operação de chantagem, com a ameaça de demissão do Governo do PS neste final de legislatura, confirma que o PS, tal PSD e CDS, não hesitará, criadas as condições, em retomar a sua política de sempre de transferência para as costas do povo de toda e qualquer dificuldade ou crise que surja”.

Segundo Jerónimo de Sousa, “o PS não hesitará em colocar as ordens de Bruxelas à frente dos interesses do povo” e “não será pelas mãos do PS” que prosseguirá a reposição de direitos em Portugal. O secretário-geral considerou que “o PS não mudou a sua natureza e opções de fundo” – o que mudou, referiu, “foram as circunstâncias”, das quais o partido pretende livrar-se “para poder passar a fazer a política de direita de mãos livres que sempre antes fizera e ambiciona retomar”.

Por isso, defendeu ser “uma questão decisiva reforçar a CDU, aumentar a votação e o seu número de deputados, e assim fazer avançar a região e o país”. Nas próximas eleições, insistiu, está em causa dar mais força à CDU ou “andar para trás pela mão do PS, PSD e CDS, perdendo muito do alcançado”.

Jerónimo de Sousa recordou o que se passou na Madeira há quatro anos, nas anteriores legislativas regionais: “Por meia dúzia de votos a CDU não elegeu o terceiro deputado, que teria feito o PSD perder maioria absoluta. Teria derrotado o PSD”.

Entre “mentiras” do PS, do PSD e do CDS-PP que apontou na sua intervenção, o comunista disse que os socialistas da Madeira se apresentam como alternativa ao PSD, mas que, quando se compara Paulo Cafôfo (candidato do PS) e Miguel Albuquerque (atual presidente e recandidato, pelo PSD), “bem se pode dizer que os riscos que se correm é que o PS venha a fazer o mesmo, senão pior”.

Existe, no seu entender, o “mesmo comprometimento com os grandes senhores e capitalistas da região, o mesmo compadrio com a especulação urbanística, os mesmo compromissos com os grupos privados da saúde, a mesma desatenção e abandono para com as populações mais desfavorecidas das zonas altas ou bairros municipais”.

“Muito do que foi alcançado foi conquistado a contragosto e com a resistência do PS”, sublinhou, acrescentando que em 2015 se derrotou “a versão mais retrógrada da política de direita”, mas esta não foi definitivamente vencida “porque os seus aspetos mais estruturantes estão presentes na governação do país”.

Nesta iniciativa, o cabeça de lista da CDU nas regionais madeirenses, Edgar Silva, sustentou que “os resultados desastrosos da direita precisam ser travados” e “para que se concretize um novo rumo na região não basta que mudem as moscas”.

Por seu turno, a cabeça de lista pela Madeira à Assembleia da República nas eleições legislativas nacionais, Herlanda Amado, declarou que “o país e a região não estão condenados à regressão” e defendeu a necessidade de “construir um regime autonómico justo e solidário”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Negociações falharam. Sindicatos dos motoristas entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do …

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …