Patti Smith engana-se na letra na entrega do Nobel a Bob Dylan

A cerimónia de entrega dos Prémios Nobel 2016 ficou marcada pela ausência de Bob Dylan, o primeiro cantor e compositor a ser distinguido com o Nobel da Literatura. Patti Smith foi a Estocolmo em nome de Bob Dylan e, de tão emocionada, enganou-se na letra. 

Na cerimónia de entrega dos prémios Nobel, na tarde deste sábado, em Estocolmo, Patti Smith esqueceu-se da letra da canção “A Hard Rain’s A- Gonna Fall” e teve que interromper a atuação ao fim de 30 segundos de atuação.

“Desculpem, estou tão nervosa”, disse a cantora, pedindo à orquestra para voltar ao início. A plateia de 1.500 convidados, onde pontificava o Rei Gustavo da Suécia, recebeu o engano com uma salva de palmas.

Pouco antes da atuação de Patti Smith, o académico Horace Engdahl, membro da Academia Sueca e do Comité para o Nobel da Literatura, justificou a atribuição do prémio a Bob Dylan, assegurando que este mudou a ideia do que a poesia pode ser e de como pode funcionar.

Bob Dylan enviou um discurso que foi lido pela embaixadora dos Estados Unidos na Suécia. “Se alguém me tivesse dito que eu tinha uma hipótese de ganhar o Prémio Nobel, eu teria pensado que as minhas hipóteses eram tão grandes como estar na lua“, escreveu Bob Dylan, o primeiro autor-compositor a receber o prémio.

Este discurso acabou por ser a primeira vez que o músico agradeceu formalmente à Academia Sueca por o ter premiado com o Nobel da Literatura.

“Nenhuma vez tive tempo de perguntar a mim mesmo, ‘Serão as minhas músicas literatura?‘”, disse Dylan, confessando que juntar-se a nomes como Thomas Mann, Albert Camus ou Ernest Hemingway, entre outros, “está além das palavras”. E, dirigindo-se à Academia Sueca, agradeceu por “dedicar tempo a considerar essa pergunta” e, em última análise, “por dar uma resposta tão maravilhosa”.

Bob Dylan justificou a ausência na cerimónia de entrega dos prémios com “outros compromissos”, mas, no discurso, lamentou não estar em Estocolmo. Ainda assim, disse estar no local “em espírito” e “honrado” com o prémio.

Presenças

O trio britânico David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz foram os primeiros a ser chamados para receber galardão sobre o seu trabalho na área da Física, seguidos pelo francês Jean-Pierre Sauvage, pelo britânico Fraser Stoddart e pelo holandês Bernard Feringa, que partilharam o prémio de Química.

Yoshinori Ohsumi, do Japão, recebeu então o Nobel da Medicina e, por último, o britânico Olvier Hart e o finlandês Bengt Holmstrom receberam o Nobel da Economia.

Antes, já o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, tinha recebido o Prémio Nobel da Paz, numa cerimónia que decorreu na capital da Noruega, Oslo, ao princípio da tarde de sábado.

Os prémios Nobel são uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de oito milhões de coroas suecas, equivalente a 824 mil euros, cerca de 871 mil dólares, que é partilhado se houver mais do que um vencedor numa categoria.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …