/

Patti Smith engana-se na letra na entrega do Nobel a Bob Dylan

A cerimónia de entrega dos Prémios Nobel 2016 ficou marcada pela ausência de Bob Dylan, o primeiro cantor e compositor a ser distinguido com o Nobel da Literatura. Patti Smith foi a Estocolmo em nome de Bob Dylan e, de tão emocionada, enganou-se na letra. 

Na cerimónia de entrega dos prémios Nobel, na tarde deste sábado, em Estocolmo, Patti Smith esqueceu-se da letra da canção “A Hard Rain’s A- Gonna Fall” e teve que interromper a atuação ao fim de 30 segundos de atuação.

“Desculpem, estou tão nervosa”, disse a cantora, pedindo à orquestra para voltar ao início. A plateia de 1.500 convidados, onde pontificava o Rei Gustavo da Suécia, recebeu o engano com uma salva de palmas.

Pouco antes da atuação de Patti Smith, o académico Horace Engdahl, membro da Academia Sueca e do Comité para o Nobel da Literatura, justificou a atribuição do prémio a Bob Dylan, assegurando que este mudou a ideia do que a poesia pode ser e de como pode funcionar.

Bob Dylan enviou um discurso que foi lido pela embaixadora dos Estados Unidos na Suécia. “Se alguém me tivesse dito que eu tinha uma hipótese de ganhar o Prémio Nobel, eu teria pensado que as minhas hipóteses eram tão grandes como estar na lua“, escreveu Bob Dylan, o primeiro autor-compositor a receber o prémio.

Este discurso acabou por ser a primeira vez que o músico agradeceu formalmente à Academia Sueca por o ter premiado com o Nobel da Literatura.

“Nenhuma vez tive tempo de perguntar a mim mesmo, ‘Serão as minhas músicas literatura?‘”, disse Dylan, confessando que juntar-se a nomes como Thomas Mann, Albert Camus ou Ernest Hemingway, entre outros, “está além das palavras”. E, dirigindo-se à Academia Sueca, agradeceu por “dedicar tempo a considerar essa pergunta” e, em última análise, “por dar uma resposta tão maravilhosa”.

Bob Dylan justificou a ausência na cerimónia de entrega dos prémios com “outros compromissos”, mas, no discurso, lamentou não estar em Estocolmo. Ainda assim, disse estar no local “em espírito” e “honrado” com o prémio.

Presenças

O trio britânico David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz foram os primeiros a ser chamados para receber galardão sobre o seu trabalho na área da Física, seguidos pelo francês Jean-Pierre Sauvage, pelo britânico Fraser Stoddart e pelo holandês Bernard Feringa, que partilharam o prémio de Química.

Yoshinori Ohsumi, do Japão, recebeu então o Nobel da Medicina e, por último, o britânico Olvier Hart e o finlandês Bengt Holmstrom receberam o Nobel da Economia.

Antes, já o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, tinha recebido o Prémio Nobel da Paz, numa cerimónia que decorreu na capital da Noruega, Oslo, ao princípio da tarde de sábado.

Os prémios Nobel são uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de oito milhões de coroas suecas, equivalente a 824 mil euros, cerca de 871 mil dólares, que é partilhado se houver mais do que um vencedor numa categoria.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.