Patrocinadores chineses rompem laços com a NBA. A “culpa” foi de Hong Kong

Todos os patrocinadores oficiais chineses suspenderam os laços com a NBA, depois do polémico tweet do diretor-geral dos Houston Rockets a apoiar os protestos pró-democracia em Hong Kong.

A polémica começou no último fim-de-semana, quando o diretor-geral dos Houston Rockets, Daryl Morey, usou o Twitter para expressar o seu apoio às manifestações pró-democracia dos últimos meses em Hong Kong.

O tweet foi entretanto apagado e Morey voltou à mesma rede social para garantir que não tencionava “ofender” os fãs dos Rockets e os seus amigos na China. “Não era minha intenção que o tweet causasse qualquer ofensa aos adeptos dos Rockets e aos meus amigos na China. Estava apenas a expressar um pensamento, baseado numa interpretação, sobre um evento complicado. Entretanto, desde esse tweet, já tive oportunidade para ouvir e considerar outras perspetivas”.

“Sempre valorizei o apoio significativo que os nossos fãs e patrocinadores chineses deram e espero que aqueles que ficaram aborrecidos saibam que não era minha intenção ofendê-los ou interpretá-los mal. Os tweets são meus e não representam de forma alguma os Rockets ou a NBA”, escreveu ainda.

Morey teve de voltar atrás nas suas crenças, uma vez que a televisão estatal da China (CCTV) anunciou que não iria exibir os jogos de pré-temporada da NBA. Além disso, também a marca Li-Ning e o Shanghai Pudong Development Bank (SPD Bank) anunciaram a suspensão do patrocínio aos Rockets.

No mesmo dia, o comissário da NBA, Adam Silver, manifestou o seu apoio ao diretor-geral da equipa norte-americana, lembrando a liberdade de expressão e considerando que não cabe à NBA julgar diferentes pontos de vista sobre determinados assuntos.

“É inevitável que pessoas de todo o mundo — inclusive da América e da China — tenham pontos de vista diferentes sobre questões diferentes. Não é papel da NBA julgar essas diferenças”, escreveu num comunicado.

Segundo a CNN, esta atitude causou ainda mais revolta na China. Todos os patrocinadores oficiais deste país suspenderam os laços com a liga de basquetebol norte-americana. Entre as onze empresas estão, por exemplo, a agência de viagens chinesa CTrip, a empresa de laticínios Mengniu Dairy e a cadeia de fast food Dicos.

De acordo com a estação de televisão, esta suspensão tem um forte impacto na NBA. O mercado chinês representa pelo menos 10% da receita atual e pode chegar aos 20% até 2030.

Além das empresas, muitos utilizadores chineses estão a apelar nas suas redes sociais ao boicote dos eventos da NBA na China. Esta quinta-feira, e no sábado, os Los Angeles Lakers e os Brooklyn Nets defrontam-se em Xangai.

Também a Federação de Desportos de Xangai cancelou ontem um evento da liga norte-americana, algumas horas antes de os jogadores se encontrarem com os fãs, e várias celebridades do país asiático já anunciaram que não iriam assistir à partida de hoje.

Os protestos em Hong Kong, região administrativa especial chinesa, começaram em junho por causa da polémica lei da extradição, que permitiria extraditar suspeitos de crimes para território e países sem acordos prévios, como a China.

Entretanto, as emendas à legislação foram retiradas formalmente pelo Governo, mas os protestantes têm ainda outras quatro reivindicações: a libertação dos manifestantes detidos; que as ações dos protestos não sejam identificadas como motins; um inquérito independente à violência policial e a demissão da chefe de Governo, Carrie Lam, e consequente eleição por sufrágio universal para este cargo e para o Conselho Legislativo.

Num endurecimento da posição do Governo, Lam invocou uma lei de emergência da era colonial para criminalizar o uso de máscaras em manifestações, mas a decisão parece só ter aumentado ainda mais a violência dos protestos. Na semana passada, polícias dispararam pela primeira vez balas reais sobre manifestantes, ferindo dois adolescentes.

A transferência da soberania de Hong Kong para a República Popular da China, em 1997, decorreu sob o princípio “um país, dois sistemas”. Tal como acontece com Macau, foi acordado um período de 50 anos com elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judicial, com o Governo central chinês a ser responsável pelas relações externas e defesa.

FM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mao Tze Tung, há largos anos atrás, afirmava que a independência política passava pela independência económica.
    É interessante como esse conceito tem tanta aplicação actualmente…

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …