Patrocinadora do programa “Supernanny” pondera sair

(dr) SIC

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o “tumulto social” causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios.

De acordo com a Visão, a Corine de Farme, marca que patrocina o mais recente programa da SIC, está a considerar a “eventualidade de suspender o patrocínio” do polémico “Supernanny”, no qual uma psicóloga ensina os pais a lidar com as birras e mau comportamento dos filhos.

Numa resposta por email enviada a esta revista, Sara McLeod, gerente de Produto e Comunicação da marca, diz que “o tumulto social em torno do mesmo não é compatível nem com a imagem da empresa, nem com os objetivos comerciais”.

No entanto, os Laboratórios Sarbec Portugal, detentores da marca, destacam que a SIC “merece a sua confiança” e que continuam disponíveis para colaborar em futuros programas.

Quanto ao conteúdo do polémico programa, a empresa não se pronuncia sobre “questões de natureza ética”, pois não é da sua responsabilidade “nem tem condições para avaliar e julgar matérias tão sensíveis” como estas.

Esta sexta-feira, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loures ordenou à estação de Carnaxide que retirasse todas as imagens do programa em que apareça Margarida, a primeira criança a figurar no reality show emitido no passado domingo, num prazo de 48 horas., algo que a SIC recusou de imediato.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República anunciou que o Ministério Público está a acompanhar a situação e a analisar todas as possibilidades legais de intervenção no caso. Segundo o Correio da Manhãsó uma ordem do tribunal pode obrigar a SIC a retirar imagens ou até a cancelar o programa.

“Terá de ser o MP a abrir um inquérito e a recorrer aos tribunais, se achar necessário. Só estes é que poderão obrigar a SIC a retirar imagens, a anular contratos assinados pelas famílias e até a pagar indemnizações, se for caso disso”, explica o jurista Rui Pereira ao CM.

À agência Lusa, a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) diz que já recebeu 21 queixas contra o programa e pedidos de ajuda de familiares de algumas crianças envolvidas.

Sobre as preocupações manifestadas pelos pais, Rosário Farmhouse disse que “foram no sentido de não reconhecerem os comportamentos apresentados como sendo os habituais no dia a dia e o perigo da exposição e da má imagem que o programa estava a dar das suas crianças”.

Presente num total de 15 países, o programa retrata casos de crianças indisciplinadas, para as quais uma ama – no formato português, trata-se da psicóloga Teresa Paula Marques – propõe soluções para pais e educadores.

Na quarta-feira, o Bloco de Esquerda enviou duas perguntas ao Governo, pedindo que se pronuncie sobre se o formato viola os direitos das crianças.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Espero que a marca não se retire do programa por 21 queixas de pais ou familiares que não sabem educar as crianças e que agora ficam com vergonha que vejam o mau comportamento das suas crianças na televisão. Na altura em que decidiram participar deve ter dado jeito serem ajudados a controlar as crianças. Agora têm vergonha que se torne pública a sua história. Não tivessem assinado o contrato. A produção de um programa destes ainda custas muitos milhares de euros por episódio.

  2. Tanto alarido para com este programa , este programa já foi transmito por N de países dito desenvolvidos com bastante sucesso sem este tipo de atritos, Portugal /portugueses , deviam de se preocupar com o mobing nas escolas , no trabalho infantil ( que existe mas que ninguém fala), na violência doméstica que tantas criãnças são vítimas directa e indirectamente e que as autoridades muitas vezes são avisadas previamente e não fazem nada , só hajem muitas vezes quando já é tarde , nas questões da costódia da criança em caso de separaçao dos pais a onde muitas das vezes nao se dao ao trabalho de pesquizar o que seria melhor para a criança ou mesmo respeitar a sua escolha….tantas coisas que Portugal/ portugueses se deviam preocupar em relaçao aos direitos das crianças e vêem porcausa de um programa de televisao que a meu vêr , ao pé de tantos outros problemas bem reais, é um problema de mal menor , pois essas crianças estão ” protegidas “

  3. É mais bonito os filhos baterem nos país. Tanto a indignados neste país. .. os filhos perderam respeito pelos pais…ai culpa pais sao demasiado tolerantes e muitas permicivos .criar educar da trabalho …

  4. Exploram crianças a fim de aumentarem audiências o que é vergonhoso e criminoso.
    A única coisa boa é porem a nu a incompetência de certos pais que não sabem, nem querem saber, educar os seus filhos, uma tristeza!!!

  5. Aqui está… Começa a evidenciar-se o porquê da destruição da base da nossa sociedade, a família.
    E porquê?…. Como podem os pais educar as crianças se não têm tempo?…. Qual a família que hoje faz as refeições em conjunto? Almoço nunca ou talvez só ao fim-de-semana. O jantar conjunto, não sendo uma raridade é quase uma excepção. O convívio conjunto é a base da educação e esse convívio é, também, cada vez mais raro. O Estado apregoa o pleno emprego, mas vai pagar isso caro, com a destruição da família. E depois vem o abandono escolar, comportamentos anti-sociais, drogas, vadiagem, nem-nem, etc.
    A liberalização dos horários de trabalho, com turnos, fim-de-semana, converte a família num conjunto de pessoas com muito pouco em comum, por vezes nem a cama …… Cada vez compreendo mais os trabalhadores da Auto-Europa……

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …