Patrocinadora do programa “Supernanny” pondera sair

(dr) SIC

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o “tumulto social” causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios.

De acordo com a Visão, a Corine de Farme, marca que patrocina o mais recente programa da SIC, está a considerar a “eventualidade de suspender o patrocínio” do polémico “Supernanny”, no qual uma psicóloga ensina os pais a lidar com as birras e mau comportamento dos filhos.

Numa resposta por email enviada a esta revista, Sara McLeod, gerente de Produto e Comunicação da marca, diz que “o tumulto social em torno do mesmo não é compatível nem com a imagem da empresa, nem com os objetivos comerciais”.

No entanto, os Laboratórios Sarbec Portugal, detentores da marca, destacam que a SIC “merece a sua confiança” e que continuam disponíveis para colaborar em futuros programas.

Quanto ao conteúdo do polémico programa, a empresa não se pronuncia sobre “questões de natureza ética”, pois não é da sua responsabilidade “nem tem condições para avaliar e julgar matérias tão sensíveis” como estas.

Esta sexta-feira, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loures ordenou à estação de Carnaxide que retirasse todas as imagens do programa em que apareça Margarida, a primeira criança a figurar no reality show emitido no passado domingo, num prazo de 48 horas., algo que a SIC recusou de imediato.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República anunciou que o Ministério Público está a acompanhar a situação e a analisar todas as possibilidades legais de intervenção no caso. Segundo o Correio da Manhãsó uma ordem do tribunal pode obrigar a SIC a retirar imagens ou até a cancelar o programa.

“Terá de ser o MP a abrir um inquérito e a recorrer aos tribunais, se achar necessário. Só estes é que poderão obrigar a SIC a retirar imagens, a anular contratos assinados pelas famílias e até a pagar indemnizações, se for caso disso”, explica o jurista Rui Pereira ao CM.

À agência Lusa, a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) diz que já recebeu 21 queixas contra o programa e pedidos de ajuda de familiares de algumas crianças envolvidas.

Sobre as preocupações manifestadas pelos pais, Rosário Farmhouse disse que “foram no sentido de não reconhecerem os comportamentos apresentados como sendo os habituais no dia a dia e o perigo da exposição e da má imagem que o programa estava a dar das suas crianças”.

Presente num total de 15 países, o programa retrata casos de crianças indisciplinadas, para as quais uma ama – no formato português, trata-se da psicóloga Teresa Paula Marques – propõe soluções para pais e educadores.

Na quarta-feira, o Bloco de Esquerda enviou duas perguntas ao Governo, pedindo que se pronuncie sobre se o formato viola os direitos das crianças.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Espero que a marca não se retire do programa por 21 queixas de pais ou familiares que não sabem educar as crianças e que agora ficam com vergonha que vejam o mau comportamento das suas crianças na televisão. Na altura em que decidiram participar deve ter dado jeito serem ajudados a controlar as crianças. Agora têm vergonha que se torne pública a sua história. Não tivessem assinado o contrato. A produção de um programa destes ainda custas muitos milhares de euros por episódio.

  2. Tanto alarido para com este programa , este programa já foi transmito por N de países dito desenvolvidos com bastante sucesso sem este tipo de atritos, Portugal /portugueses , deviam de se preocupar com o mobing nas escolas , no trabalho infantil ( que existe mas que ninguém fala), na violência doméstica que tantas criãnças são vítimas directa e indirectamente e que as autoridades muitas vezes são avisadas previamente e não fazem nada , só hajem muitas vezes quando já é tarde , nas questões da costódia da criança em caso de separaçao dos pais a onde muitas das vezes nao se dao ao trabalho de pesquizar o que seria melhor para a criança ou mesmo respeitar a sua escolha….tantas coisas que Portugal/ portugueses se deviam preocupar em relaçao aos direitos das crianças e vêem porcausa de um programa de televisao que a meu vêr , ao pé de tantos outros problemas bem reais, é um problema de mal menor , pois essas crianças estão ” protegidas “

  3. É mais bonito os filhos baterem nos país. Tanto a indignados neste país. .. os filhos perderam respeito pelos pais…ai culpa pais sao demasiado tolerantes e muitas permicivos .criar educar da trabalho …

  4. Exploram crianças a fim de aumentarem audiências o que é vergonhoso e criminoso.
    A única coisa boa é porem a nu a incompetência de certos pais que não sabem, nem querem saber, educar os seus filhos, uma tristeza!!!

  5. Aqui está… Começa a evidenciar-se o porquê da destruição da base da nossa sociedade, a família.
    E porquê?…. Como podem os pais educar as crianças se não têm tempo?…. Qual a família que hoje faz as refeições em conjunto? Almoço nunca ou talvez só ao fim-de-semana. O jantar conjunto, não sendo uma raridade é quase uma excepção. O convívio conjunto é a base da educação e esse convívio é, também, cada vez mais raro. O Estado apregoa o pleno emprego, mas vai pagar isso caro, com a destruição da família. E depois vem o abandono escolar, comportamentos anti-sociais, drogas, vadiagem, nem-nem, etc.
    A liberalização dos horários de trabalho, com turnos, fim-de-semana, converte a família num conjunto de pessoas com muito pouco em comum, por vezes nem a cama …… Cada vez compreendo mais os trabalhadores da Auto-Europa……

RESPONDER

Há um fármaco, ainda em teste, que bloqueia efeitos da covid-19

Investigadores conseguiram decifrar como o SARS-CoV-2 interage e infeta as células humanas do rim e, a partir daí, começaram a testar o potencial do fármaco. Investigadores de um estudo internacional identificaram um fármaco, em fase clínica …

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade (e Centeno pode ir buscar 6 mil milhões)

O jornal espanhol El País revelou algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Portugal pode aceder a 6,3 mil milhões de euros. Os ministros da Finanças …

Cientistas descobrem novo parente do velociraptor nos Estados Unidos

Cientistas descobriram no Novo México, nos Estados Unidos, fósseis do chamado primo sul-americano do Velociraptor. De acordo com o site IFLScience, o Dineobellator notohesperus viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 67 milhões de anos, …

Não é tempo de discutir aumentos. Prioridade da Função Pública é "garantir salários a 100%"

Pedro Siza Vieira não tem a certeza se os aumentos prometidos à Função Pública continuam de pé. Sindicatos dizem que a prioridade é garantir salários a 100% a todos os trabalhadores. O Governo prometeu à Função …

Elementos da equipa de Guaidó terão sido "sequestrados"

A oposição venezuelana denunciou esta sexta-feira que 10 colaboradores do líder opositor e presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, “foram sequestrados” nos últimos dias pelas forças de segurança. “Dez membros da sua equipa foram sequestrados, cinco …

Há um micróbio que pode metabolizar um dos plásticos mais difíceis de reciclar

Cientistas identificaram um micróbio que pode ajudar a decompor um dos plásticos mais resistentes que existem atualmente. Segundo o site Science Alert, o micróbio em questão é uma bactéria chamada Pseudomonas sp. TDA1 e poderá romper …

Fusão de estrelas de neutrões ajudou a formar o Sistema Solar

Uma nova investigação revelou que as colisões de estrelas de neutrões deram origem aos elementos pesados do Sistema Solar. Duas estrelas de neutrões a colidirem uma com a outra é um fenómeno extremamente raro. No entanto, …

Um novo tipo de buraco negro foi apanhado em flagrante a cometer um "crime"

Os astrónomos encontraram as evidências para o autor de um homicídio cósmico: um buraco negro de uma classe conhecida como "massa intermediária", que destruiu uma estrela que passou perto de si. Com cerca de 50 mil …

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …