Patrocinadora do programa “Supernanny” pondera sair

(dr) SIC

A marca que patrocina o polémico programa da SIC diz que está a considerar suspender o patrocínio, uma vez que o “tumulto social” causado pelo reality show não é compatível com os seus princípios.

De acordo com a Visão, a Corine de Farme, marca que patrocina o mais recente programa da SIC, está a considerar a “eventualidade de suspender o patrocínio” do polémico “Supernanny”, no qual uma psicóloga ensina os pais a lidar com as birras e mau comportamento dos filhos.

Numa resposta por email enviada a esta revista, Sara McLeod, gerente de Produto e Comunicação da marca, diz que “o tumulto social em torno do mesmo não é compatível nem com a imagem da empresa, nem com os objetivos comerciais”.

No entanto, os Laboratórios Sarbec Portugal, detentores da marca, destacam que a SIC “merece a sua confiança” e que continuam disponíveis para colaborar em futuros programas.

Quanto ao conteúdo do polémico programa, a empresa não se pronuncia sobre “questões de natureza ética”, pois não é da sua responsabilidade “nem tem condições para avaliar e julgar matérias tão sensíveis” como estas.

Esta sexta-feira, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loures ordenou à estação de Carnaxide que retirasse todas as imagens do programa em que apareça Margarida, a primeira criança a figurar no reality show emitido no passado domingo, num prazo de 48 horas., algo que a SIC recusou de imediato.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República anunciou que o Ministério Público está a acompanhar a situação e a analisar todas as possibilidades legais de intervenção no caso. Segundo o Correio da Manhãsó uma ordem do tribunal pode obrigar a SIC a retirar imagens ou até a cancelar o programa.

“Terá de ser o MP a abrir um inquérito e a recorrer aos tribunais, se achar necessário. Só estes é que poderão obrigar a SIC a retirar imagens, a anular contratos assinados pelas famílias e até a pagar indemnizações, se for caso disso”, explica o jurista Rui Pereira ao CM.

À agência Lusa, a presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) diz que já recebeu 21 queixas contra o programa e pedidos de ajuda de familiares de algumas crianças envolvidas.

Sobre as preocupações manifestadas pelos pais, Rosário Farmhouse disse que “foram no sentido de não reconhecerem os comportamentos apresentados como sendo os habituais no dia a dia e o perigo da exposição e da má imagem que o programa estava a dar das suas crianças”.

Presente num total de 15 países, o programa retrata casos de crianças indisciplinadas, para as quais uma ama – no formato português, trata-se da psicóloga Teresa Paula Marques – propõe soluções para pais e educadores.

Na quarta-feira, o Bloco de Esquerda enviou duas perguntas ao Governo, pedindo que se pronuncie sobre se o formato viola os direitos das crianças.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Espero que a marca não se retire do programa por 21 queixas de pais ou familiares que não sabem educar as crianças e que agora ficam com vergonha que vejam o mau comportamento das suas crianças na televisão. Na altura em que decidiram participar deve ter dado jeito serem ajudados a controlar as crianças. Agora têm vergonha que se torne pública a sua história. Não tivessem assinado o contrato. A produção de um programa destes ainda custas muitos milhares de euros por episódio.

  2. Tanto alarido para com este programa , este programa já foi transmito por N de países dito desenvolvidos com bastante sucesso sem este tipo de atritos, Portugal /portugueses , deviam de se preocupar com o mobing nas escolas , no trabalho infantil ( que existe mas que ninguém fala), na violência doméstica que tantas criãnças são vítimas directa e indirectamente e que as autoridades muitas vezes são avisadas previamente e não fazem nada , só hajem muitas vezes quando já é tarde , nas questões da costódia da criança em caso de separaçao dos pais a onde muitas das vezes nao se dao ao trabalho de pesquizar o que seria melhor para a criança ou mesmo respeitar a sua escolha….tantas coisas que Portugal/ portugueses se deviam preocupar em relaçao aos direitos das crianças e vêem porcausa de um programa de televisao que a meu vêr , ao pé de tantos outros problemas bem reais, é um problema de mal menor , pois essas crianças estão ” protegidas “

  3. É mais bonito os filhos baterem nos país. Tanto a indignados neste país. .. os filhos perderam respeito pelos pais…ai culpa pais sao demasiado tolerantes e muitas permicivos .criar educar da trabalho …

  4. Exploram crianças a fim de aumentarem audiências o que é vergonhoso e criminoso.
    A única coisa boa é porem a nu a incompetência de certos pais que não sabem, nem querem saber, educar os seus filhos, uma tristeza!!!

  5. Aqui está… Começa a evidenciar-se o porquê da destruição da base da nossa sociedade, a família.
    E porquê?…. Como podem os pais educar as crianças se não têm tempo?…. Qual a família que hoje faz as refeições em conjunto? Almoço nunca ou talvez só ao fim-de-semana. O jantar conjunto, não sendo uma raridade é quase uma excepção. O convívio conjunto é a base da educação e esse convívio é, também, cada vez mais raro. O Estado apregoa o pleno emprego, mas vai pagar isso caro, com a destruição da família. E depois vem o abandono escolar, comportamentos anti-sociais, drogas, vadiagem, nem-nem, etc.
    A liberalização dos horários de trabalho, com turnos, fim-de-semana, converte a família num conjunto de pessoas com muito pouco em comum, por vezes nem a cama …… Cada vez compreendo mais os trabalhadores da Auto-Europa……

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …