Portuguesa Patrícia Sampaio é campeã europeia de judo

Christophe Petit Tesson / EPA

Patrícia Sampaio nos Jogos Olímpicos Paris 2024

Numa vitória decidida por ippon, a judoca natural de Tomar derrotou uma adversária forte e sagrou-se plea primeira vez campeão europeia, depois do bronze nos Jogos Olímpicos de Paris.

A judoca tomarense Patrícia Sampaio sagrou-se este sábado campeã europeia em -78 kg, ao vencer na final da competição que decorre em Podgorica, no Montenegro, a alemã Anna Monta Olek.

Numa final que opôs as duas primeiras favoritas, Sampaio, primeira cabeça de série, garantiu o seu primeiro título europeu depois de um combate que resolveu por ippon, a 02.21 minutos do final. Foi sempre dominando a luta, desde o início.

Antes da final, a portuguesa, que foi bronze olímpico em Paris2024 e que em Europeus já tinha uma medalha de bronze, em 2023, em Montpellier, derrotou a finlandesa Emma Krapu, a russa Slaviana Rylkevich e a francesa Audrey Tcheumeo, todas por ippon.

Patrícia nunca tinha lutado contra Anna Monta Olek, mas foi a 2.21 minutos do final da partida que se sagrou vitoriosa, ao projetar a adversária, segundo descreve A Bola. A alemã contava já com nove pódios (5+1+3) no Circuito Mundial.

A judoca do Gualdim Pais conquista assim a 44.ª medalha de Portugal neste evento, depois de ter ficado pela terceira vez no top 5 (em Zagreb, em 2024, conquistou o 5º lugar).

Já o português Jorge Fonseca foi eliminado nos oitavos de final de -100 kg — era uma das grandes apostas portuguesas nos europeus de judo, com duas medalhas de outor mundiais e um bronze olímpico. Esta sexta feira, Taís Pina, da competição de -70 kg, acabou em quinto lugar numa luta pelo bronze.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.