A sua pasta de dentes pode estar a sabotar os seus antibióticos

Os corredores dos supermercados estão abastecidos com produtos que prometes matar bactérias. No entanto, uma nova investigação revelou que uma substância química, que deveria matar bactérias, torna-as mais fortes e capazes de sobreviver ao tratamento com antibióticos.

A sua pasta de dentes ou o seu spray corporal podem estar, inadvertidamente, a sabotar o seu tratamento com antibiótico. Uma nova pesquisa descobriu que um ingrediente antimicrobiano doméstico comum – o triclosan – reduz em 100 vezes a potência dos antibióticos usados no tratamento de infeções do trato urinário, pelo menos em cobaias.

O triclosan é um produto químico muito presente no nosso dia-a-dia, desde produtos de higiene pessoal até a produtos de limpeza doméstica. Tradicionalmente, tem sido anunciado como uma forma fácil e rápida de matar bactérias e fungos, sem causar danos aos seres humanos. Mas não é bem assim.

Segundo a Gizmodo, no ano passado, a FDA (Food and Drug Administration) proibiu o uso de triclosan e produtos químicos semelhantes em sabonetes comercializados como antimicrobianos, citando evidências de que estes sabonetes não pareciam prevenir doenças nem matar bactérias. Ultimamente, a pilha de estudos que mostram que o triclosan pode mesmo ajudar a criar superbactérias tem crescido assustadoramente.

Os cientistas acreditam que o modo como o triclosan pára as bactérias, é muito semelhante ao dos antibióticos. Por esse motivo, as bactérias que desenvolvem resistência ao triclosan também aprendem defender-se destes medicamentos. Esta é uma má notícia uma vez que o triclosan está fortemente presente no nosso quotidiano, promovendo uma ampla resistência aos antibióticos.

O mais recente estudo, publicado na Antimicrobial Agents and Chemotherapy, não dá mais provas destas conexão, mas os resultados sugerem que os efeitos do triclosan sobre os antibióticos e as bactérias acontecem muito antes de a substância química escapar para o mundo exterior – e isto pode também acontecer dentro do nosso corpo.

Os cientistas expuseram placas de petri com estirpes de Escherichia coli causadora de UTI (Urinary Tract Infections – infeções do trato urinário) e de Staphylococcus aureus resistente à meticilina a doses de triclosan que encontraríamos, normalmente, num produto de consumo diário. Posteriormente, tentaram usar antibióticos comuns para matar as bactérias.

Em comparação com bactérias não expostas, as bactérias agredidas pelo triclosan foram capazes de tolerar os antibióticos 1.000 vezes melhor.De seguida, a equipa fez uma experiência semelhante em cobaias, e observou que as bactérias expostas ao triclosan conseguiam sobreviver em ratos de laboratório até 100 vezes melhor do que os germes de controlo.

O estudo é limitado, aponta a principal autora Petra Levin, da Universidade de Washigton, uma vez que as cobaias não são seres humanos. Ainda assim, há motivos para nos preocuparmos. Infeções do trato urinário são uma das infeções mais comuns, especialmente em mulheres.

Mas por que motivo o triclosan impede alguns antibióticos de fazerem o seu trabalho? Os cientistas descobriram que o produto químico desencadeia a produção de uma molécula, chamada ppGpp, que retarda o crescimento bacteriano – sendo que são estas bactérias mais “lentas” que podem combater melhor certos antibióticos.

De qualquer forma, algumas empresas estão já a colocar o triclosan de lado, como é o caso da Colgate-Palmolive, que lançou uma versão sem triclosan da pasta de dentes Colgate Total.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Optem pelo mais natural possível, estas empresas só pretendem lucrar, usando matéria prima o mais barata possível, químicos que só agridem o corpo humano.

RESPONDER

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …