A sua pasta de dentes pode estar a sabotar os seus antibióticos

Os corredores dos supermercados estão abastecidos com produtos que prometes matar bactérias. No entanto, uma nova investigação revelou que uma substância química, que deveria matar bactérias, torna-as mais fortes e capazes de sobreviver ao tratamento com antibióticos.

A sua pasta de dentes ou o seu spray corporal podem estar, inadvertidamente, a sabotar o seu tratamento com antibiótico. Uma nova pesquisa descobriu que um ingrediente antimicrobiano doméstico comum – o triclosan – reduz em 100 vezes a potência dos antibióticos usados no tratamento de infeções do trato urinário, pelo menos em cobaias.

O triclosan é um produto químico muito presente no nosso dia-a-dia, desde produtos de higiene pessoal até a produtos de limpeza doméstica. Tradicionalmente, tem sido anunciado como uma forma fácil e rápida de matar bactérias e fungos, sem causar danos aos seres humanos. Mas não é bem assim.

Segundo a Gizmodo, no ano passado, a FDA (Food and Drug Administration) proibiu o uso de triclosan e produtos químicos semelhantes em sabonetes comercializados como antimicrobianos, citando evidências de que estes sabonetes não pareciam prevenir doenças nem matar bactérias. Ultimamente, a pilha de estudos que mostram que o triclosan pode mesmo ajudar a criar superbactérias tem crescido assustadoramente.

Os cientistas acreditam que o modo como o triclosan pára as bactérias, é muito semelhante ao dos antibióticos. Por esse motivo, as bactérias que desenvolvem resistência ao triclosan também aprendem defender-se destes medicamentos. Esta é uma má notícia uma vez que o triclosan está fortemente presente no nosso quotidiano, promovendo uma ampla resistência aos antibióticos.

O mais recente estudo, publicado na Antimicrobial Agents and Chemotherapy, não dá mais provas destas conexão, mas os resultados sugerem que os efeitos do triclosan sobre os antibióticos e as bactérias acontecem muito antes de a substância química escapar para o mundo exterior – e isto pode também acontecer dentro do nosso corpo.

Os cientistas expuseram placas de petri com estirpes de Escherichia coli causadora de UTI (Urinary Tract Infections – infeções do trato urinário) e de Staphylococcus aureus resistente à meticilina a doses de triclosan que encontraríamos, normalmente, num produto de consumo diário. Posteriormente, tentaram usar antibióticos comuns para matar as bactérias.

Em comparação com bactérias não expostas, as bactérias agredidas pelo triclosan foram capazes de tolerar os antibióticos 1.000 vezes melhor.De seguida, a equipa fez uma experiência semelhante em cobaias, e observou que as bactérias expostas ao triclosan conseguiam sobreviver em ratos de laboratório até 100 vezes melhor do que os germes de controlo.

O estudo é limitado, aponta a principal autora Petra Levin, da Universidade de Washigton, uma vez que as cobaias não são seres humanos. Ainda assim, há motivos para nos preocuparmos. Infeções do trato urinário são uma das infeções mais comuns, especialmente em mulheres.

Mas por que motivo o triclosan impede alguns antibióticos de fazerem o seu trabalho? Os cientistas descobriram que o produto químico desencadeia a produção de uma molécula, chamada ppGpp, que retarda o crescimento bacteriano – sendo que são estas bactérias mais “lentas” que podem combater melhor certos antibióticos.

De qualquer forma, algumas empresas estão já a colocar o triclosan de lado, como é o caso da Colgate-Palmolive, que lançou uma versão sem triclosan da pasta de dentes Colgate Total.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Optem pelo mais natural possível, estas empresas só pretendem lucrar, usando matéria prima o mais barata possível, químicos que só agridem o corpo humano.

RESPONDER

Museu Neandertal responde a Joe Biden. "Eram mais espertos do que pensa"

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um …

Olhos postos no Senegal. Violentos protestos contra a prisão do opositor do Governo

Os confrontos no Senegal, os piores dos últimos anos, foram desencadeados pela detenção do líder da oposição Ousmane Sonko. Os confrontos eclodiram em Dakar, na quinta-feira, depois de o principal líder da oposição, Ousmane Sonko, ter …

Grupo de cientistas questiona missão da OMS e pede investigação independente na China

Um grupo de cientistas está a pedir uma investigação independente sobre a origem do Sars-CoV-2, com acesso total aos registos da China. Um grupo de cientistas escreveu uma carta aberta, divulgada nos jornais Le Monde e …

Brasil a braços com uma tragédia anunciada. República Checa pede ajuda estrangeira

No Brasil, o número diário de mortes já ultrapassou o dos Estados Unidos. Alemanha, Suíça e Polónia estão a disponibilizar os seus hospitais para receber casos graves de covid-19 da República Checa. Em relação a número …

Iniciativa Liberal diz não a Moedas e avança com candidatura em Lisboa

Este sábado, a Iniciativa Liberal rejeitou integrar a megacolicação encabeçada por Carlos Moedas e anunciou um candidato próprio à Câmara de Lisboa.  Foi este sábado, na Praça do Município, que João Cotrim de Figueiredo, líder do …

Agente da PSP que chamou "aberração" a Ventura suspenso por 10 dias

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou a suspensão de dez dias a Manuel Morais, o agente que chamou "aberração" a André Ventura. O agente da PSP Manuel Morais vai iniciar, este sábado, …

1.007 novos casos e 26 mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou este sábado 26 mortes e 1.007 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.007 …

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …