Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo.

Não há dúvida de que parte da atração está na estética das redes sociais, nomeadamente o Instagram. Mas a sua popularidade também se resume a vários “benefícios” da saúde atribuídos ao carvão vegetal. Em particular, aqueles que o classificam como um “desintoxicante”.

De acordo com um artigo publicado recentemente no British Dental Journal, a demanda por pasta de dentes de carvão parece estar a aumentar em muitos países, incluindo os EUA, Reino Unido e Austrália.

Os compradores de pasta dentífrica de carvão fazem-no por causa das alegações de que embranquece os dentes e remove as impurezas ao ligar-se a todos os depósitos da superfície dentária. No entanto, os investigadores dizem que não é mais do que “um truque elegante de marketing“. Contudo, o carvão ativado pode causar cáries e manchas.

Os cientistas apontam para uma revisão de literatura de 2017 que analisou os resultados de 118 artigos e contou com um banco de dados de 50 pastas de dentes à base de carvão vegetal. Constatou “evidências científicas insuficientes para substanciar os benefícios cosméticos, à saúde (antibacterianos, antifúngicos ou antivirais, cárie reduzida, clareamento dentário, desintoxicação oral) ou alegações de segurança de dentifrícios à base de carvão vegetal comercializados”.

Estes benefícios estéticos e de saúde incluem capacidade de clareamento dental (reivindicada por 96% dos produtos), capacidade de desintoxicação (46%), antibacteriana ou antisséptica (44%), remineralização, fortalecimento ou fortificação dos dentes (30%), baixa abrasividade (28 por cento) e antifúngico (12 por cento).

“Essa abordagem cientificamente reivindicada até que se prove o contrário é favorecida em favor de uma promoção fundamentada e baseada em evidências”, escrevem os autores.

Outro grande problema com muitos das pastas analisadas foi a sua falta de flúor. O flúor pode ser tóxico nas doses erradas, mas os baixos níveis encontrados nos produtos dentífricos mais comuns são um ingrediente-chave, evitando a cárie dentária e remineralizando os dentes para torná-los mais fortes.

Apenas 8% das pastas dos dentes analisadas ​​continham flúor. Além disso, qualquer benefício que o flúor tenha nesses 8% dos produtos poderia ser nulo e sem efeito devido à presença de carvão ativado, que possui uma capacidade de absorção extremamente alta. Isso significa que pode “inativar” o produto químico.

Outra questão é o nível de abrasividade encontrado nos produtos. Muitas vezes, é muito maior do que as pastas dos dentes regulares e, portanto, quando usado regularmente, pode danificar o esmalte e gengivas.

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Topo a propaganda à distância… não referem a porcaria dos SLS, um poderoso desengordurante insdutrial, presente em 95% das pastas de dentes, para fazer espuma! É um engodo para se pensar que a pasta realmente limpa!…Isso vai irritar a mucosa oral, para além de ser facilmente absorvido internamente… E não é o único químico nocivo. Fluoreto de sódio é extremamente tóxico, subproduto industrial, pesquisem. Pode provocar ainda hiperfluorose (manchas brancas nos dentes) e torná-los mais quebradiços (mais uma contradição…). Deveria sim ser utilizado o fluoreto de cálcio, naturalmente recorrente na Natureza!Mas claro, no poupar é que está o ganho,e quem sofre é sempre o consumidor pela ganância das empresas.
    O grande erro é as pessoas esfregarem os dentes com o carvão, que é abrasivo, assim como o bicarbonato de sódio, vai gastando o esmalte, torna-o fraco e mais susceptível a caries. Isto é lógico!
    Querem remover toxinas,bactérias, apenas deixem em contacto com os dentes 5 minutos e enxaguar com água. Não se deve usar todos os dias. Para isso, usem óleo de côco, excelente para manter a boca limpa sem bactérias.

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …