Passos Coelho discute com Merkel saída do programa

Walter Branco / portugal.gov.pt

Pedro Passos Coelho

Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai ser recebido na terça-feira, em Berlim, pela chanceler alemã, Angela Merkel, num encontro no qual será abordada a saída de Portugal do programa de assistência financeira, que se encontra já na recta final.

O almoço de trabalho no dia 18 ocorre a já menos de dois meses da data prevista para a conclusão do resgate – 17 de Maio -, pelo que se espera que a reunião seja dominada pela forma de saída de Portugal do programa e regresso aos mercados, numa altura em que o Governo ainda não decidiu se solicitará aos seus parceiros uma linha de crédito cautelar ou se opta pela chamada “saída limpa”, sem qualquer apoio, como fez a Irlanda em dezembro.

A questão será discutida agora ao mais alto nível, entre o chefe de Governo e a chanceler, depois de, na semana passada, a saída de Portugal do programa de resgate já ter sido abordada, igualmente em Berlim, pelos chefes de diplomacia dos dois países, por ocasião de uma visita do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, à Alemanha.

Na passada segunda-feira, Rui Machete apontou que foram discutidas “as várias soluções” para o pós-troika, mas indicou que “não se definiram posições nem da Alemanha nem de Portugal”.

“Referiu-se o problema, identificaram-se as questões. Tive ocasião de informar quais são, na nossa opinião, as vantagens e as desvantagens das diversas soluções. Não manifestei nenhuma preferência nem foi manifestada nenhuma preferência pela Alemanha. Foram inventariados os aspectos vários que cada uma das soluções comporta, todas têm aspectos positivos e menos positivos”, afirmou o ministro.

Novidades em abril ou maio

No mesmo dia, mas em Bruxelas, a ministra das Finanças, no final de uma reunião do Eurogrupo, admitiu que a decisão do Governo sobre a forma de saída do programa de assistência seja tomada apenas em maio, apontando que não há qualquer data fixada com os seus parceiros.

Maria Luís Albuquerque lembrou que “a data de conclusão [do programa] é 17 de maio”, pelo que a decisão será “seguramente antes dessa data”, mas indicou que poderá ser comunicada ao Eurogrupo tanto na reunião agendada para 1 e 2 de abril em Atenas, como na seguinte, que terá lugar em Bruxelas a 5 de maio.

Além da questão da saída do programa, Angela Merkel e Passos Coelho deverão abordar outros assuntos europeus e de actualidade, como é o caso da situação na Ucrânia, já discutida ao nível de chefes de Estado e de Governo da União Europeia numa cimeira extraordinária a 6 de março passado, mas cujos desenvolvimentos a UE continua a acompanhar com preocupação.

Já depois do encontro com a chanceler Merkel, Pedro Passos Coelho participará ainda numa conferência organizada pelo jornal Die Welt, antes de regressar a Lisboa, no mesmo dia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …

Atriz norte-americana confronta em tribunal Weinstein com acusação de violação

A atriz americana Annabella Sciorra, conhecida por ter participado na série "Os Sopranos", confrontou na quinta-feira o produtor Harvey Weinstein em tribunal, acusando-o de a ter violado, em meados dos anos 1990. Segundo avançou o Expresso, …

Mulher agride médica na Urgência do Hospital de Águeda

Uma médica foi agredida, esta quinta-feira, na Urgência do Hospital de Águeda, por uma mulher que acompanhava o filho a uma consulta. De acordo com o Jornal de Notícias, a médica, de 33 anos, que estava …