Pavimentos quentes são bem mais perigosos do que se possa pensar

Médicos da Universidade de Nevada, em Las Vegas, estão a alertar para um perigo pouco reconhecido do calor do verão: queimaduras do passeio.

Os investigadores, que publicaram o seu estudo em abril na revista científica Journal of Burn Care and Research, analisaram casos da unidade de centro de queimaduras da própria universidade.

Ao longo de um período de cinco anos, encontraram 173 casos de queimaduras relacionados com o pavimento. Ao cruzar o tempo registado do dia com a data desses casos, os autores também descobriram que a grande maioria (88%) aconteceu quando estava pelo menos 35ºC no exterior. Com temperaturas acima dos 40,5ºC, o risco de queimadura pelo pavimento aumentou exponencialmente.

Estes casos podem representar apenas uma pequena amostra das queimaduras que necessitam de atenção médica. Porém, os autores dizem que são uma preocupação constante em áreas onde o clima é sempre quente e ensolarado, como o deserto de Las Vegas, nos Estados Unidos.

“As queimaduras do pavimento fazem parte de forma significativa dos ferimentos relacionados com queimaduras no sudoeste dos Estados Unidos e outros climas quentes com luz solar quase contínua e temperaturas máximas diárias acima de 37ºC.

O pavimento da estrada e as calçadas absorvem excecionalmente bem o calor do sol. Isto significa que a superfície da rua pode ser muito mais quente que o ar circundante. E não demora muito até que esse mesmo calor cause sérios danos à nossa pele. “Nas temperaturas máximas, o pavimento pode ser suficientemente quente para causar queimaduras de segundo grau em questão de segundos“, observaram os autores.

Em alguns casos, as queimaduras foram agravadas por lesões adicionais sofridas durante um acidente de carro, como queimaduras por fricção. Noutros casos, as pessoas sofreram derrames, convulsões ou intoxicação por drogas que os deixaram incapazes de se levantar do asfalto após uma queda. Pessoas com certas complicações, como diabetes em estágio avançado, também se queimaram, provavelmente porque as suas terminações nervosas estão prejudicadas.

As pessoas que correm mais risco de queimaduras no pavimento, de acordo com os autores, incluem vítimas de acidentes de trânsito, idosos, deficientes e os muito jovens, que podem não entender os perigos do pavimento quente.

Com esta investigação, os autores querem que todos estejam atentos a esse tipos de lesões. “Esta informação será usada para programas de prevenção de queimaduras e consciencialização da saúde pública”, escreveram. “O benefício deste estudo está relacionado com toda a comunidade, já que as altas temperaturas ambientais colocam todos em risco de queimaduras quentes”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …