CP revela que o novo passe está à venda desde o sábado passado – mas só pode ser utilizado a partir de Agosto. Custa 49 euros.
O novo passe de comboios em Portugal, o Passe Ferroviário Nacional, já está à venda.
A CP – Comboios de Portugal informou que o passe está à venda desde o sábado passado, dia 1 de Julho.
No sábado o Ministério das Infraestruturas já tinha indicado que a novidade estava criada, mas que faltavam confirmar questões técnicas e legais.
No entanto, apesar de os passageiros interessados já o poderem comprar, o passe só pode ser utilizado a partir do dia 1 de Agosto.
O Passe Ferroviário Nacional, confirma a empresa, vai custar 49 euros por mês e já pode ser requisitado em qualquer bilheteira da CP. Não acumula com outros descontos.
Recorde-se que o passe só é válido para comboios regionais, em todo o território nacional. Não serve para comboios urbanos e inter-regionais.
“Este novo recurso disponibiliza aos cidadãos portugueses a possibilidade de viajar, sem limitações de horários ou restrições de períodos de alta procura, oferecendo assim uma opção de transporte económica e ambientalmente amigável, permitindo aos titulares do passe uma locomoção conveniente e flexível em todo o país”, apresenta a CP, em informação enviada ao ZAP.
O presidente da empresa, Pedro Moreira, acredita que esta medida “é um avanço significativo no compromisso da CP em fomentar a mobilidade sustentável, incentivando a utilização de transportes coletivos e promovendo uma alternativa de transporte com menor impacto ambiental, auxiliando assim na redução de emissões de gases de efeito estufa e no combate às alterações climáticas”.
Além disso, e em prol da coesão territorial, o novo passe quer “proporcionar mobilidade acessível em todas as regiões do país” e está “a promover a igualdade de oportunidades, facilitamos o fluxo de pessoas, contribuindo assim para um desenvolvimento socioeconómico equilibrado”.