/

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia.

De acordo com o portal Wired, que cita a nova investigação cujos resultados foram esta semana publicados na revista Science, estes animais responderam ao súbito silêncio causado pela pandemia de covid-19 aprendendo uma nova canção.

Para se adaptarem às áreas mais urbanas de São Francisco, os pardais-de-coroa-branca sacrificaram a qualidade da sua música para que conseguissem emitir sons alto o suficiente para que fossem ouvidos – mas tudo mudo com a pandemia.

Com menos ruído à sua volta, estes pardais voltaram agora, de forma gradual, a emitir sons mais complexos e atraentes para os seus companheiros.

“A pandemia tem sido terrível de várias formas (…) Mas, como cientista, existe uma oportunidade empolgante para um procedimento experimental natural: removemos todo o ruído de uma paisagem sonora e vemos o que acontece”, disse ao mesmo portal a ecologista comportamental da Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, e autor principal do estudo, Elizabeth Derryberry.

De acordo com os cientistas, esta investigação é uma oportunidade sem precedentes para estudar a adaptação animais. “Mesmo que cantem mais baixinho agora, é possível ouvi-los a uma distância maior”, rematou ainda a cientista.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.