Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente.

Os cientistas capturaram 39 espécimes de chapim-real e 48 espécimes de chapim-azul para realizarem experiências. Posteriormente, espalharam dois tipos de alimentos: amêndoas comestíveis e amêndoas mergulhadas com um sabor amargo e marcadas com uma cor para as tornar mais vistosas.

Antes de deixar os pássaros irem livremente escolher as amêndoas que queriam comer, os investigadores mostraram-lhes vídeos de outros pássaros a comer os dois tipos de amêndoas.

Segundo o Gizmodo, embora os vídeos não tenham afetado as amêndoas que eram escolhidas primeiro, reduziam o número de amêndoas amargas que foram comidas por ambas as espécies. Um estudo foi publicado este mês na revista científica Journal of Animal Ecology.

“Quando você pensa em pássaros selvagens, eles precisam de tomar decisões bem rápidas e decidir se algo é bom para comer ou se os deixará doentes”, disse a autora do estudo, Rose Thorogood.

A investigadora realça ainda que, apesar de os chapins-reais e os chapins-azuis interagirem regularmente, há algumas diferenças entre eles. Os chapins-azuis aprendiam melhor a ver vídeos da sua espécie, enquanto esta premissa revelou-se indiferente para os chapins-reais.

No entanto, a equipa de cientistas acabou por não perceber ao certo quais eram os sinais do vídeo que levavam os pássaros a aprender quais amêndoas deviam de comer. Além disso, salientam que na natureza, a observação dos pares deve ser mais complicada em comparação com a observação dos vídeos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juventus: FC Porto deverá ter Dybala pela frente (durante 30 minutos)

Uma das figuras do campeão italiano pode reduzir a lista longa de lesionados no plantel. E o regresso deverá acontecer contra o campeão português. Paulo Dybala continua fora dos jogos da Juventus mas há uma data …

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …