Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente.

Os cientistas capturaram 39 espécimes de chapim-real e 48 espécimes de chapim-azul para realizarem experiências. Posteriormente, espalharam dois tipos de alimentos: amêndoas comestíveis e amêndoas mergulhadas com um sabor amargo e marcadas com uma cor para as tornar mais vistosas.

Antes de deixar os pássaros irem livremente escolher as amêndoas que queriam comer, os investigadores mostraram-lhes vídeos de outros pássaros a comer os dois tipos de amêndoas.

Segundo o Gizmodo, embora os vídeos não tenham afetado as amêndoas que eram escolhidas primeiro, reduziam o número de amêndoas amargas que foram comidas por ambas as espécies. Um estudo foi publicado este mês na revista científica Journal of Animal Ecology.

“Quando você pensa em pássaros selvagens, eles precisam de tomar decisões bem rápidas e decidir se algo é bom para comer ou se os deixará doentes”, disse a autora do estudo, Rose Thorogood.

A investigadora realça ainda que, apesar de os chapins-reais e os chapins-azuis interagirem regularmente, há algumas diferenças entre eles. Os chapins-azuis aprendiam melhor a ver vídeos da sua espécie, enquanto esta premissa revelou-se indiferente para os chapins-reais.

No entanto, a equipa de cientistas acabou por não perceber ao certo quais eram os sinais do vídeo que levavam os pássaros a aprender quais amêndoas deviam de comer. Além disso, salientam que na natureza, a observação dos pares deve ser mais complicada em comparação com a observação dos vídeos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …