Pássaro bizarro é meio macho, meio fêmea

Shirley Caldwell / Facebook

Cardinalis cardinalis

Um casal amante de pássaros colocou alimentadores no seu quintal e foram surpreendidos com uma visita incomum: um cardeal do norte, que é metade macho, metade fêmea.

Há 25 anos, dois amantes de pássaros que vivem em Erie, na Pensilvânia, esperavam desfrutar da companhia destes animais quando montaram alimentadores no seu quintal. Contudo, atraíram sem saber um visitante incomum: um cardeal do norte (Cardinalis cardinalis), que é metade macho e metade fêmea.

A aparência deste pássaro mistura o vermelho brilhante com uma tonalidade menos ostensiva, própria das fêmeas. O fenómeno, chamado de ginandromorfismo bilateral, está documentado em aves desde a década de 1920, quando foi descrito numa galinha.

“Nunca pensamos que veríamos algo assim”, disse Shirley Caldwell, dona do quintal, à National Geographic.

O ginandromorfismo bilateral é um tipo de quimerismo genético, pelo qual um único animal possui mais do que um conjunto de ADN. Mais especificamente, é um tipo de quimerismo tetragamético, uma vez que envolve quatro gâmetas – dois espermatozóides e dois óvulos.

Os óvulos são fertilizados separadamente e começam a dividir-se. No início do processo de desenvolvimento, os óvulos fundem-se e tornam-se um blastocisto ou zigoto. Por outras palavras, acontece uma fusão idêntica à de gémeos fraternos. Aliás, este processo ocorre, presumivelmente, em gémeos idênticos, mas como o ADN destes gémeos é muito semelhante, não há forma de saber que esse processo ocorreu.

No entanto, se um dos óvulos for macho e o outro for fêmea, a quimera resultante pode ter as características sexuais de ambos – muitas vezes divididos ao centro.

Os humanos e outros mamíferos podem ter mutações sexuais, mas não o ginandromorfismo bilateral distinto, adianta o Science Alert.

No entanto, no caso dos pássaros, é difícil perceber quando é que estes animais sofrem de ginandromorfismo bilateral, a não ser que o aspeto físico os denuncie – como foi o caso deste cardeal do norte.

PARTILHAR

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …