Passagem secreta entre pirâmides maias pode revelar mistérios da serpente emplumada

Segundo especialistas, a rota subterrânea pode revelar a “geografia sagrada” do templo construído em homenagem à serpente emplumada dos maias.

Quase mil anos depois de ter sido construída, a pirâmide de Chichén Itzá, na província mexicana de Yucatã, continua a ser o fascínio de muitos por ainda ser um objeto indecifrável em muitos aspetos.

Um grupo de cientistas descobriu uma rota que, supostamente, conduz a uma cova subterrânea no templo de Kukulkán, ou seja, ao templo da serpente emplumada dos maias, comunica o site El Universal.

De acordo com os escavadores, a cova é um lago subterrâneo que levaria ao templo e que pode revelar a “geografia sagrada” do lugar. A teoria é que existe um sistema de esgotos subterrâneos interligados à volta da pirâmide nos pontos cardeais.

Trata-se de uma descoberta da equipa do arqueólogo Guillermo de Anda, que utilizou um radar de alta tecnologia para enviar sinais eletromagnéticos e fazer o modelo 3D das estruturas no subsolo ao redor da pirâmide.

Claro que embora se tenha a certeza da existência da passagem, explorações na área encontrada não foram iniciadas ainda. Guillermo de Anda contou ainda ao jornal Milenio que a verificação da existência do poço “mudará totalmente” a visão sobre “os padrões de construção maias”.

O especialista da Universidade Estatal da Califórnia James Brady explica que a mudança mais significativa seria que, ao contrário do que acontece na cosmogonia europeia que posiciona as suas divindades no céu, na visão dos maias, o divino encontrava-se no subsolo, explicando, assim, por que as construções subterrâneas eram tão sagradas, já que eram vias de acesso para dentro da terra, ou seja, para a moradia dos deuses.

O projeto tem como propósito construir um mapa detalhado da área, assim como obter informação arqueológica, geológica e biológica do subsolo da região e das águas subterrâneas.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. 6 mil quê? veios de água subterrânea? 6 mil m2 a pesquisar?

    Já agora, estas descobertas não são novas e até já foram noticiadas aqui no ZAP.
    Há que estar de pé atrás com os anúncios espanpanantes dos “especialistas” da Universidade da Califórnia!
    Afinal só usaram um radar de penetração de solo que é “vulgar” na actualidade e devem ter visto “qualquer coisa” que nem souberam transmitir-nos de forma detalhada!

RESPONDER

Argélia expulsa para o deserto 390 pessoas (incluindo grávidas e crianças)

A Argélia expulsou este domingo 391 pessoas em condições precárias, incluindo crianças e grávidas, para o deserto do Níger. A Organização Internacional para as Migrações, OIM, indicou que as pessoas expulsas, oriundas de países da África …

Descoberto em Israel um mosaico que retrata os "espiões bíblicos" de Moisés

A descoberta de uma série de mosaicos que datam de há 1600 anos, no interior de uma antiga sinagoga, em Israel, está a "revolucionar" tudo o que sabíamos sobre o Judaísmo dessa época, apresentando "novas …

Investigadores descobrem que Ross 128 B tem todas as condições para ter vida

O exoplaneta Ross 128 b tem características viáveis para abrigar vida. Uma equipa coordenada por investigadores do Observatório Nacional do Brasil analisou as características físico-químicas do sistema extrassolar Ross 128, e constatou que este sistema …

Naufrágio do século XVI encontrado na Florida (mas o tesouro pertence à França)

Um naufrágio do século XVI, sobrevivente de uma das primeiras viagens europeias à América, foi descoberto na costa da Florida. O achado guarda tesouros que valem milhões de dólares, mas um tribunal norte-americano determinou que a …

Quem é o maior inimigo dos EUA? A União Europeia, respondeu Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje, em declarações à CBS, que a União Europeia, a Rússia e a China são inimigos dos Estados Unidos. Numa entrevista à CBS News, quando questionado pelo jornalista Jeff Glor …

E os vencedores são... Modric, Kane e Mbappé

O médio Luka Modric conquistou hoje a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial2018 de futebol, que decorreu na Rússia, apesar da derrota da Croácia na final perante a França (4-2). O jogador …

Os satélites gémeos GRACE-FO já disparam os seus lasers no espaço

Falar de lasers e espaço na mesma frase será suficiente para fazer imaginar loucas batalhas espaciais como as que vemos em filmes como o Star Wars, mas desta vez a utilização de lasers é para …

Prémio Nobel alternativo da Nova Academia vai ser decidido pelo público

Depois do cancelamento do prémio por parte da Academia Sueca, a Nova Academia, criada este ano em protesto, vai atribuir um prémio alternativo. As votações para o prémio ao Nobel (alternativo) da Literatura serão realizadas …

O fungo mortal que queria ser bactéria está a tornar-se um problema de saúde mundial

Um agente patogénico que resiste a quase todos os medicamentos desenvolvidos para o tratar está a espalhar-se rapidamente pelo mundo. Já foram detectadas infecções em 27 países e há já várias mortes registadas. O mais estranho …

França vs Croácia | "Les bleus" conquistam o Mundo

A França conquistou o seu segundo Campeonato do Mundo. Na final frente à Croácia, os gauleses foram felizes na primeira parte, somando dois golos, um na própria baliza por Mario Mandzukic, e outro de penálti, …