Passagem secreta entre pirâmides maias pode revelar mistérios da serpente emplumada

Segundo especialistas, a rota subterrânea pode revelar a “geografia sagrada” do templo construído em homenagem à serpente emplumada dos maias.

Quase mil anos depois de ter sido construída, a pirâmide de Chichén Itzá, na província mexicana de Yucatã, continua a ser o fascínio de muitos por ainda ser um objeto indecifrável em muitos aspetos.

Um grupo de cientistas descobriu uma rota que, supostamente, conduz a uma cova subterrânea no templo de Kukulkán, ou seja, ao templo da serpente emplumada dos maias, comunica o site El Universal.

De acordo com os escavadores, a cova é um lago subterrâneo que levaria ao templo e que pode revelar a “geografia sagrada” do lugar. A teoria é que existe um sistema de esgotos subterrâneos interligados à volta da pirâmide nos pontos cardeais.

Trata-se de uma descoberta da equipa do arqueólogo Guillermo de Anda, que utilizou um radar de alta tecnologia para enviar sinais eletromagnéticos e fazer o modelo 3D das estruturas no subsolo ao redor da pirâmide.

Claro que embora se tenha a certeza da existência da passagem, explorações na área encontrada não foram iniciadas ainda. Guillermo de Anda contou ainda ao jornal Milenio que a verificação da existência do poço “mudará totalmente” a visão sobre “os padrões de construção maias”.

O especialista da Universidade Estatal da Califórnia James Brady explica que a mudança mais significativa seria que, ao contrário do que acontece na cosmogonia europeia que posiciona as suas divindades no céu, na visão dos maias, o divino encontrava-se no subsolo, explicando, assim, por que as construções subterrâneas eram tão sagradas, já que eram vias de acesso para dentro da terra, ou seja, para a moradia dos deuses.

O projeto tem como propósito construir um mapa detalhado da área, assim como obter informação arqueológica, geológica e biológica do subsolo da região e das águas subterrâneas.

1 COMENTÁRIO

  1. 6 mil quê? veios de água subterrânea? 6 mil m2 a pesquisar?

    Já agora, estas descobertas não são novas e até já foram noticiadas aqui no ZAP.
    Há que estar de pé atrás com os anúncios espanpanantes dos “especialistas” da Universidade da Califórnia!
    Afinal só usaram um radar de penetração de solo que é “vulgar” na actualidade e devem ter visto “qualquer coisa” que nem souberam transmitir-nos de forma detalhada!

RESPONDER

A Bitcoin tem uma verdadeira ameaça: os supercomputadores quânticos

Apesar de o valor da Bitcoin não parar de aumentar, tendo chegado esta semana aos 8.000 dólares, há quem esteja preocupado com uma tecnologia emergente, que ameaça seriamente a blockchain, plataforma por trás da criptomoeda: …

Se Puigdemont quer receber pensão, tem que reconhecer intervenção de Madrid

O presidente do governo destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, terá de reconhecer a intervenção do Estado espanhol naquela comunidade autónoma se quiser receber os 112 mil euros anuais correspondentes à pensão a que tem direito …

Nações Unidas divulgam vídeo da fuga de soldado norte-coreano

O Comando das Nações Unidas publicou, esta quarta-feira, um vídeo que mostra a deserção de um soldado norte-coreano que, no passado dia 13, cruzou a fronteira para a Coreia do Sul enquanto era baleado pelos …

Benfica em Vila do Conde, FC Porto recebe V. Guimarães e Sporting o Vilaverdense

O sorteio realizado, esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que o Benfica vai até Vila do Conde, onde visita o Rio Ave, e que FC Porto e Sporting recebem o Vitória de …

Primeiro-ministro libanês suspende demissão após pedido do Presidente

O primeiro-ministro demissionário libanês anunciou, esta quarta-feira, em Beirute que suspendeu o pedido de demissão do Governo depois de um pedido do Presidente nesse sentido. Numa intervenção transmitida pela televisão local, Saad Hariri disse ter decidido …

PJ detém 10 seguranças, entre os quais 3 polícias

A Polícia Judiciária deteve dez pessoas, entre as quais dois agentes da PSP e um militar da GNR, sob suspeitas de crimes de sequestro, exercício ilegal de segurança privada e corrupção. As dez detenções, de nove …

Documentos sobre roubo de Tancos fechados num cofre e com consulta condicionada

O chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, foi ouvido na Comissão de Defesa Nacional sob sigilo, no âmbito do roubo de armas em Tancos. As informações prestadas estão classificadas como confidenciais e ficam …

Ratko Mladic condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes contra a Humanidade

O Tribunal Penal Internacional para-a ex-Jugoslávia (TPI-J) condenou, esta quarta-feira, o antigo chefe militar sérvio-bósnio Ratko Mladic a prisão perpétua pelos crimes cometidos na guerra da Bósnia (1992-1995). O Tribunal Penal Internacional para-a ex-Jugoslávia (TPI-J) condenou …

Surpresa geral com a mudança do Infarmed de Lisboa para o Porto

Trabalhadores, deputados, indústria farmacêutica e até a própria Infarmed foram apanhados de surpresa com a decisão do Governo de mudar a sede da Autoridade Nacional do Medicamento de Lisboa para o Porto. A decisão de deslocalizar …

Escrava sexual mata agressor e é condenada a prisão perpétua

O caso é de 2004, mas voltou a debate público recentemente, depois de a Fox ter publicado uma reportagem sobre a vida na prisão da menina que matou o seu abusador. "Imagina aos 16 anos seres …