/

Passagem de ano milionária sem chuva (exceto na Madeira). Eis os concertos do réveillon

portobayevents / Flickr

Fogo de artifício da passagem de ano no Funchal

Portugal já investiu mais de 10 milhões de euros em iluminação festiva durante o período natalício e réveillon. Autarquias gastaram cerca de três milhões de euros. Conheça a programação dos concertos da passagem de ano.

Portugal prepara-se para celebrar a chegada de 2024 com grande pompa.

Em Lisboa, a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) desembolsará cerca de 600 mil euros em celebrações de réveillon, com metade desse valor destinado a um espetáculo de fogos de artifício que iluminará o céu da capital por menos de quinze minutos.

A outra metade do orçamento lisboeta será utilizada para cobrir os custos de concertos e outras despesas associadas, incluindo a atuação da banda “Os Quatro e Meia” e do Dj Nuno Luz.

O Porto, a segunda maior cidade do país, não fica atrás nas comemorações, com um orçamento de 400 mil euros para os festejos. Esta quantia será distribuída entre a programação de concertos de artistas como Richie Campbell, Carolina Deslandes e Jimmy P, além do suporte técnico e do próprio espetáculo pirotécnico.

Portugal investiu mais de 10 milhões de euros em iluminação festiva durante o período natalício e de réveillon. As autarquias e governos regionais já gastaram cerca de três milhões de euros, de acordo com o Observador.

Réveillon sem chuva em Portugal continental

A noite de passagem de ano em Portugal continental deverá ser sem precipitação, “embora com céu muito nublado principalmente na região Norte”, com a chuva a regressar às regiões Norte e Centro nos primeiros dias de 2024, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA adiantou ainda que a temperatura máxima irá manter-se sem grandes variações, com valores a variar entre 13 e 17°C no litoral e entre 9 e 12°C no interior.

Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro espera-se uma pequena descida da temperatura mínima que se registará primeiro no litoral Norte e depois no restante território, prevendo-se valores de temperatura mínima próximos de 0°C nas regiões do interior Norte e Centro.

O vento soprará fraco a moderado do quadrante sul, sendo por vezes forte nas terras altas das regiões Norte e Centro na tarde de dia 30 de dezembro e dos dias 01 e 02 de janeiro, rodando temporariamente para oeste/noroeste no dia 31 de dezembro, acrescentou.

No primeiro dia de 2024, a precipitação regressará ao Minho e Douro Litoral a partir da tarde, estendendo-se no dia 02 de janeiro às restantes regiões do Norte e Centro.

Açores com bom tempo, Madeira com chuva

O céu no arquipélago dos Açores deverá apresentar-se com boas abertas na passagem de ano e não está prevista a ocorrência de chuva.

Já no dia 1 de janeiro, segunda-feira, o IPMA prevê a ocorrência de chuva, geralmente fraca, em todas as ilhas, devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, com fraca atividade.

Nesse dia, o vento soprará de sudoeste, fresco a muito fresco (30/50 km/horas) com rajadas até 70 km/horas nas ilhas do grupo ocidental (Corvo e Flores) e moderado a fresco (20/40 km/horas) com rajadas até 55 km/horas nos grupos Central (Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), rodando para oeste à noite com a passagem da superfície frontal fria.

No período entre este sábado e terça-feira, a temperatura do ar nos Açores deverá registar mínimas de 11/13ºC e máximas entre os 17 e 19ºC.

Na Madeira, o réveillon deverá ficar marcado pela ocorrência de períodos de chuva, com uma probabilidade de precipitação na ordem de 70 a 90%.

Esta previsão meteorológica poderá prejudicar o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício que assinala a passagem de ano no Funchal, um dos maiores cartazes turísticos da Madeira, num período em que a ocupação hoteleira na região ronda os 100% e a população flutuante será de cerca de 90 mil pessoas, incluindo os passageiros e tripulantes de oito navios de cruzeiro que escalam o porto da capital madeirense no domingo.

A ilha, conhecida mundialmente pelo seu impressionante espetáculo de pirotecnia, destaca-se com um investimento de 1,3 milhões de euros.

Concertos: conheça a programação

Porto

30 de dezembro

UHF, Casa da Música

31 de dezembro

Carolina Deslandes + Jimmy P, Jardins do Palácio de Cristal
We Trust + Richie Campbell + Zinko, Avenida dos Aliados
Áurea, Alfândega do Porto

Lisboa

30 de dezembro

Djumbai Jazz, SMUP (Parede)
bbb HAIRDRYER, Lounge

31 de dezembro

Os Quatro e Meia, Terreiro do Paço
Xutos & Pontapés, Casino Lisboa
Ena Pá 2000, Titanic Sur Mer
DJ Marfox + DJ Nigga Fox + DJ Maboku + DJ Narciso, Musicbox
João Não & Lil Noon, Musa
Josh Wink + Surgeon, 8Marvila
Moullinex & GPU Panic + Bateu Matou + Throes+The Shine, IDB Rooftop

Coimbra

30 de dezembro

Calema, Avenida 25 de abril (Figueira da Foz)

31 de dezembro

Matay + Tony Carreira, Praça Dom Dinis
Delfins, Avenida 25 de abril (Figueira da Foz)

Faro

30 de dezembro

GNR, Praça do Infante (Lagos)
Pedro Mafama, Jardim Manuel Bivar
Richie Campbell, Albufeira

31 de dezembro

Calema, Praça do Infante (Lagos)
D.A.M.A., Passeio das Dunas (Quarteira)
The Gift, Albufeira

Braga

31 de dezembro

Revenge of the 90’s com Melão e Romana, Altice Forum Braga

Castelo Branco

31 de dezembro

Miguel Gameiro & Pólo Norte, Idanha-a-Nova
Nininho Vaz Maia, Centro Cívico

Setúbal

31 de dezembro

Fernando Daniel + ProfJam (Cacilhas)
Lena d’Água, Doca dos Pescadores
Cais Sodré Funk Connection, Zona Ribeirinha de Amora

Évora

31 de dezembro

Orquestra Bamba Social + Tiago Nacarato, Praça do Giraldo

Guarda

31 de dezembro

Bárbara Bandeira + Karetus, Praça Luís de Camões

Viseu

31 de dezembro

José Cid, Campo de Viriato

Santarém

31 de dezembro

HMB

Vila Real

31 de dezembro

Quim Barreiros

Madeira

31 de dezembro

Parque de Santa Catarina, Funchal
Sandra & Ricardo, Miguel Pires, Galáxia, Dupla de 2 e DJ Sérgio Soares

Açores

31 de dezembro

Portas da Cidade, Ponta Delgada, São Miguel
David Carreira, DJ Hélder Cunha

Povoação

31 de dezembro

Abba Project e DJ Diogo Aguiar

Ribeira Grande

31 de dezembro

DJ Tojó e DJ Tony Special

Nordeste

31 de dezembro

Isabelly Cotias

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.