Número de candidatos ao Ensino Superior volta a subir depois de seis anos de descidas

Bobo Boom / Flickr

-

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior termina esta sexta-feira e este pode ser o primeiro ano desde 2008 a registar um aumento do número de candidatos, tendo em conta as candidaturas já realizadas.

De acordo com os dados mais recentes, disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), até ontem foram submetidas 41.084 candidaturas às universidades e politécnicos da rede pública, um número superior em mais de três mil em relação ao atingido no mesmo período do ano anterior.

Esta tendência pode ser verificada na evolução diária das candidaturas, disponível para consulta na página da DGES, que permite comparar cada dia do concurso nacional de acesso com o dia correspondente do ano anterior.

O ano de 2008 foi o último a registar um aumento do número de candidaturas ao Ensino Superior, com 53.062, quase duas mil a mais do que as 51.472 registadas em 2007.

Desde então, a tendência tem sido sempre a diminuição do número de candidatos, que foi o mais baixo de uma década em 2013, quando chegou aos 40.419, um milhar a menos do que os 41.662 que concorreram ao Ensino Superior público em 2003.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior arrancou a 17 de julho e termina hoje, com 50.820 vagas a concurso – um número que não era tão baixo desde 2008 – distribuídas entre 1.067 cursos a funcionar este ano letivo.

Universidades e politécnicos públicos disponibilizam assim menos 641 lugares do que os 51.461 colocados a concurso no ano letivo de 2013-2014.

A informação disponibilizada pelo Ministério da Educação e Ciência indica que o número total de vagas disponíveis para a primeira fase do concurso nacional de acesso está a cair desde 2011, ano em que foram a concurso 53.500 lugares.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …