Passadiços do Paiva reabriram esta segunda e já têm 2 mil reservas até abril

passadicosdopaiva.pt

-

Os passadiços do Paiva reabriram esta segunda-feira ao público, depois do incêndio que em setembro do ano passado destruiu uma parte do percurso.

A reabertura do famoso percurso, que em setembro do ano passado foi destruído por um incêndio, estava prevista para o sábado passado mas acabou por ser adiada devido ao mau tempo.

Esta segunda-feira foi o dia escolhido para reabrir finalmente o percurso e, apesar do baixo número de visitantes, a situação a longo prazo prevê-se bastante positiva.

De acordo com a agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias, já há 700 portadores de cartões de livre-trânsito e mais de duas mil reservas até abril, sobretudo para os fins-de-semana, para o percurso que agora tem um limite de 3500 visitantes por dia.

“Esta semana ainda temos poucos visitantes, mas isso é normal, considerando que as pessoas decidem comprar bilhete mais nas vésperas do fim de semana, que é quando temos maior procura”, disse Margarida de Belém, vice-presidente da Câmara de Arouca, à Lusa.

“Mas já temos 700 pedidos para emissão do cartão [de livre-trânsito] para residentes e esse processo está a correr muito bem”, declara.

“Além disso, como os bilhetes podem ser comprados com três meses de antecedência, já temos mais de 2.000 reservas até abril, com uma forte procura para o domingo antes do 25 de Abril”, acrescenta.

Segundo a agência noticiosa, uma outra data que está também a ser muito requisitada é o dia 24 de abril, isto porque, além de estar no fim-de-semana prolongado, coincide com o Paiva Fest, um festival local dedicado a desportos de água.

Outro dado que aponta para o sucesso dos passadiços é o facto de a autarquia estar a “registar muitos pedidos de visita por parte de operadores turísticos”, algo que ainda só não se traduziu em bilhetes porque “esses processos estão a ter acompanhamento em ‘backoffice'” pelos técnicos da Câmara.

Relativamente às mudanças introduzidas no percurso, a autarca garante que mesmo para quem já conhece poderá agora descobrir “elementos valorativos muito significativos”.

“O aspeto mais marcante é a escadaria que veio substituir aquele percurso de um quilómetro em caminho florestal a seguir à Praia do Areinho, que não se coadunava com a experiência proporcionada pelo restante trajeto e inviabilizava que o usufruto da zona se verificasse com a mesma qualidade quer fosse verão ou inverno”, explica.

A escadaria acrescentou ainda mais degraus ao passadiço mas também acaba por “reforçar a qualidade da visita, tanto pelo seu conforto como pela qualidade da paisagem, com sobreiros, blocos rochosos graníticos”.

Além disso, a vice-presidente destaca ainda a criação dos parques de estacionamento em ambas as extremidades do trajeto, cada um com cerca de 400 lugares disponíveis.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …