“Passadeira giratória” permite que pequenas criaturas marinhas nadem eternamente sob um microscópio

Uma equipa de investigadores da Universidade de Standford criou uma pequena “passadeira hidrodinâmica” para observar de perto o comportamento dos microrganismos marinhos.

Observar as criaturas microscópicas que preenchem os nossos oceanos é importante, mas ficar de olho nelas é praticamente impossível. A “passadeira hidrodinâmica” oferece o melhor dos dois mundos: uma coluna de água interminável para as criaturas nadarem sem nunca deixar o olhar vigilante de um microscópio automático.

Chamada “Máquina Gravitacional”, a ideia surgiu porque Manu Prakash, professor de bioengenharia, e os seus alunos criaram um tubo de um metro de comprimento com um microscópio que poderia seguir uma criatura enquanto se movia para cima e para baixo. No entanto, estes microorganismos viajam centenas de metros por dia para perseguir o sol ou os nutrientes na água.

Assim, colocaram um microscópio apontado para o lado num círculo de vidro fechado cheio de água, onde os organismos poderiam nadar livremente e, ao fazê-lo, a alça gira lentamente para mantê-los dentro da frame do microscópio.

Um sistema de visão por computador acoplado ao microscópio 3D rastreia a localização da criatura-alvo e mantém-na focada, enquanto sistemas auxiliares anotam as distâncias exatas viajadas e outras métricas.

A equipa usou o dispositivo para capturar todo o tipo de comportamentos cientificamente interessantes dos organismos microscópicos. “É justo dizer que sempre que colocámos um organismo neste instrumento, descobrimos algo novo”, disse Prakash, em comunicado.

Uma dessas novidades é o facto de que, apesar de viverem num ambiente fluido, a gravidade é um fator importante nas suas vidas. “Estão todos cientes da gravidade e todos preocupam-se com a gravidade”, disse Prakash.

Apesar de a água permanecer no circuito, isso não significa que seja um sistema totalmente fechado. “Podemos apresentar as coisas com base no que a criatura está a fazer”, disse Deepak Krishnamurthy, um dos alunos de Prakash. “Podemos introduzir nutrientes, vincular a intensidade da luz – é um ciclo de feedback entre o organismo e o seu ambiente. Também estamos a trabalhar para fazer isso com pressão, temperatura e outros aspectos do oceano”.

A equipa pretende publicar todos os detalhes sobre como construir e operar uma “Máquina Gravitacional”. “Tivemos o cuidado de torná-lo o mais aberto possível e isso afetou as nossas escolhas de hardware e software”, disse Krishnamurthy. “A intenção é que seja totalmente open source para fins de investigação”.

As especificações exatas do instrumento serão publicadas em breve, assim como o primeiro artigo da equipa sobre o uso o dispositivo para descobrir algo novo e extremamente estranho: diatomáceas que podem controlar voluntariamente a sua própria densidade para subir ou descer na coluna de água.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …