Páscoa: portugueses viajam mais este ano. Eis os destinos preferidos

1

Giåm / Flickr

Ilha de São Jorge, Açores

As ilhas da Madeira e dos Açores lideram as preferências para passar o feriado de dia 31. No continente, uns preferem o sol do Algarve enquanto outros querem ver a neve na Serra da Estrela. Mas há quem queira “fugir” para longe.

A Páscoa está aí à porta e as ilhas da Madeira e dos Açores reafirmam o seu domínio nas preferências dos portugueses para passar o feriado.

Os preços das viagens para o Funchal, na ilha da Madeira, eleita “Melhor Destino Insular do Mundo”, e para os Açores, “Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo”, podem ultrapassar os 300 euros à medida que a Páscoa se aproxima.

“As vendas e as reservas efetuadas são francamente superiores ao ano anterior“, disse o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

“Saem mais para todos os destinos. Há mais destinos, há mais oportunidades, têm surgido destinos novos, têm surgido e estão a surgir novas ocupações ‘charter’, portanto, tudo isto, aponta para números superiores, apesar de termos que olhar para estes números com alguma prudência e com alguma capacidade de esperar por números mais definitivos”, explicou Pedro Costa Ferreira.

Os arquipélagos também estiveram no topo das preferências para passar o Réveillon de 2024.

Algarve e Serra da Estrela não ficam atrás

O foco na procura interna está nas ilhas, com estadias que variam entre três a quatro noites, mas este ano o Algarve e a Serra da Estrela também despertam grande interesse e a projetarem uma elevada expectativa de ocupação.

O Algarve antecipa um “bom arranque” na época pascal, que se espera que seja um prelúdio para uma forte procura turística no verão. As expectativas de ocupação superam as do ano anterior, com um incremento estimado entre 3% a 4%, dizem agentes do setor ouvidos pelo Jornal de Notícias. A maioria ainda é portuguesa, seguida de britânicos, holandeses e franceses.

A serra da Estrela, por outro lado, atrai aqueles que procuram a beleza da neve e a promessa de mais nevões nas semanas que antecedem a Páscoa.

Entre os destinos fora do país, destacam-se os EUA ou as Maldivas, mas o destino número um é Cabo Verde, de acordo com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Outros preferem destinos europeus como Itália, França — especialmente a Disneylândia, Turquia, Reino Unido e Espanha, ou até destinos exóticos como Marrocos, Caraíbas, Índia, Brasil, Senegal, México, República Dominicana, Egito, Djerba (Tunísia) e cruzeiros no Mediterrâneo.

“Ao nível das reservas em março já são superiores e a oferta é maior. Portanto sim, os portugueses continuam a viajar e no início do ano os dados que nós temos é que estão a viajar e/ou a reservar mais do que o ano passado

A Páscoa, este ano, vai ser celebrada no domingo de 31 de março, ao contrário de no ano passado, que foi em abril.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. A ilha de Páscoa tem uma cultura única, fantástica., baseada em rituais do oculto,, que orientam a vida e a convivência em comunidade.
    A Sociologia não pára de se surpreender e fascinar.
    Os naturais são pessoas abertas, comunicativas, mas cautelosas no que respeita a influências diretas ou interferências nos seus genuínos costumes, que querem e fazem por manter.
    Vale a pena conhecer esta cultura. É fascinante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.