/

Partido de Erdogan alega roubo de votos nas eleições de Istambul

1

Sedat Suna / EPA

O debate televisivo de domingo foi o primeiro dos últimos 17 anos.

O partido no poder, AKP, alega que nas eleições de 31 de março foram roubados votos, que acabaram por levar à vitória da oposição. As acusações foram feitas este domingo num debate televisivo histórico.

“Estou muito seguro que nestas eleições os votos foram roubados. É por isso, senhor Ismail, que queríamos muito que estes votos fossem recontados. Mas infelizmente, porque enfrentámos resistência, isso não foi possível”, defendeu Binali Yildirim, que perdeu nas eleições autárquicas de Istambul.

A vitória foi de Ekrem Imamoglu, que chegou a tomar posse, mas entretanto a Comissão Eleitoral anulou as eleições, que serão repetidas dia 23 de junho. Imamoglu venceu as eleições com uma suposta margem de 14 mil votos, mas o AKP alega que houve irregularidades.

O debate televisivo deste domingo entre Yildirim e Imamoglu é um marco histórico do país, que, segundo a TSF, há quase duas décadas não tinha um debate na televisão entre os dois principais partidos políticos.

O debate durou três horas e a troca de acusações foi constante entre os dois líderes políticos. “Esta nova eleição em 2019 é um combate pela democracia. Esta não é apenas uma eleição local. Eu fui legitimamente eleito presidente da Câmara. Levantei o certificado e estive 18 dias como presidente em exercício”, rematou Imamoglu.

No cerne da questão está o facto de na noite da eleição, Yildirim ter reivindicado a vitória antes de os resultados finais terem sido divulgados. De acordo com a Bloomberg, na altura, a agência de notícias estatal reportava uma liderança de Yildirim por menos de 0,1 pontos percentuais — cerca de 5 mil votos.

Contudo, Imamoglu disse ter vencido por mais de 27 mil votos, com base em urnas que ainda não foram registadas. A agência de notícias Anadolu tinha alegadamente 98,8% dos votos contados, mas parou de atualizar os resultados depois disso. Portanto, o partido de Erdogan acusa a Anadolu de ter manipulado os resultados a favor de Imamoglu.

Com 15 milhões de habitantes, Istambul é responsável por 30% da economia do país. No próximo domingo, as eleições serão repetidas, decidindo o futuro político de uma das maiores cidades turcas.

ZAP //

1 Comment

  1. Repetem-se as eleições e entretanto prendem-se mais uns quantos que não interessam estar nas ruas.
    E talvez uma revisãozinha nos cadernos eleitorais também aconteça.
    E se não der o resultado desejado, arranjam-se mais umas votações até dar.
    Com aquele super-presidente, sultão da Turquia?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.