Partido dos Verdes canadiano partilhou fotografia da líder com um copo descartável. Era falsa

(dr) Green Party Canada

Elizabeth May

O partido dos Verdes canadiano admitiu ter editado uma fotografia da líder onde esta segurava um copo descartável. A líder assegura não ter sabido da manipulação.

Numa era em que o ambiente assume uma importância relevante na política, o partido dos Verdes canadiano foi recentemente repreendido por ter editado uma fotografia, com o intuito de fazer a sua líder parecer mais ecológica.

Esta terça-feira, em comunicado, Elizabeth May reconheceu que a sua equipa alterou uma imagem fotografada durante o Sidney Street Market do ano passado, em Victoria, British Columbia.

A imagem editada mostra a líder do partido a segurar um copo de plástico duro reutilizável com o logótipo do partido e uma palhinha de metal. A líder dos Verdes sublinhou que não tinha nada a esconder e admitiu o uso do copo descartável de papel referindo que poderia ser decomposto, adianta o Washington Post.

“A minha prática diária e pessoal é evitar o uso de plásticos descartáveis 100% do tempo”, referiu num comunicado citado pela BBC. “Eu nunca bebo água de garrafas plásticas, uso sempre o meu copo de café reutilizável e ando sempre com os meus próprios utensílios de bambu.”

“Eu faço o que digo todos os dias. Espero que apesar deste incidente de membros do partido bem intencionados (que esperavam por o nosso logótipo na imagem) possam acreditar que na fotografia original não há nada que esconderia“, acrescentou.

O partido lançou recentemente uma proposta que inclui a intenção de proibir todos os plásticos descartáveis no Canadá até 2022 – incluindo palhinhas de plástico e copos.

Confrontada com a situação pelo National Post, Elizabeth May ironizou a alteração da imagem sem a sua aprovação. “Se vão recorrer ao Photoshop não podem fazer qualquer coisa com a minha cara para parecer um pouco mais nova?“.

Os canadianos vão às urnas para as eleições gerais no dia 21 de outubro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …