Tecnologia de partículas (também usada na EEI) confirma a autenticidade de uma obra de Rafael

ESA

“A Virgem e Menino” da autoria de Rafael

A pintura da Virgem com o Menino da autoria de Rafael foi dada como autêntica através de uma tecnologia de física de partículas. A pintura que conta com cerca de 500 anos foi atribuída ao pintor renascentista, mas durante a história surgiram dúvidas sobre o seu autor e sobre a sua autenticidade.

A história da pintura da Virgem com o Menino abrange algumas das maiores figuras históricas da Europa, bem como lutas violentas e lucrativos negócios de arte. Encomendada pelo Papa Leão X, passou pelas mãos da família real francesa e de Napoleão. No entanto, no final do século XIX a pintura desapareceu e agora faz parte de uma coleção particular.

O facto de Rafael ter sido o criador da obra-prima foi confirmado por estudos de especialistas de todo o mundo, bem como por um conselho consultivo internacional. A InsightART, uma empresa sediada no centro de incubação de empresas da ESA em Praga, que usa tecnologia de deteção cósmica para examinar obras de arte, veio agora confirmar esta teoria.

O scanner robótico de raio X do InsightART já tinha sido usado para identificar uma pintura desconhecida de Vincent van Gogh. A máquina usa um detetor de partículas desenvolvido no CERN, o laboratório europeu de física de partículas, que foi reaproveitado para a exploração espacial e fabricado pela empresa checa ADVACAM.

“Esta tecnologia, que também é usada para medir a radiação na Estação Espacial Internacional, é capaz de detetar fotões individuais, além de estabelecer o comprimento de onda exato”, explica Josef Uher, diretor técnico da InsightART, num comunicado.

Uher indica que “enquanto a máquina de raio-X padrão cria apenas uma imagem a preto e branco, o scanner RToo fornece imagens de raios-X coloridas, ou espectrais, que permitem que os materiais se destaquem com base na sua composição elementar“.

A obra de arte foi digitalizada com grande detalhe, desde as camadas de base até aos esmaltes finais, revelando a estrutura interna da pintura de Rafael de forma minuciosa, diz o Ciencia Plus.

“Durante esse processo, ficou claro que a obra foi executada por Rafael, sem a ajuda dos seus assistentes de oficina e aprendizes”, garantiu Jirí Lauterkranc, restaurador de arte e co-fundador do InsightART.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …

Duas vendedoras num mercado japonês

Da noite para o dia, Japão tornou-se uma história "covidiana" de sucesso

Em meados de agosto, o Japão atingiu o pico de 6.000 casos diários de covid-19. Quase do dia para a noite, o país asiático observou, espantosa e inesperadamente, uma queda acentuada no número de infeções. …