Porque não cobrimos os parques de estacionamento com painéis solares?

5

Se estacionar num dos vários parques do campus da Universidade Estatal do Michigan, é provável que consiga um lugar ‘premium’. Isto porque cada estacionamento é protegido do sol, da neve e da chuva por painéis solares.

Os painéis são instalados por cima do lote em estruturas de aço suficientemente altas para que os veículos estacionem por baixo. Para além de proporcionar uma experiência de estacionamento mais agradável, a universidade recebe energia solar mais barata e limpa, relatou o CNET.

Então, porque é que nem todos os estacionamentos têm painéis solares? Precisamos de uma transição rápida para longe dos combustíveis fósseis de forma a evitar os piores efeitos do aquecimento global.

Cada instalação de painéis solares tem uma avaliação energética e financeira diferente. Os painéis solares montados no telhado e no solo produzem de forma diferente, com base na sua latitude e no ângulo em que são instalados.

Para muitos proprietários, a instalação de painéis solares levará a um economia de dinheiro a longo prazo. O mesmo vale para as grandes instituições.

O estado de Michigan estimou que os painéis (localizados em cinco lotes) permitiriam economizar 10 milhões de dólares em 25 anos. A universidade obtém a eletricidade dos painéis através de um contrato, o que significa que não possui os painéis, mas concorda em comprá-la. Economiza obtendo energia por um preço menor do que de uma fonte alternativa.

“Um parque de estacionamento é cerca de 40% mais caro em comparação com um sistema de montagem no solo”, disse Tim Powers, pesquisador e associado da Inovateus Solar, a empresa que construiu o sistema no estado de Michigan. São necessárias estruturas mais altas e fortes para manter os painéis tão longe do solo, mão de obra extra e maiores custos de engenharia, indicou.

Os parques de estacionamento do Universidade de Michigan ganharam prémios nacionais e estaduais e respondem por 5% do consumo de energia no campus – um passo em direção às metas de sustentabilidade da universidade.

Pesquisas recentes sugerem que, enquanto 65% dos consumidores estão interessados em comprar produtos sustentáveis ou verdes, apenas 26% o faz.

A ameaça das mudanças climáticas exige a redução rápida das emissões de gases de efeito estufa. Embora muitos dos problemas exijam soluções sistémicas, as pessoas estão a adotar tecnologias verdes, como painéis solares em telhados e carros elétricos, num ritmo acelerado.

Além dos benefícios ecológicos, é provável que os painéis solares e os veículos elétricos economizem dinheiro ao longo do tempo. E é possível que lojas com grandes estacionamentos possam tirar vantagem económica de ambos.

Embora seja difícil dizer se alguém optaria por um mercado em detrimento de outro por causa da mensagem ambiental, o fariam se isso significasse estacionar longe do sol, neve ou chuva? Pearce acredita que as lojas podem atrair ainda mais clientes, oferecendo carregamento de veículos elétricos com desconto ou gratuito.

“Acredito que, se houver estacionamento gratuito” num parque “que pode carregar o seu veículo elétrico, passará um pouco mais de tempo na loja porque vai esperar que este seja carregado. Mesmo que compre apenas uma coisa, isso será um lucro líquido para a loja”, comentou o especialista.

Num futuro com carregamento elétrico gratuito, os consumidores poderiam voltar para casa com as compras e com mais carga no seu veículo. Contudo, embora um mundo em que as lojas carreguem os veículos elétricos dos clientes gratuitamente e ganhem mais dinheiro no processo pareça ótimo, ainda é hipotético.

Existem obstáculos a serem superados, especialmente na adaptação de um estacionamento existente com uma cobertura solar. Envolve o encerramento de partes do parque durante a construção, o que potencialmente torna a loja ou mercado uma escolha menos conveniente, pelo menos por um tempo.

De acordo com um estudo publicado na Nature, a energia solar em grande escala nos EUA está localizada fora das cidades – 51% está instalado em desertos, 33% em terras agrícolas e 2,5% em áreas urbanas.

O aumento do interesse pela sustentabilidade tornará os estacionamentos solares mais comuns no futuro?

“É difícil projetar”, disse Tyler Kanczuzewski, vice-presidente de sustentabilidade da Inovateus. Embora sejam mais comuns no sudoeste, a instalação de energia solar em estacionamentos não é muito comum no meio-oeste, onde a Inovateus faz a maior parte dos seus negócios.

Por capacidade solar, 95% das instalações da Inovateus são projetos utilitários montados no solo. Em número de projetos, 65% são montados no solo, 30% são telhados e cerca de 5% em parques de estacionamento.

“Eles não são uma opção muito comum”, disse Powers, acrescentando: mas “acho que são super sustentáveis. Ao invés de ocupar um novo terreno ou propriedade adicional, por que não ocupar um espaço existente e fazer energia solar?”, questionou ainda o responsável.

ZAP //

5 Comments

  1. Pois é, porque se ocupam tantos terrenos agrícolas com painéis e vê-se tão poucos em coberturas de grandes edifícios e parques de estacionamento? Parece-me que algo não está bem…

  2. Bem… eu devo andar muito atento ou o resto anda tudo muito distraído. Parques de estacionamento com painéis solares em Portugal é quase mato! Há por todo o lado. Podiam ser mais. Mas já são muitos. Um pequeno exemplo, o parque de estacionamento do Parque de Campismo de Albufeira. Mas há muito mais pelo país.

  3. IPO do Porto. O parque de estacionamento é coberto por painéis há cerca de 2 anos.
    Convém sairem da cama para escrever …

  4. Em Montalvo, concelho de Constância, na fábrica Tupperware – Indústria Lusitana De Artigos Domésticos, Lda, o parque de estacionamento já está coberto com painéis solares. Foi o primeiro que vi assim. Bora lá, o repto está lançado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.