“Esqueceu-se disto”. Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local.

O Parque Nacional Khao Yai, no nordeste da Tailândia, encontrou uma forma peculiar de lidar com o mau hábito dos visitantes de despejar o lixo no chão das suas instalações.

O Ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia, Varawut Silpa-archa, ordenou que os funcionários do parque empacotassem os resíduos em pacotes e os enviassem para os endereços registados pelos visitantes durante a sua estadia, de acordo com o jornal local Bangkok Herald.

De acordo com o ministro, no último fim de semana, os visitantes do parque deixaram uma grande quantidade de lixo e restos de comida espalhados pelo parque, que cobre mais de dois quilómetros quadrados, apesar de contar com caixotes de lixo.

Os turistas vão receber um pacote de lixo com uma pequena placa onde se lê: “Devolvemos os seus objetos esquecidos. Atenciosamente, Parque Nacional Khao Yai.”

O Ministro do Meio Ambiente, Varawut Silpa-archa, publicou no Facebook fotografias de lixo recolhido em pacotes de papel prontos para serem enviados. “O seu lixo – nós o enviaremos de volta para si”, avisa, lembrando às pessoas que atirar lixo num parque nacional é uma ofensa e punível com até cinco anos de prisão e multas pesadas.

Juntamente com garrafas de plástico vazias, latas e embalagens de batatas fritas, a caixa contém uma nota educada onde se lê: “Esqueceu-se destas coisas no Parque Nacional Khao Yai”.

Autoridades do parque afirmam que o lixo deixado para trás pode ser particularmente perigoso para os animais que tentam comê-lo.

Os nomes dos turistas que deixarem lixo no chão do parque serão notificados à Polícia local por violação da Lei de Parques Nacionais.

O Parque Nacional Khao Yai é o parque nacional mais antigo da Tailândia e conhecido pelas suas cascatas, animais e paisagens.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Cá (e no caso, em Campo de Ourique), há muitos esquecidos que deixam os dejetos dos cães na rua. Mas, quanto a fiscalização… nada!

RESPONDER

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …