“Esqueceu-se disto”. Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local.

O Parque Nacional Khao Yai, no nordeste da Tailândia, encontrou uma forma peculiar de lidar com o mau hábito dos visitantes de despejar o lixo no chão das suas instalações.

O Ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia, Varawut Silpa-archa, ordenou que os funcionários do parque empacotassem os resíduos em pacotes e os enviassem para os endereços registados pelos visitantes durante a sua estadia, de acordo com o jornal local Bangkok Herald.

De acordo com o ministro, no último fim de semana, os visitantes do parque deixaram uma grande quantidade de lixo e restos de comida espalhados pelo parque, que cobre mais de dois quilómetros quadrados, apesar de contar com caixotes de lixo.

Os turistas vão receber um pacote de lixo com uma pequena placa onde se lê: “Devolvemos os seus objetos esquecidos. Atenciosamente, Parque Nacional Khao Yai.”

O Ministro do Meio Ambiente, Varawut Silpa-archa, publicou no Facebook fotografias de lixo recolhido em pacotes de papel prontos para serem enviados. “O seu lixo – nós o enviaremos de volta para si”, avisa, lembrando às pessoas que atirar lixo num parque nacional é uma ofensa e punível com até cinco anos de prisão e multas pesadas.

Juntamente com garrafas de plástico vazias, latas e embalagens de batatas fritas, a caixa contém uma nota educada onde se lê: “Esqueceu-se destas coisas no Parque Nacional Khao Yai”.

Autoridades do parque afirmam que o lixo deixado para trás pode ser particularmente perigoso para os animais que tentam comê-lo.

Os nomes dos turistas que deixarem lixo no chão do parque serão notificados à Polícia local por violação da Lei de Parques Nacionais.

O Parque Nacional Khao Yai é o parque nacional mais antigo da Tailândia e conhecido pelas suas cascatas, animais e paisagens.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Cá (e no caso, em Campo de Ourique), há muitos esquecidos que deixam os dejetos dos cães na rua. Mas, quanto a fiscalização… nada!

RESPONDER

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …