O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira o orçamento da União Europeia para 2015, com 141,21 mil milhões de euros para pagamentos e 145,3 mil milhões de euros de dotações em autorizações.
O Parlamento aprovou o orçamento comunitário depois de ter chegado a acordo com o Conselho na semana passada, após meses de negociações.
O orçamento inclui mais 45 milhões de euros para o programa Horizonte 2020, pasta do comissário Carlos Moedas, e mais 16 milhões para o programa de intercâmbio de estudantes Erasmus+. A política externa terá também um aumento, de 32 milhões de euros.
Os eurodeputados aprovaram também o orçamento retificativo deste ano, com 4,25 mil milhões de euros adicionais para o pagamento de facturas já vencidas a empresas, autoridades locais e outros beneficiários dos fundos europeus.
Do total do orçamento da UE, 88% é gasto com os Estados-membros, 6% na política externa e 6% para fazer face a despesas da administração europeia.
O orçamento comunitário representa cerca de 1% da riqueza da União.
Os eurodeputados aprovaram ainda um relatório do eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes que mobiliza quase 80 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da UE para ajudar as populações afectadas pelas inundações na Sérvia, na Croácia e na Bulgária, em maio e junho deste ano. Este deputado fez parte da equipa do Parlamento Europeu que negociou o orçamento comunitário.
/Lusa